Três cursos de Medicina em Goiás foram punidos pelo Ministério da Educação (MEC) com restrição ao ingresso de novos alunos após serem apontados como unidades com baixo desempenho no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
As instituições, localizadas em Aparecida de Goiânia, Goiatuba e Itumbiara, passam a enfrentar limitações de vagas, proibição de novos contratos pelo Fies e restrições a programas federais de acesso ao ensino superior.
O Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), em Aparecida de Goiânia, é alvo da penalidade mais severa: a proibição total de novos alunos no curso de Medicina. A decisão se deve à nota 1 no Ename e ao percentual inferior a 30% de concluintes com desempenho considerado adequado no exame.
Já o Centro Universitário de Goiatuba (Unicerrado) e a Faculdade Zarns, em Itumbiara, terão as vagas de ingresso reduzidas em 50%, mantendo apenas os estudantes já matriculados.
As punições reforçam o sistema de monitoramento do MEC sobre cursos de Medicina no país, que, em 2026, resultou em restrições de vagas ou suspensão total de novos ingressos em ao menos 53 instituições. Em Goiás, as medidas devem alterar o fluxo de candidatos nos próximos vestibulares e chamadas regulares, com impacto direto na oferta de vagas em Medicina no Estado nos próximos anos.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192











































