“Pensar Agro” debate projeto de inteligência artificial para controle de ervas daninhas

Publicados

No podcast “Pensar Agro” desta semana, Isan Rezende entrevista duas autoridades no campo da agricultura: o professor Edilson de Souza Bias, da Universidade de Brasília, e Omar Roberto da Silva, engenheiro agrônomo e chefe da Regional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no município de Sorriso/MT.

O tema central da conversa é um inovador projeto de inteligência artificial em desenvolvimento, financiado pelo Governo do Distrito Federal, destinado ao controle e prevenção da erva daninha Amaranthus Palmari, vulgarmente conhecida como caruru.

Durante a entrevista, Edilson destaca que a plataforma de inteligência artificial, assim que estiver pronta, será de uso livre para os produtores rurais. O agricultor poderá fazer o levantamento da área de plantio utilizando filmagens por meio de drones. 

Já Omar ressalta a importância desse projeto para o agronegócio, dado o impacto negativo da Amaranthus Palmari em algumas áreas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde causa sérios prejuízos às lavouras de soja e algodão. 

Leia Também:  Lideranças do agronegócio apoiam iniciativa de Mato Grosso e criticam imposições europeias

O episódio do podcast “Pensar Agro” está disponível no link a seguir:

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Mato Grosso terá uma nova unidade de pesquisa e inovação

Publicados

em

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos,  lançaram nesta segunda-feira (21.10), a pedra fundamental da nova Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi), que será construída na “Baixada Cuiabana”, em Nossa Senhora do Livramento, na região metropolitana de Cuiabá, capital mato-grossense.

A Umipi será instalada em uma área que antes abrigava a estação de pesquisa em piscicultura da Empaer. Durante a cerimônia, o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro destacou o papel transformador da Embrapa na agricultura tropical ao longo das últimas cinco décadas e expressou a expectativa de que a nova unidade impulsione o desenvolvimento local e melhore a qualidade de vida da população.

Silvia Massruha, presidente da Embrapa, complementou que a Umipi estará integrada à Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), com o intuito de criar um espaço que facilite a troca de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a agricultura familiar, fruticultura, piscicultura e sistemas agroflorestais na Baixada Cuiabana.

Leia Também:  Agropecuária brasileira desafia crises e registra crescimento recorde em 2023

A nova unidade atenderá 11 municípios da região, com foco em diversas cadeias produtivas, como fruticultura, olericultura, mandiocultura e piscicultura, além de integrar práticas de sistemas agroflorestais (SAF) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). A nova Umipi também se dedicará à valorização da produção local, promovendo certificações e selos de indicação geográfica que podem beneficiar os agricultores da área.

SAIBA MAIS – As Unidades Mistas de Pesquisa e Inovação (Umipi) são um modelo colaborativo que reúne diferentes instituições para potencializar competências e compartilhar recursos, visando resultados em pesquisa agropecuária que seriam inviáveis isoladamente. Essas unidades permitem o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores da Embrapa e de outras instituições, seja nas instalações da Embrapa ou nas de seus parceiros.

Esse modelo não apenas amplia a capacidade de desenvolvimento de novas tecnologias, mas também fortalece parcerias de longo prazo dentro do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). Exemplo disso são as diversas Umipis existentes no Brasil, como a UMiP GenClima, que foca em soluções para mudanças climáticas; a UMIPTT no Sudoeste do Paraná, que visa beneficiar a agricultura familiar; e a UMIPTT Cinturão Citrícola, dedicada ao manejo de doenças na produção de citros. Essas iniciativas têm o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social das regiões atendidas, impulsionando a inovação e a competitividade no setor agropecuário.

Leia Também:  Brasil chega à elite sanitária mundial e está livre da febre aftosa

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA