Temperatura começa a subir em Goiás a partir de quinta-feira

Publicados


A partir de quinta-feira (11) as temperaturas devem aumentar em todo o estado de Goiás. “A massa de ar frio está perdendo força”, afirma a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, Elizabeth Ferreira.

Na manhã desta segunda-feira (8) foi registrado em Jataí, sudeste goiano, a mínima de 1,8ºC. O mesmo município marcou -1ºC no final de semana. Já na capital, a mínima desta segunda-feira foi de 8,3ºC em algumas regiões, enquanto foi registrado 5,6ºC na madrugada de domingo (7).

Para os próximos dias, a previsão mínima é de 10ºC em Goiânia, com máxima de 29ºC. Para a região sudeste do estado estão previstos 8ºC no início da manhã. A temperatura pode atingir os 30ºC ao longo do dia.

Quanto à chuva, como ocorreu na última sexta-feira (5), não há previsão que volte a cair.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pagamento de dezembro para servidores do Estado confirmado para 31 de maio
Propaganda

ESTADO

Governo de Goiás realiza duas noites de ópera, em Goiânia

Publicados

em

A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França traz aos palcos do estado a icônica ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni. A obra italiana será interpretada pelo Coro Sinfônico e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, no Teatro Escola Basileu França, sob a regência do maestro Eliel Ferreira.

A apresentação terá duas sessões, nos dias 21 e 22 de março. Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla, com preço único e promocional de R$ 25.

Além dos músicos que já são conhecidos do público, o elenco é formado por nomes renomados do gênero. Interpretando os personagens principais, se destacam a mezzo-soprano Poliana Alves, o tenor Hélenes Lopes, o barítono Jadson Álvares, a contralto Sara Veras e a soprano Sheila Pena.

Na parte técnica, Weber Assis está à frente da preparação do coro, a direção cênica é de Jonatas Tavares, e a produção está nas mãos de Wesley Neres.

O envolvimento do público não deve ficar restrito apenas à trama que, por si só, vai deixar toda a plateia vidrada. Ao longo da peça, as pessoas vão se fascinar ao ouvir trechos que ficaram populares. Um bom exemplo é o Intermezzo, que fez parte das trilhas sonoras do terceiro filme da trilogia de O Poderoso Chefão e, também, do filme Touro Indomável, do cineasta Martin Scorsese.

Leia Também:  Pagamento de dezembro para servidores do Estado confirmado para 31 de maio

Mas não foi somente o cinema que se apropriou das melodias inconfundíveis da ópera, muitas produções brasileiras também as tocaram. Os noveleiros vão reconhecer trechos de Cavalleria Rusticana que estiveram nas trilhas das novelas Sangue do Meu Sangue (SBT, 1995) e Terra Nostra (Rede Globo, 1999).

Grupos sinfônicos

Ópera italiana será interpretada pelo Coro Sinfônico e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, no Teatro Escola Basileu França (Fotos Secti)

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e o Coro Sinfônico Jovem de Goiás fazem parte da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade do Governo de Goiás ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, é gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia.

A EFG Basileu França tem se consolidado como um dos principais centros de formação de jovens artistas do país. Além da formação de jovens músicos e cantores para atuar profissionalmente, o projeto objetiva democratizar o acesso e a difusão cultural em Goiás.

Além dos dois grupos sinfônicos, integram o corpo da EFG Basileu França, a Banda Sinfônica Jovem de Goiás, a Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira, Orquestra Infantil Mozart e a Big Band Basileu França, com cerca de 300 estudantes no total.

Leia Também:  De olho na beleza: Vigilância Sanitária orienta consumidor que busca serviços de estética

Serviço

Assunto: Orquestra Sinfônica Jovem e Coro Sinfônico Jovem de Goiás apresentam ópera Cavalleria Rusticana
Quando: Sexta-feira e sábado (21 e 22/3), às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França
Ingressos: Plataforma Sympla

Estado investe R$ 971 mil em novos instrumentos para orquestras

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA