PC cumpre mandados contra digital influencer por venda irregular de medicamentos

Publicados

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Goiânia (1ª DRP) cumpriu nesta terça-feira (4) mandados de busca e apreensão no âmbito de investigação que apura a prática do crime previsto no Artigo 273, § 1º-B, do Código Penal, de comercialização irregular de medicamentos para emagrecimento. 

A investigada, que atua como digital influencer nas redes sociais, utilizava as plataformas para divulgar e promover a venda dos medicamentos de forma recorrente e sem a autorização legal.

Digital influencer

As diligências foram realizadas em um condomínio de alto padrão da capital, bem como no escritório vinculado à investigada. Nos locais, foram apreendidos invólucros vazios de medicamentos, agulhas, dispositivos eletrônicos e outros materiais de interesse para a investigação.

Durante o interrogatório, a investigada admitiu a aquisição dos medicamentos tanto para uso próprio quanto para revenda a conhecidos. As investigações prosseguem com o objetivo de obter novos elementos de informação e esclarecer a extensão da conduta criminosa.

Leia Também:  Agetop determina a restrição de veículos em 11 rodovias estaduais durante o feriado prolongado

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Dia Mundial do Câncer: Goiás amplia a rede oncológica

Publicados

em

Dia Mundial do Câncer – O combate ao câncer é um dos principais desafios da saúde global. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022 foram estimados 20 milhões de novos casos de câncer no mundo, período que ocorreram aproximadamente 9,7 milhões de mortes por diversos tipos de tumores.

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença, nesta terça-feira (04/02), é realizado o Dia Mundial do Câncer.

Dia Mundial do Câncer: enfrentamento da doença em Goiás

Em Goiás, o enfrentamento à doença é uma das prioridades da atual gestão do governo estadual, que, nos últimos anos, tem ampliado significativamente o atendimento aos casos da doença.

O Estado investe anualmente R$ 35 milhões no tratamento do câncer e realizou, entre 2018 e 2024, mais de 31 mil cirurgias na área oncológica, além da marca expressiva de mais de um 1,2 milhão de consultas, exames e tratamentos realizados aos pacientes goianos diagnosticados com câncer.

Um dos principais marcos foi a inauguração do centro de oncologia do . A primeira unidade da rede de saúde estadual destinada ao tratamento da doença foi também a primeira habilitada pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

A unidade conta com 21 leitos de internação clínica, 15 leitos cirúrgicos, ambulatórios de última geração e uma equipe altamente especializada em tratamentos clínicos e cirúrgicos oncológicos. Em apenas dois anos e meio, o serviço de oncologia do hospital realizou 21.679 consultas, 7.338 sessões de quimioterapia e 1.711 cirurgias oncológicas.

Centro de Oncologia do HCN oferece atendimento integral e humanizado à população (Foto: Cristiano Martins e Iron Braz)

O Estado também dispõe de 20 leitos de internação adulto oncológica e 15 poltronas para as sessões de quimioterapia no Hospital Estadual de Itumbiara. A Saúde Estadual ainda contratualiza os serviços de Oncologia no Hospital Padre Thiago da Providência de Deus, em Jataí e do Hospital do Câncer de Rio Verde.

“Isso possibilita acesso próximo a população da região, que não precisa se deslocar horas para realizar os procedimentos quimioterápicos”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos.

Cora

A proposta do Governo de Goiás de uma ampla rede hospitalar oncológica ganhará ainda mais força com o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que vai funcionar como unidade de referência, com atendimento clínico e cirúrgico, quimioterapia, radioterapia e UTI especializada. Haverá unidade de tratamento oncológico para crianças e também para adultos.

“Será a maior estrutura de tratamento de câncer de crianças instalado em Goiânia. Será uma obra relevante, já que nós sabemos que mais de 14 mil crianças morrem no Brasil sem serem diagnosticadas ou tratadas”, pontua o secretário.

A expectativa é que a unidade comece a funcionar no primeiro semestre de 2025.

Leia Também:  Talles Barreto instala CPI para investigar faculdades irregulares em Goiás

O Cora, que já tem mais de 80% das obras concluídas, seguirá o modelo construtivo e arquitetônico de um dos maiores centros de atendimento a pacientes com câncer no Brasil: o Hospital de Amor, em Barretos (SP). O hospital está sendo construído em uma área de 136,4 mil metros quadrados, no terreno próximo à Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e à BR-153. A unidade terá 148 leitos totais quando estiver em pleno funcionamento. Atualmente, Goiás realiza cerca de 4.500 cirurgias oncológicas por ano. Com a inauguração do Cora essa capacidade será ampliada para até 7.200 cirurgias anuais.

Goiás Todo Rosa

Lançado pelo Governo do Estado em outubro de 2023, o programa Goiás todo Rosa é resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o Centro de Genética Humana da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Coordenação de Mastologia do Hospital das Clínicas. Goiás se tornou o primeiro Estado do país a oferecer, pelo Sistema Único de Saúde, o teste genético de sequenciamento dos genes BRAC 1 e 2 ligados ao câncer de mama hereditário.

Leia Também:  Em Teresina de Goiás, governador Ronaldo Caiado fala sobre as chuvas: “situação jamais vista”

Atualmente, 50 pacientes com histórico familiar da doença estão no programa, que visa ainda a melhoria do diagnóstico precoce e da jornada da paciente dentro da linha de cuidado em oncologia no SUS.

Números

No Brasil, para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima a ocorrência de 704 mil novos casos de câncer por ano no país. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), em 2023 o Estado de Goiás registrou mais de 15 mil novos casos de câncer e 7,6 mil óbitos pela doença.

No ano passado, foram 8.211 novos casos e 7,3 mil mortes verificadas. Entre as mulheres, o câncer de mama continua sendo o mais recorrente, enquanto entre os homens, o de maior incidência é o câncer de próstata.

Goiás amplia serviços e leitos oncológicos

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA