Mais de dois milhões de brasileiros têm inclinação para dependência alcoólica, diz FGV

Publicados


Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluiu que aproximadamente 2,3 milhões de pessoas no Brasil apresentam condições para dependência de álcool. Esse é o terceiro levantamento nacional sobre o uso de drogas no país. Os estudos apontaram ainda que mais da metade da população brasileira, entre 12 e 65 anos, já consumiram algum tipo de bebida alcoólica. Além disso, aproximadamente 46 milhões de brasileiros (30,1%), ouvidos pelos pesquisadores, disseram ter enxerido pelos menos uma dose de álcool nos últimos 30 dias, anteriores ao estudo. 

Para o levantamento, foram ouvidos cerca de 17 mil pessoas com idades entre 12 e 65 anos, em todo o Brasil. O período estudado compreendeu entre maio e outubro de 2015. Essa pesquisa já é apontada como um dos mais completos por sua abrangência geográfica. Os pesquisadores da FGV destacam que os resultados são representativos, pois incluíram até municípios de pequeno porte e de zonas de fronteira.

Leia Também:  Cauan, da dupla com Cleber, é levado para UTI de hospital onde está internado para se tratar da Covid-19, diz família

 

Violência

O consumo de álcool e a relação com as diferentes formas de violência também foi abordada na pesquisa. Para se ter ideia, cerca de 14% dos homens de 12 a 65 anos confessaram terem dirigido após consumir bebida alcoólica, nos 12 meses anteriores à entrevista. Já as mulheres, apenas 1,8% disseram ter feito tal prática de juntar álcool e direção. O envolvimento em acidentes de trânsito sob o efeito de álcool foi respondido por 0,7%.

Aproximadamente 4,4 milhões de pessoas alegaram ter entrado em discussão com alguém depois de ter consumido álcool nos 12 meses antes de participar da pesquisa. Deles, 2,9 milhões eram homens e 1,5 milhão, mulheres. Já os casos, informando que destruiu ou danificou algum pertence próprio sob efeito de álcool foi de 1,1% (homens) e 0,3% (mulheres).

Em relação a percepção do brasileiro quanto às drogas, a população vê mais risco ao uso do crack do que ao álcool. Esse percentual é de 44,5%. Para eles, a substância está atrelada ao maior número de mortes no país. Somente 26,7% indicaram o álcool como o primeiro fator nessa classificação.

Leia Também:  Em Heitoraí, centenas de peixes aparecem mortos no Rio Uru; Assista

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Vídeo de sexo de candidata de vereadora PT são vazados

A candidata Alissandra destacou que o incidente é um ataque direto à sua honra e imagem, especialmente doloroso durante o Agosto Lilás.

Publicados

em

Alissandra Matos (PT), candidata a vereadora em Serrinha na Bahia. Foto: Instagram

Alissandra Matos (PT), candidata a vereadora em Serrinha na Bahia, está enfrentando o vazamento de fotos e vídeos íntimos. Ela descreve esse ato como uma forma de violência de gênero.

Através de uma publicação em suas redes sociais na quinta-feira (29), a bacharel em Direito expressou sua indignação e seu compromisso em buscar justiça contra os responsáveis.

A candidata destacou que o incidente é um ataque direto à sua honra e imagem, especialmente doloroso durante o Agosto Lilás. “Infelizmente, não serei a última mulher a enfrentar tais consequências,” afirmou.

Alissandra revelou que já está tomando medidas legais contra os responsáveis pelo vazamento de suas imagens. Ela também criticou a sensação de impunidade na internet e garantiu que não permitirá que o crime contra sua privacidade passe sem resposta. “A intimidade, honra e imagem – tanto a minha quanto a de qualquer outra pessoa – não devem ser expostas a mentiras ou a qualquer tipo de exposição indevida,” concluiu.

Leia Também:  Ceres: Prefeitura realiza licitação para a execução das obras de reestruturação da ponte do Residencial Tropical

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA