Pesquisar
Close this search box.

Safra de arroz 2025/26 no RS registra menor rentabilidade em três anos

publicidade

Rentabilidade da safra é a mais baixa desde 2022

A safra de arroz 2025/26 no Rio Grande do Sul inicia com a menor rentabilidade observada desde meados de 2022, segundo estimativas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O levantamento aponta que, diante dos preços atuais, apenas níveis de produtividade elevados ou cotações mais altas permitem que os produtores cubram todos os custos da lavoura.

Custos operacionais e margem negativa

Em Uruguaiana, por exemplo, uma produtividade de 175,4 sacas de 50 kg por hectare seria suficiente apenas para cobrir os custos operacionais, mas ainda deixaria uma margem negativa de 29% sobre os custos totais da produção.

Para alcançar equilíbrio financeiro, os cálculos do Cepea indicam que seriam necessárias:

  • Produtividades acima de 245 sacas/ha, ou
  • Cotações médias superiores a R$ 95,00 por saca de 50 kg.
Redução na área plantada é esperada

Diante da menor rentabilidade, a expectativa é de redução de 5,2% na área cultivada, em relação à temporada 2024/25. Segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a área deve ficar em pouco mais de 920 mil hectares.

Leia Também:  Agropecuária deve movimentar R$ 1,52 trilhão em 2025 com alta de 12,3%, aponta CNA

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade