Parasitoses Intestinais são tema de colóquio inédito realizado pelo Ministério da Saúde
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2025/02/2108546b5b529cea65f77b2ba53ccd67.jpeg)
Em janeiro, o Ministério da Saúde realizou, de forma inédita, o colóquio sobre parasitoses intestinais, infecções causadas por parasitas que se instalam no intestino, como vermes e protozoários. O encontro oportunizou a integração entre a academia e o serviço, reunindo 55 participantes, sendo eles profissionais de saúde municipais, estaduais e federais, pesquisadores de universidades federais e estaduais e pesquisadores de diferentes unidades da Fundação Oswaldo Cruz, Instituto nacional de infectologia Evandro Chagas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), do Programa Saúde na Escola (PSE), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS) e Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).
Segundo dados do último Inquérito Nacional de Prevalência da Esquistossomose mansoni e Geo-helmintíases (Inpeg) – realizado no período de 2010 a 2015 – foram examinados 197.564 escolares e diagnosticados 5.192 casos de ancilostomíases (2,73%), 11.531 de ascaríase (6,00%) e 10.654 (5,41%) de tricuríase. As maiores prevalências encontradas foram nas regiões Norte e Nordeste.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica essas infecções como doenças negligenciadas, acometendo populações com vulnerabilidade social que residem principalmente em áreas com déficit em saneamento básico e provimento de água. Para a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis (DEDT), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Alda Cruz, “as doenças não são negligenciadas, as pessoas que são negligenciadas. E, nós do Ministério da Saúde, estamos intensificando as ações de vigilância para reduzir o impacto dessas doenças na população”.
De 2020 a 2024, foram registrados mais de 9 mil casos de parasitoses institucionais na população indígena, segundo o Sistema de Informações da Atenção à Saúde Indígena. A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e a SVSA realizaram exames parasitológicos, a administração de antiparasitários e a suplementação de fórmula para crianças com desnutrição moderada como forma de combater e controlar as parasitoses intestinais nas comunidades indígenas do Polo Base Auaris, no DSEI Yanomami.
Para a assessora técnica do Departamento de Atenção à saúde Indígena (DAPSI), Vanessa Quaresma, essas medidas visam, garantir tratamento para redução da carga parasitária da população indígena, propiciando uma melhor absorção da suplementação ofertada. “Além do impacto positivo significativo na saúde da população indígena, com a melhoria nutricional e o fortalecimento do sistema imunológico das crianças em situação de vulnerabilidade”, destaca.
Programa Brasil Saudável
Em 2024, o Governo Federal lançou o programa Brasil Saudável, que tem o objetivo de eliminar as doenças determinadas socialmente até 2030. As geo-helmintíases fazem parte do programa, com meta de redução de carga parasitária na população escolar.
As geo-helmintíases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem as pessoas e são causadas pelos parasitos Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e pelos ancilostomídeos: Ancylostoma duodenale e Necator americanus.
João Vitor Moura
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
![JORNAL DO VALE](https://jornaldovale.com/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2021/06/neguinho_750.jpg)
SAÚDE
Novos gestores municipais recebem orientações sobre serviços do SUS
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2025/02/5d8793d6b32fee89db17ee7bcba34336.jpeg)
Gestoras e gestores municipais terão, nesta semana, a oportunidade de ampliar parcerias e acessar ferramentas de investimentos do governo federal durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP). O evento acontece em Brasília, de 11 a 13 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A solenidade de abertura, nesta terça (11), a partir de 9h, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e de titulares de outras pastas.
“Esta é uma oportunidade de darmos o devido auxílio às novas prefeitas e aos novos prefeitos para a captação de recursos federais para investimentos na saúde e fortalecer o diálogo federativo”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Os ambientes do Ministério da Saúde no ENPP contarão com diversos espaços de debate e assistência aos novos gestores. Nesta terça (11), dia de abertura dos trabalhos, o secretário-executivo do Ministério, Swedenberger Barbosa, conduz o painel Mais Saúde para o Seu Município.
Na quarta-feira (12), está previsto painel com vários ministros sobre o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No mesmo dia, o Ministério da Saúde promove oficinas com temas como políticas de atenção especializada para os municípios; investimentos na Saúde da Família; controle da dengue e transformação digital no SUS. A agenda prevista é toda trabalhada em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Na quinta-feira (13), terceiro dia de atividades, está prevista uma conferência interministerial envolvendo as áreas de saúde e educação, além de palestras sobre a Política Nacional Integrada para Primeira Infância e diálogo interfederativo – com especial atenção ao Rio Grande do Sul, estado atingido por enchentes em 2024.
Espaço Prefeitar
Durante o evento, as gestoras e os gestores terão a oportunidade de visitar o Espaço Prefeitar. Esta é a área interna e imersiva que simula situações reais da governança municipal.
O Ministério da Saúde também vai oferecer animações sobre o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). A proposta é oferecer aos prefeitos uma experiência semelhante a que a população terá ao acessar o programa, bem como informar o passo a passo para adesão.
Uma ambulância do Samu 192 e uma Unidade Móvel Odontológica também estarão à disposição das prefeitas, prefeitos e demais gestores para visitação. As viaturas estarão abertas no estacionamento do Centro de Convenções.
Estande institucional
Os gestores terão à disposição mesas para atendimento técnico de todas as secretarias do Ministério da Saúde, incluindo Assessoria Parlamentar, Fundo Nacional de Saúde (FNS) – órgão gestor de recursos financeiros do Ministério – além da Ouvidoria.
Serviço
Abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas
Data: terça-feira, 11 de fevereiro
Horário: a partir das 9h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília – DF
Nathan Victor
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
- VALE DO SÃO PATRÍCIO7 dias atrás
Usinas CRV Industrial e Rubi S.A. abrem inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
- NOTA DE FALECIMENTO6 dias atrás
Falece Lucilene Souza Rodrigues, esposa do ex-vereador e radialista Edson Rodrigues
- BRASIL6 dias atrás
No DF, jovem sem filhos é preso por não pagar pensão alimentícia
- Acidente2 dias atrás
Morador de Rialma morre em acidente entre utilitário e caminhão na BR-153, em Rialma; Assista
- ESTADO4 dias atrás
Governo abre inscrições do Aluguel Social em cinco novos municípios; Carmo do Rio Verde está na lista
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Servidores suspeitos de envolvimento sexual com detentas da CPP encontravam as mulheres no posto de saúde da prisão
- JUDICIÁRIO5 dias atrás
Homem recebe R$ 131 milhões por engano e devolve; Agora ele busca R$ 13 milhões na Justiça
- Acidente4 dias atrás
Avião cai em avenida na cidade de São Paulo