Mauro Rubem pleiteia inclusão da Folia de Reis de São Francisco de Goiás no calendário oficial do Estado

Publicados

O deputado Mauro Rubem (PT) pleiteia, por meio do projeto de lei nº 931/25, incluir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás a Festa de Folia de Reis, realizada no município de São Francisco de Goiás, entre 25 de dezembro a 6 de janeiro.

Em sua justificativa, o parlamentar frisa que o evento representa um dos mais importantes símbolos da cultura popular e religiosa do Estado de Goiás. Trata-se, segundo Rubem, de “uma manifestação que remonta aos tempos coloniais e mantém vivas as tradições do catolicismo popular, influenciado pelas raízes ibéricas trazidas pelos colonizadores portugueses”.

Por se tratar de um patrimônio imaterial do Brasil, conforme reconhecimento de diversos Estados e municípios, dada sua relevância para a identidade cultural do povo brasileiro, o autor da iniciativa destaca que a inclusão da festividade no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás busca assegurar a preservação dessa prática centenária, fomentar o turismo religioso e cultural e reconhecer a importância histórica do evento para a comunidade local e para o Estado.

Leia Também:  Caiado propõe indexação da dívida dos estados a IPCA mais 1%

“O evento envolve grupos de foliões que percorrem as comunidades do município de São Francisco de Goiás, levando bênçãos e cantorias às casas e famílias devotas”, pontua o deputado, ao ressaltar a importância religiosa da Folia de Reis à sociedade. “A festa tem um significado religioso profundo, pois expressa a devoção popular e o sentimento de fé da comunidade”, frisa.

O parlamentar também destaca o papel fundamental da festividade na coesão social e na transmissão de saberes tradicionais entre gerações, bem como sua contribuição para o turismo cultural e a economia local, além da preservação e valorização da cultura popular. “A Festa de Folia de Reis do Município de São Francisco de Goiás é mais do que um evento religioso: trata-se de um símbolo da resistência cultural e da identidade do povo goiano”, justifica.

“A inclusão dessa festividade no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás representa um importante passo para garantir a preservação e a valorização desse patrimônio imaterial, além de fomentar o turismo religioso e cultural e incentivar o crescimento econômico do município”, conclui o parlamentar.

Leia Também:  “Minha visão não é direita, nem esquerda. Meu foco é na comunidade surda”, diz Michelle Bolsonaro em Anápolis

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Encerramento das Atividades

Publicados

em

A Agência Assembleia de Notícias divulga, em tempo real, as atividades institucionais da Assembleia Legislativa, as reuniões, votações e audiências públicas, incluídas ações das Comissões Permanentes, Especiais e do Plenário.

O trabalho da Agência Assembleia é focado no abastecimento dos veículos de comunicação da Capital e do interior, de forma isenta e apartidária, oferecendo aos profissionais de rádio, TV e jornal a síntese dos fatos, com abordagens diretas e sem interpretações.

Notícias em tempo real

Os assuntos do dia, com a síntese veiculada em tempo real.

Destaque

Espaço privilegiado na tela de abertura do portal, evidenciado assunto de relevância.

Outros destaques

Apresentam assuntos importantes do dia a dia no Parlamento.

Programação Cultural

Ações da Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, elo entre o Legislativo e os setores cultural e educacional, e outros segmentos sociais.

O Poder Legislativo e Você

Espaço aberto para as opiniões e sugestões da comunidade sobre o Parlamento e iniciativas da Casa.

Agenda

O que acontece no dia a dia das Comissões Técnicas, do Plenário e as atividades externas dos parlamentares e representantes da Casa.

Leia Também:  TBC transmite 2 jogos da 6ª rodada, com exclusividade : Inhumas e Atlético, no sábado, e o clássico Vila e Goiás, no domingo

Este site é de responsabilidade da Diretoria de Comunicação, por meio da Agência Assembleia de Notícias.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA