Política

“Temos que tirar a população negra da miséria”, diz goiana Iêda Leal que integrará equipe de transição de Lula

A ativista é a primeira goiana a participar da equipe de transição comandada por Geraldo Alckmin.

Publicados

Militante de pautas raciais, a coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) a nível nacional, Iêda Leal foi convidada, nesta quinta-feira, 10, para integrar a equipe de transição do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até o momento ela é a única goiana a compor o grupo.

Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da população negra é assim que Iêda enxerga convite para ingressar na transição. “A gente precisa debruçar no projeto, na possibilidade de como se dará essa política de igualdade racial no governo Lula”.

Descontente com atual gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), a coordenadora fala do “desmonte” contra as pautas raciais. “O governo que termina agora proporcionou uma derrubada de políticas públicas de combate ao racismo no Brasil”, desabafa.

No mês da Consciência Negra, o Brasil precisa garantir dignidade ao povo negro. “Temos que tirar a população negra da miséria”, argumenta. Iêda é contundente, as “minorias” são as maiorias no Brasil. “A gente quer retomar as políticas públicas de combate, mas também queremos dialogar com as outras pastas, porque o negro, a população negra é maioria absoluta nesse país”, emenda.

Leia Também:  “Minha visão não é direita, nem esquerda. Meu foco é na comunidade surda”, diz Michelle Bolsonaro em Anápolis

Professora formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego); coordenadora de Combate ao Racismo na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), é com essa bagagem que Iêda chega a transição para representar não só os goianos, mas toda a população negra desse país, que representam 56%.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Caiado dá nova demonstração de força e União Brasil conquista 94 prefeituras em Goiás

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado e Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil. Foto: Divulgação

O União Brasil, partido presidido em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, elegeu 589 prefeitos em todo o Brasil nas eleições municipais deste ano. Deste total, 94 estão em Goiás, o que representa quase 16% de todas as vitórias do partido no País. O número expressivo renova a força da legenda no estado, onde pode ainda conquistar a capital — a definição ficou para o segundo turno.

A eleição deste ano marca um crescimento significativo no número de prefeituras conquistadas pelo União Brasil em Goiás. Em 2020, antes da fusão que criou o partido, o DEM de Ronaldo Caiado conquistou 62 prefeituras. Já o PSL, que viria a se unir ao DEM para formar o União Brasil em 2022, elegeu 5 prefeitos. Em 2024, portanto, o União Brasil avança mais de 40% em relação às últimas eleições municipais em Goiás.

Com a conquista de municípios importantes, o União Brasil fortaleceu sua presença em todas as regiões do estado. No Entorno de Brasília, por exemplo, vai comandar Águas Lindas e Luziânia; na Região Metropolitana de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. O partido também sagrou-se vitorioso em cidades estratégicas como Ceres, Rialma, Jaraguá, Goianésia no Vale do São Patrício, além de Porangatu, Iaciara, Simolândia, Inhumas e Itumbiara.

Leia Também:  Em Goiás, Desembargador defende o fim da PM e Caiado reage pedindo impeachment do magistrado após fala; Assista

O governador Ronaldo Caiado celebrou os resultados obtidos no cenário estadual. “O União Brasil mostrou sua força em Goiás. Elegemos 94 prefeitos em todo o estado, fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento local, por meio de parceiras para continuar com o avanço da qualidade de vida para os mais de sete milhões de goianos”, afirmou o governador. Presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda esteve em Goiânia no domingo de eleições e, antes do resultado, afirmou que esperava que o partido fizesse cerca se 500 municípios, número que foi superado após a apuração.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA