A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (17), o trabalhador rural, de 46 anos, tio da vítima de abusos dos próprios avós, de 72 e 64 anos, em Goiatuba, no sul de Goiás. O delegado responsável pelo caso, Patick Carniel, informou que o homem ligou para a vítima e tentou fazer com que ela voltasse atrás em seu depoimento e não acusasse os avós.
“Ela nos relatou que, na segunda-feira (13), no dia da prisão dos idosos, o tio ligou para ela dizendo que ela iria ‘sofrer as consequências’ por ter feito a denúncia e pediu para encontrá-la. Com medo, ela nos contou e não atendeu mais às ligações dele. Pedimos a prisão preventiva dele e a cumprimos hoje”, relatou.
Conforme o delegado, o tio deve responder por coação no curso do processo, já que ele tentou interferir nas investigações. Segundo Carniel, o suspeito negou que tivesse ligado para a vítima e que tivesse feito qualquer ameaça. A pena para o crime é de até 4 anos.
Idosos
A neta, de 23 anos, denunciou os avós após descobrir que a filha, de 8 anos, e uma enteada, da mesma idade, estavam sofrendo abusos. Durante depoimento à Polícia Civil ela acabou revelando que também havia sido vítima deles quando era criança.
Carniel destacou ainda que a polícia investiga se os idosos teriam cometido o crime contra outras pessoas da família. Na terça-feira (14), um neto do casal, de 14 anos, prestou depoimento. De acordo com o delegado, ele afirmou que nunca sofreu qualquer tipo de violência dos parentes ou presenciou qualquer abuso. Porém, algo chamou atenção dele.
“A única coisa que ele achou estranho foi que, nos últimos tempos, as duas crianças deixaram de frequentar a casa dos idosos. Ele não sabia o motivo e alegou que, provavelmente, era por isso [abusos]”, destaca.
Um irmão do idoso também foi ouvido e afirmou que não sabia dos abusos. Estão previstos ainda depoimentos de outros parentes do casal, todos adultos.
Crimes que se perpetua
A forma como tudo aconteceu deixou até mesmo o delegado perplexo. “É uma situação que nos assusta, um crime que se perpetua no tempo e pelas gerações”, destacou.
De acordo com a polícia, eles ameaçavam e até agrediam as vítimas e testemunhas caso ameaçassem denunciar os abusos. Um irmão da jovem, que presenciou o crime, levou uma surra da avó por conta desta situação.
Em outro caso, quando o aposentado teria abusado de uma das netas, a avó a ameaçou se resistisse: “Vou pegar um canivete e te picar todinha”. Em outras situações, o suspeito oferecia dinheiro e chocolate para ela.
Detidos na Unidade Prisional de Goiatuba, eles foram autuados por estupro de vulnerável, com a qualificadora de terem praticado o crime contra descendentes. Se condenados, podem pegar uma pena somada de até 45 anos.
Da Redação com G1






































