Trigo: Preços Sustentados pela Oferta Restrita no Mercado Nacional

Publicados

Os preços do trigo seguem firmes, especialmente no Rio Grande do Sul, conforme dados divulgados pelo Cepea. A principal razão para essa estabilidade é a redução da oferta no mercado spot nacional, resultante da postura mais cautelosa dos vendedores. Eles têm restringido as vendas, atentos ao crescimento nas exportações nas primeiras semanas de 2025. Embora compradores domésticos tentem pressionar os preços para baixo, até o momento, suas tentativas não têm surtido efeito significativo.

Além disso, os preços dos derivados do trigo, como o farelo – tanto granel quanto ensacado – e as farinhas, apresentaram alta na primeira semana de fevereiro, impulsionados pela maior demanda no mercado.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  CVM 175 estabelece regulamentação definitiva para FIAGROs
Propaganda

Agronegócio

Mapa realiza consulta pública para atualizar lista de espécies vegetais introduzidas no Brasil

Publicados

em

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) abriu na última semana Consulta Pública para reunir subsídios que vão auxiliar na atualização da lista de referência de espécies vegetais domesticadas ou cultivadas, introduzidas no território nacional e utilizadas em atividades agrícolas, conforme previsto no artigo 113 do Decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016.

O objetivo das listas é informar quais espécies utilizadas nas atividades agrícolas foram introduzidas no país, ou seja, as que são exóticas à biodiversidade brasileira e que, portanto, não estão sujeitas ao marco legal vigente. Essas informações são de grande importância para a pesquisa nacional, especialmente para a exploração econômica das cadeias agropecuárias, pois proporcionam clareza e segurança jurídica a diferentes setores do agronegócio.

A consulta pública está acessível na plataforma Participa + Brasil, no item Opine Aqui, e é aberta aos cidadãos brasileiros, que poderão sugerir inclusões, exclusões ou alterações, com as respectivas justificativas e referências bibliográficas, até o dia 08 de abril de 2025. O formulário de participação está disponível em: https://www.gov.br/participamaisbrasil/lista-especies-vegetais-introduzidas-brasil.

Leia Também:  MS dá prazo para declaração da área plantada de soja

Originalmente, a lista foi criada em 2017, dentro da Lei de Biodiversidade (Lei nº 13.123, de 2015), e é atualizada periodicamente a partir de consultas públicas. Atualmente, há 794 espécies vegetais na lista, com reconhecida relevância econômica para a agricultura nacional.

Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA