Com início previsto para setembro de 2026, o programa Mulheres Mil oferta mais de 330 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional no estado do Acre. As oportunidades são voltadas à educação profissional e tecnológica (EPT) e visam promover a inclusão produtiva e a autonomia das mulheres na região.
No estado, as vagas estão distribuídas em cursos de formação inicial e continuada (FIC), todos na modalidade presencial, ofertados pelo Instituto Federal do Acre (IFAC) e pelo Instituto de Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacir (IEPTEC):
- Agente De Alimentação Escolar (carga horária de 200 horas): ofertado pelo IFAC em Sena Madureira (30 vagas).
- Agricultor Familiar (carga horária de 240 horas): ofertado pelo IFAC em Rio Branco (60 vagas).
- Assistente De Recursos Humanos (carga horária de 160 horas): ofertado pelo IEPTEC (Dom Moacir) em Rio Branco (20 vagas).
- Assistente Escolar (carga horária de 200 horas): ofertado pelo IFAC em Sena Madureira (30 vagas).
- Auxiliar De Cozinha (carga horária de 260 horas): ofertado pelo IFAC nos municípios de Rio Branco (26 vagas) e Xapuri (30 vagas).
- Copeiro (carga horária de 200 horas): ofertado pelo IFAC em Rio Branco (26 vagas).
- Cuidador Infantil (carga horária de 200 horas): ofertado pelo IFAC em Cruzeiro do Sul (60 vagas).
- Introdução À Interpretação Em Língua Brasileira De Sinais (Libras) (carga horária de 200 horas): ofertado pelo IFAC em Rio Branco (30 vagas).
- Maquiador (carga horária de 160 horas): ofertado pelo IEPTEC (Dom Moacir) em Rio Branco (20 vagas).
Como se inscrever – Para conferir o detalhamento das oportunidades, os requisitos de participação e o processo seletivo, as candidatas devem acessar o Painel de Oportunidades do Pronatec e selecionar o filtro “Mulheres Mil”. Em seguida, precisam escolher o estado e o mês “Setembro”. As inscrições e a consulta aos editais de ingresso também podem ser realizadas diretamente junto às instituições de ensino ou em seus respectivos canais oficiais.
Mulheres Mil – O programa Mulheres Mil atende mulheres maiores de 16 anos em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência, com baixa ou nenhuma escolaridade e é fomentado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
Fonte: Ministério da Educação











































