Uma ideia muito cruel e destrutiva, inculcada nas mentes dos cristãos ao longo dos séculos, é o sentimento de culpa. Ele tem sido também um poderoso instrumento de domínio nas mãos dos chamados “representantes da divindade”.
A Bíblia, em Gênesis, por meio de seus simbolismos, fala de Adão e Eva que, ao comerem do fruto da “árvore da ciência do bem e do mal”, teriam sido expulsos do Paraíso e condenados ao trabalho penoso, às dores do parto e à transmissão dessa culpa a seus descendentes.
Esse simbolismo, porém, só hoje pode ser compreendido. Conforme explica o Espírito André Luiz, no livro Evolução em Dois Mundos, psicografado por Francisco Cândido Xavier, ele representa a transição dos “princípios espirituais” do reino animal para o reino humano, quando atingiram o ápice de seus processos evolutivos.
O “fruto da árvore da ciência do bem e do mal” simboliza o ganho do conhecimento, com todas as possibilidades de crescimento e evolução. André Luiz esclarece que o animal possui inteligência, mas não raciocina, pois seu pensamento é fragmentário; que determinados grupos de “princípios espirituais”, ao final de sua evolução no reino animal, passaram por transformações que lhes permitiram o pensamento contínuo e o raciocínio, ainda embrionário, ingressando assim no reino humano e evoluindo ao longo dos milênios e das reencarnações.
A interpretação literal dessa passagem gerou a ideia do “pecado original”, cuja culpa teria de ser carregada pelos descendentes de Adão e Eva. Esse suposto pecado, que não foi transgressão às leis divinas, mas parte natural da evolução, transformou-se em instrumento de domínio religioso, baseado no medo e na promessa de perdão e salvação.
Vivemos, porém, o início de um novo ciclo da Terra, no qual o domínio tende a ser substituído pela cooperação, a culpa pela responsabilidade e o medo pela liberdade.
Assim, libertando-nos dessas crenças primitivas, percebemos o absurdo da ideia de herdarmos a culpa de um “primeiro casal”, bem como a de um Deus com todas as idiossincrasias próprias do ser humano, além de outras como Céu e Inferno, perdão dos pecados, entre tantas.
Jesus veio atualizar o Antigo Testamento ao afirmar:
“Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.”
“Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mateus 22:37–40)
Essa vivência do amor, no entanto, não prosperou, por ser muito difícil. Os discípulos e os primeiros cristãos conseguiram, pois viviam ainda na aura formada pelos anos de convívio com o Mestre.
Com a institucionalização do Cristianismo pelo Império Romano, porém, a figura de Jesus foi reinterpretada pela doutrina da Trindade, suprimindo o aspecto do Amor Compassivo, do acolhimento e da ternura, afetando o processo evolutivo dos cristãos.
Na despedida dos discípulos, Jesus afirmou:
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)
Libertar de quê? De crenças irreais e, sobretudo, de uma das maiores prisões da alma: o sentimento de culpa.
Essa libertação torna-se possível hoje, com os conhecimentos sobre as leis divinas, incluindo a reencarnação e a lei de causa e efeito, trazidos pela codificação do Espiritismo no século XIX e corroborados por milhares de pesquisas científicas.
Não somos, portanto, culpados. Somos responsáveis por nossos atos.
Não há um Inferno a temer, pois a reencarnação nos oferece sempre novas oportunidades de nos redimirmos das nossas transgressões às leis divinas, liberando nossa consciência.
Informações, esclarecimentos e pesquisas científicas sobre esses e outros temas estão no livro O que Acontece Depois da Vida, disponível gratuitamente em formato digital no site umtoquedeesperanca.com, na página Livros.
Saara Nousiainen
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192















































