vacina covid-19

Nova remessa com 161,2 mil doses de vacina contra a covid-19 chegou na manhã desta quinta-feira, em Goiânia

A nova remessa é formada por 158 mil doses do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 3,2 mil da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan

Publicados

Na manhã desta quinta-feira (29/04), no Aeroporto Internacional de Goiânia, mais 161,2 mil vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. A nova remessa, de número 15, é formada por 158 mil doses do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 3,2 mil da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan. A nova remessa foi recebida pelo Governador Ronaldo Caiado.

Todas as unidades da AstraZeneca serão utilizadas para aplicação da primeira dose. As do lote de CoronaVac serão metade para primeira dose e a outra para reforço. afirmou Caiado em coletiva de imprensa. “Esperamos, com esta remessa, atingir 100% dos cidadãos com 60 anos de idade”, projetou.

“Pretendemos ampliar as vacinações em Goiás. Estamos agora, com este lote, com mais de 1,750 milhão doses já entregues e aplicadas em Goiás”, destacou Caiado. “A partir daí, vamos englobar pacientes com comorbidades, também por faixa etária, e lógico, com algumas patologias identificáveis, tais como Síndrome de Down, autismo e grávidas com comorbidades”, exemplificou o governador.

Leia Também:  Caiado defende policiais de Goiás após declaração do Governador do DF

Também será possível avançar na vacinação das equipes da segurança pública e salvamento, das forças armadas e dos trabalhadores da saúde. De acordo com Caiado, a decisão quanto a qual grupo receberá estes imunizantes ficará a cargo da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).

Imediatamente após conferência da quantidade do novo lote enviado pelo Ministério da Saúde, ainda na quinta-feira (29/04), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) inicia a distribuição das vacinas a todas as 18 Regionais de Saúde, inclusive as mais distantes, em Posse e em Campos Belos. Em seguida os imunizantes serão repassados às prefeituras dos 246 municípios goianos, responsáveis pela execução da campanha em seus territórios, por meio de suas Secretarias Municipais de Saúde.

Caiado também informou que Goiás deve receber, na próxima segunda-feira (3/05), 17 mil doses provenientes do primeiro lote de vacinas da Pfizer, que chegam hoje ao Brasil. No total, 1 milhão de doses serão transportadas em voo com aterrissagem prevista para às 19h, no Aeroporto de Viracopos. As vacinas serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal. Conforme orientação do Ministério da Saúde, serão priorizadas as capitais, devido às condições de armazenamento da vacina, que demanda baixas temperaturas.

Leia Também:  Caiado ressalta parceria entre Poderes durante instalação de órgãos do sistema de Justiça, na cidade de Goiás

 

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Mais de 670 armas de fogo são apreendidas por órgãos federais no estado de Goiás em 16 meses

Considerando somente 2023, foram 581 apreensões no estado goiano, aumento de 89,25% em relação a 2022. Em todo o país, 13.340 armas foram apreendidas por PF, PRF e Senasp entre janeiro de 2023 e abril de 2024.

Publicados

em

Mais de 670 armas de fogo são apreendidas por órgãos federais no estado de Goiás em 16 meses. Foto: PF

Goiás é uma das Unidades da Federação em que os órgãos federais de segurança pública apreenderam mais armas de fogo ilegais desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De janeiro do ano passado a abril de 2024, 90 itens foram retirados de circulação no estado goiano pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Considerando somente 2023, foram 581 apreensões em Goiás, um aumento de 89,25% em relação a 2022, quando 307 armas foram retiradas de circulação pelas forças federais. Os dados estão disponíveis no ComunicaBR, plataforma de transparência ativa do Governo Federal.

Em todo o país, 13.340 armas de fogo foram apreendidas por PF, PRF e SENASP entre janeiro de 2023 e abril de 2024. Somente no ano passado, foram 10.935 apreensões, um incremento de 28% em relação a 2022 (8.466). E, nos quatro primeiros meses deste ano, mais 2.405.

Leia Também:  Detran-GO alerta sobre cuidados com veículo e documentação nas férias

O diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp (DIOP/SENASP), Rodney Silva, explica que os números registrados em 2023 e 2024 decorrem do aumento da fiscalização e das ações operacionais da PF, da PRF e das polícias militares e civis dos estados.

“O foco tem sido a prevenção das ocorrências de crimes mais graves, como mortes violentas intencionais, crimes passionais e o crime organizado, que se aproveita desse comércio ilegal de armas e, consequentemente, fortalece o tráfico de drogas, o tráfico de armas propriamente dito, tomadas de cidade e outros crimes violentos”, afirma Silva.

Ações como o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC), que conta com aporte federal de R$ 900 milhões até 2026, e expansão dos Grupos de Investigações Sensíveis (GISE) e das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO), ligados à Polícia Federal, impactaram diretamente os números de apreensões de armas de fogo no Brasil.

Os GISE foram expandidos em 2023 e passaram a operar em 21 estados. As FICCO estão em todo o país. O Ministério da Justiça e Segurança Pública destinou R$ 85 milhões para o funcionamento das unidades, especialmente para pagamento de diárias, aquisição de viaturas, materiais de apoio e equipamentos tecnológicos e de inteligência.

Leia Também:  Homem morre afogado ao tentar atravessar o lago do Parque João Brás, em Goiânia.

“O desafio da segurança pública no combate ao uso ilegal de arma de fogo perpassa pelo fortalecimento da atividade de inteligência de segurança pública, a integração das forças de segurança e também a participação da sociedade na construção coletiva de soluções alternativas em busca do entendimento sobre a resolução de conflitos”, finaliza Silva.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA