MEsp e governo do Maranhão firmam parceria para retomada de obras no Complexo do Canhoteiro

Publicados

Ministério do Esporte e Governo do Maranhão firmam parceria para retomada de obras no Complexo do Canhoteiro

A retomada dos trabalhos de infraestrutura no local é aguardada há 10 anos

O ministro do Esporte, André Fufuca, esteve nesta quinta-feira (6/2) no Centro Aquático do Complexo Esportivo do Canhoteiro, em São Luís, para fazer uma visita técnica e assinar termo de retomada de obras no local. A reforma e a ampliação do espaço integram parceria entre a pasta e o governo do Maranhão, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer estadual. Há 10 anos a população espera pela retomada dos trabalhos de infraestrutura.

O equipamento é a única piscina olímpica pública do Maranhão. “Graças a essa parceria entre o Governo Federal e o governo do estado, e a uma exigência do governo Lula, para que todas as obras paradas sejam entregues à população, viemos aqui fazer essa parceria, de R$ 17 milhões, para entregar um parque aquático de qualidade, para que possamos trazer grandes competições nacionais e internacionais para o estado”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.

Leia Também:  Botafogo conquista Taça Rio com vitória sobre Boavista e garante vaga na Copa do Brasil

“São duas piscinas no complexo aquático. Vamos revitalizá-lo, para permitir que o jovem possa praticar esporte, fazer olimpíada, tanto estadual, como nacional e internacional. É uma piscina olímpica, de padrão internacional. É mais um esporte que estamos resgatando, e dando oportunidade aos jovens e à descoberta de novos talentos, para que a gente possa fortalecer o esporte aquático”, disse o governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Também participou da cerimônia de assinatura o secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro, que enfatizou a importância das obras de infraestrutura esportiva para a promoção do setor no país. “A construção e a ampliação de equipamentos são a base de todo o processo de desenvolvimento do esporte no Brasil, alcançando desde a base até os atletas de excelência.”

Foto: Rodrigo Ribeiro/Governo do Maranhão
Foto: Rodrigo Ribeiro/Governo do Maranhão

“Felizmente, depois de tantos anos, a gente vai ter de volta esse equipamento esportivo que dá um suporte magnífico para nossos esportes aquáticos. A natação, que é um esporte muito vencedor, agradece, e todo mundo agradece”, comemorou o presidente da Federação Maranhão de Desportos Aquáticos, Alexandre Nina.

Leia Também:  Athletico Paranaense estreia com goleada na Sul-Americana

Complexo Esportivo do Canhoteiro

O Centro Aquático do Complexo Esportivo do Canhoteiro será completamente revitalizado, devolvendo aos atletas maranhenses da natação a única piscina olímpica pública do estado.

O prazo de execução da obra é de 12 meses, e os serviços a serem realizados incluem: terraplanagem, fundações, superestrutura, escoramento, obras civis, gesso, vidros e espelhos, ar-condicionado, impermeabilização, cadeiras e serviços complementares.

Também está prevista a execução de piscina de salto e piscina olímpica para competição; sistema de filtração e drenagem das piscinas de salto e olímpica; arquibancada, com degraus uniformes; estrutura metálica para a cobertura das arquibancadas; e a implantação de rede de instalação elétrica e refletores no parque; instalação hidrossanitária dos vestiários, banheiros e esquadrias; entre outras.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Ministro do Esporte discute parceria com comitiva do Senegal para realizar Jogos da Juventude

Publicados

em

O ministro do Esporte, André Fufuca, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (05) o prefeito da Comunidade de Yeumbeul, em Dakar, no Senegal, Modou Baara Gaye, que se encontra em visita oficial ao Brasil. No encontro, o prefeito manifestou o desejo de estabelecer parceria com o MEsp, como também pediu o apoio para realizar os Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) em Dakar, Senegal.

Em 2026 o Senegal acolherá os Jogos Olímpicos, evento que acontecerá entre os dias 31 de outubro a 13 de novembro. Os jogos são um evento esportivo de elite para jovens de todo o mundo, que incluirá atividades educacionais, e pela primeira vez acontece no continente africano.

“Já temos cooperação com países, como Dubai, Katar e Estados Unidos, queremos firmar também com vocês. Com diálogo aberto e franco vamos ver o que pode ser feito para ajudá-los. Acredito que esse é o caminho, dialogar para buscarmos alternativas e consolidarmos essa parceria”, afirmou o ministro Fufuca.

Leia Também:  Brasil vence Suíça com golaço de Casemiro e se garante nas oitavas de final da Copa do Mundo

A comitiva senegalesa também quer apoio para levar e desenvolver a experiência brasileira do futebol feminino ao país africano, como também quer inserir outras modalidades esportivas já desenvolvidas aqui no Brasil na cultura esportiva do Senegal.

Os jogos contarão com 244 eventos em 35 modalidades esportivas, incluindo breakdance, skate, escalada, surfe, caratê, e baisebol e wushu, como modalidades opcionais.

Participaram também do encontro o deputado federal João Leão (BA), o assessor especial e consultor de negócios Sr. Mamadou Ly, o diretor presidente do África900 Centro de Referência Política, Sr. Samuel Azevedo, e o apresentador e embaixador do Kick Boxing no Brasil Sr. Joca Soares.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA