Brasil

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

A proposta segue para votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Publicados

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o Projeto de Lei 3.214/2023, que defende que as placas de veículos voltem a exibir o extado e o município de registro no Brasil. Agora, a proposta seguiu para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC) e conforme o relator, informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito.

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, afirma Amin.

Outro ponto defendido pelo autor da nova lei é o “senso de identidade regional e pertencimento”. O senador destaca que algumas leis de trânsito são regionais, e uma placa com identificação poderá evitar acidentes decorrentes da não familiaridade.

Se aprovada, a medida entrará vigor um ano depois da sua publicação, e valerá apenas para novos emplacamentos.

Como é a placa Mercosul?

Leia Também:  Receita abre hoje consulta ao 4º lote do Imposto de Renda

O Brasil implementou o padrão Mercosul para identificação de veículos a partir de 2018, mas alguns países o utilizam a mais tempo. O Uruguai, por exemplo, adotou a placa em 2015, enquanto a Argentina começou a incorporá-la em 2016.

Neste padrão, as placas apresentam apenas a bandeira do país de origem do veículo, mas omitem a cidade e estado. Essas informações só podem ser identificadas por consultas em um aplicativo.

Vale lembrar que a troca da placa para o padrão Mercosul não é obrigatória. A mudança acontece somente em casos de novos emplacamentos ou para veículos que tiveram transferência de propriedade, ou categoria. Ainda assim, quem quiser a nova placa, pode fazer a atualização de forma voluntária.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Troque sua parabólica e não perca nenhum lance decisivo dos campeonatos de futebol

Com qualidade superior de som e imagem, a nova parabólica digital oferece acesso gratuito a diversos canais com programação esportiva.

Publicados

em

Nos últimos meses do ano, os canais de TV ficam repletos de campeonatos de futebol com jogos decisivos. Antigamente, as opções eram restritas a poucos canais. Atualmente, pelo menos quatro emissoras de canal aberto e gratuito estão disputando a atenção dos boleiros de sofá. Quem ainda assiste TV pela parabólica antiga, está perdendo tempo e, possivelmente, algumas belas jogadas.

A Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel, alerta toda a população brasileira – e boleira – que faça a substituição da parabólica antiga pela nova parabólica digital o mais rápido possível. A nova tecnologia conta com mais de 80 canais gratuitos e imagem e som perfeitos. Você ouve o apito, a torcida e vê até a bola rolando na grama verdinha com perfeição.

Programe-se

  • Brasileirão: Globo (canal 5)
  • Série B: TV Brasil (canal 44) e Band (canal 13)
  • Champions League: SBT (canal 4)
  • Liga Europa: SBT (canal 4) e TV Cultura (canal 2)
  • Copa do Brasil: TV Globo (canal 5)
  • Libertadores: TV Globo (canal 5)
  • Eliminatórias da Copa do Mundo: Globo (canal 5)
Leia Também:  Presidente faz balanço de passagem pela Europa em conversa com jornalistas

A Siga Antenado já fez a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital na residência de mais de 3,9 milhões de famílias. Quem tem direito ao benefício são as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que assistem TV pela parabólica tradicional.

Para saber se você também tem direito à instalação do kit gratuito, precisa entrar em contato com a entidade pelo site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800-729-2404.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA