Política

Prefeito de Iporá tem filiação suspensa pelo União Brasil após falar em “eliminar” Lula e Moraes

O prefeito Naçoitan Leite fez áudio com declaração golpista em que cita até guerra civil. A decisão foi tomada pelo presidente nacional do partido, Luciano Bivar.

Publicados

Naçoitan Leite é prefeito de Iporá. Foto: Repodução.

O presidente nacional do União Brasil (UB), Luciano Bivar, suspendeu a filiação do prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, após tomar conhecimento de um áudio em que o político fala em “eliminar” o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Na gravação, Naçoitan diz ainda que são “dois homens que estão acabando com o Brasil” e que, por causa deles, “vai virar uma guerra civil”. “Ou é agora ou vamos virar a Venezuela ou pior”, porque, segundo ele, “até o presidente da Argentina [Alberto Fernández] já está morando no Brasil”. Fernández esteve no Brasil na segunda-feira (31), para cumprimentar Lula pela vitória nas eleições.

A decisão de Bivar foi “ad referendum”, ou seja, foi antecipada à decisão final de um colegiado, que deve referendá-la. Isso porque, segundo o presidente do UB, Naçoitan adotou “postura totalmente incompatível com o Estado Democrático de Direito e os valores do União Brasil” e não deve haver “nada mais GRAVE E URGENTE para a direção partidária que proteger pilares do Estado Democrático cuja matéria mais basilar é o reconhecimento da legitimidade do resultado do processo eleitoral”.

No texto, Bivar ainda faz sinalizações de que o registro de Naçoitan não foi encontrado formalmente nos dados do partido.

 

Veja a íntegra da Nota Oficial do União Brasil:

Na data de hoje, 1º de novembro de 2022, tomei ciência de que Naçoitan Leite, prefeito de Iporá/GO, eleito pelo PSDB, mas identificado como filiado ao União Brasil, divulgou áudio em que defende “eliminar” o Presidente Eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o Excelentíssimo Senhor Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Esclareço, inicialmente, que o sistema de filiação partidária do Tribunal Superior Eleitoral aponta o Partido Liberal (PL) como última filiação partidária de Naçoitan Leite, com registro cancelado em 15.10.2019. Não obstante, esta noticiada filiação ao União Brasil não encontra registro no sistema Filia da Justiça Eleitoral e nem nos assentos do Diretório Nacional. Não obstante, o prefeito dá notícia de sua filiação e da participação em inúmeros encontros partidários, em suas redes sociais, o que também é referenciado pela imprensa.

Leia Também:  Em Goiás, jovem diz que foi dopado e depois abusado por professor suspeito de obrigar alunos a fazer sexo entre si

Esta decisão, portanto, pauta-se pelo pressuposto de que a filiação partidária nesta agremiação é descentralizada e que, nos termos da Súmula 20/TSE, “a prova de filiação partidária daquele cujo nome não constou da lista de filiados de que trata o art. 19 da Lei nº 9.096/1995, pode ser realizada por outros elementos de convicção, salvo quando se tratar de documentos produzidos unilateralmente, destituídos de fé pública”. Não sendo este o caso de Naçoitan Leite, parece salutar que esclareça a todos que não possui vinculação partidária com o União Brasil, o que também esclareceria o desalinhamento de princípios com esta legenda. De outro lado, caso seja de sua vontade a defesa da noticiada filiação, sua posição de mandatário exige imediato posicionamento partidário.

Na gravação de 32 segundos, o prefeito de Iporá/GO Naçoitan Leite busca impulsionar movimentos de contestação do resultado das eleições e afirma que a vitória de Lula irá levar o país “a uma guerra civil”. Adotando postura totalmente incompatível com o Estado Democrático de Direito e os valores do União Brasil, Naçoitan Leite dissemina mensagem com ameaça obscura, nos seguintes termos:

“Até a nossa liberdade está em jogo também. Nós temos que eliminar o Alexandre de Moraes e o Lula. Dois homens estão acabando com o Brasil. Vai virar uma guerra civil por causa de dois homens. Então vamos arregaçar as mangas. Ou é agora, ou vamos virar a Venezuela. Ou pior que a Venezuela, porque o presidente da Argentina já está morando no Brasil”.

Nos termos do art. 69, XI do Estatuto do União Brasil, compete ao Presidente “solicitar ao Conselho de Ética, Fidelidade e Disciplina Partidárias o exame de conduta de órgão ou de filiado ao Partido, com manifestação à Executiva Nacional”. E, nos casos de extrema gravidade ou urgência, o estatuto permite que qualquer das penalidades previstas no artigo 96, que inclui a expulsão e suspensão das atividades partidárias, sejam decretadas em qualquer partidária.

Leia Também:  Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Ao contestar o resultado do pleito e incitar movimentos direcionados contra o Presidente legitimamente eleito e o Ministro Presidente do TSE, Naçoitan Leite afronta, a um só tempo, o art. 95, II, pois atenta contra a normalidade das eleições; o inciso III, pois desenvolve atividade política contrária ao Estado de Direito, ao Regime Democrático e aos interesses partidários; bem como o inciso VI por falta de exação no cumprimento dos deveres atinentes às funções públicas e partidárias Naçoitan Leite.

Considero não haver nada mais GRAVE E URGENTE para a direção partidária que proteger pilares do Estado Democrático cuja matéria mais basilar é o reconhecimento da legitimidade do resultado do processo eleitoral, conduzido com a mais absoluta lisura e competência pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Nesses termos, considerando os atos antidemocráticos que tiveram início desde a proclamação do resultado das eleições, a extrema gravidade da manifestação pública de um prefeito eleito que tem o poder-dever de acionar as forças policiais para conter atos desta natureza e a URGÊNCIA da medida que, às vésperas de feriado nacional, não pode aguardar reunião da Comissão Executiva Nacional Instituidora, DECIDO POR SUSPENDER A FILIAÇÃO DE NAÇOITAN LEITE, ad referendum da Comissão Executiva Nacional Instituidora (a quem incumbirá ratificar esta decisão em caráter cautelar, por 3/5 (três quintos) de seus membros, nos termos do art. 96, $5° do estatuto).

Notifique-se Naçoitan Leite para que apresente defesa no prazo de 72h (setenta e duas horas), nos termos do disposto no art. 96, §6º do Estatuto, após o que esta decisão, juntamente com a defesa, deverá ser encaminhada à Comissão Executiva Nacional Instituidora que se reunirá para dar andamento ao procedimento.

Luciano Caldas Bivar

Presidente Nacional

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Caiado dá nova demonstração de força e União Brasil conquista 94 prefeituras em Goiás

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado e Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil. Foto: Divulgação

O União Brasil, partido presidido em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, elegeu 589 prefeitos em todo o Brasil nas eleições municipais deste ano. Deste total, 94 estão em Goiás, o que representa quase 16% de todas as vitórias do partido no País. O número expressivo renova a força da legenda no estado, onde pode ainda conquistar a capital — a definição ficou para o segundo turno.

A eleição deste ano marca um crescimento significativo no número de prefeituras conquistadas pelo União Brasil em Goiás. Em 2020, antes da fusão que criou o partido, o DEM de Ronaldo Caiado conquistou 62 prefeituras. Já o PSL, que viria a se unir ao DEM para formar o União Brasil em 2022, elegeu 5 prefeitos. Em 2024, portanto, o União Brasil avança mais de 40% em relação às últimas eleições municipais em Goiás.

Com a conquista de municípios importantes, o União Brasil fortaleceu sua presença em todas as regiões do estado. No Entorno de Brasília, por exemplo, vai comandar Águas Lindas e Luziânia; na Região Metropolitana de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. O partido também sagrou-se vitorioso em cidades estratégicas como Ceres, Rialma, Jaraguá, Goianésia no Vale do São Patrício, além de Porangatu, Iaciara, Simolândia, Inhumas e Itumbiara.

Leia Também:  Ampliação do IF Goiano é tema de reunião entre Vanderlan e ministro da educação Milton Ribeiro

O governador Ronaldo Caiado celebrou os resultados obtidos no cenário estadual. “O União Brasil mostrou sua força em Goiás. Elegemos 94 prefeitos em todo o estado, fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento local, por meio de parceiras para continuar com o avanço da qualidade de vida para os mais de sete milhões de goianos”, afirmou o governador. Presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda esteve em Goiânia no domingo de eleições e, antes do resultado, afirmou que esperava que o partido fizesse cerca se 500 municípios, número que foi superado após a apuração.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA