Política Nacional

Vanderlan e Milton Ribeiro participam da inauguração da Moradia Universitária do Cerrado e da Usina Fotovoltaica da UFCAT

Senador visitou, ainda, o curso de medicina da Universidade.

Publicados

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), acompanhado do ministro da Educação Milton Ribeiro, participou da inauguração da Moradia Universitária do Cerrado e da Usina Fotovoltaica da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), nesta segunda-feira (22).

Para Vanderlan, que foi coordenador dos trabalhos no Senado Federal, que culminaram na independência administrativa e financeira das Universidades Federais Supernovas, a UFCAT tem muito a comemorar.

“Hoje a UFCAT, assim como as demais universidades supernovas, consegue funcionar de forma independente e autônoma, com orçamento próprio, gerando assim, emprego e renda para a região. Nosso caminho para chegar até aqui foi longo. Iniciamos em 2019 com as primeiras reuniões no MEC para solicitar o desmembramento de sua universidade mãe, a UFG, até chegar na sanção da Lei Nº 180/2020, oriunda do Projeto de Lei 166/2020, de autoria do deputado Zé Nelto, que possibilitou a contratação dos cargos e funções para as universidades”.

Vanderlan parabenizou a reitora Roselma Luchesse pela inauguração das duas novas unidades e visitou o curso de medicina da UFCAT. “É muito importante a Universidade ter o seu próprio orçamento, pois hoje já estamos aqui discutindo a construção do prédio que abrigará o curso de medicina, uma obra de R$12 milhões que terá a ajuda de todos nós”, disse o senador.

Leia Também:  Corpo de homem que estava desaparecido há 48 horas é encontrado em Hidrolina

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, falou sobre a parceria do Senado Federal com o MEC. “Nós temos grandes parceiros no Senado Federal e o senador Vanderlan é, sobretudo, um grande parceiro nosso. É um homem que olha muito para educação. Está sempre presente mostrando que uma das grandes pautas dele, que pulsa em seu coração, é a educação e essa é a nossa parceria”, disse o ministro.

A reitora Roselma Luchese agradeceu o senador Vanderlan por abraçar a luta da Universidade. “Somos seis reitores aqui hoje muito gratos por toda colaboração e empenho do senador em nos ajudar a conquistar a nossa autonomia. Muitas benfeitorias já estão sendo feitas e muitas outras virão”, falou.


Usina Fotovoltaica

A usina fotovoltaica inaugurada nesta segunda-feira tem 317 KWp de capacidade e produzirá 32 mil KWh/mês com quatro subsistemas, distribuídos entre os Campus I e II. Esse volume de energia teria a capacidade para abastecer 160 residências de porte pequeno a médio ou manter 133 mil lâmpadas LED em iluminação pública. O percentual médio de economia previsto é de 49%.

Leia Também:  No Distrito de Avelândia em Jaraguá, são aplicadas multas a estabelecimentos e pessoas sem máscaras


Moradia Universitária do Cerrado

A Moradia Universitária do Cerrado, um projeto conduzido em conjunto pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Universidade Federal de Goiás (UFG), é um complexo que irá atender os estudantes que moram fora do município e estudam na Universidade.

O complexo é composto por dois edifícios de apartamentos, de 4 pavimentos cada, um estacionamento para 26 carros, um campo de grama para prática de esportes, um quiosque para socialização, e uma área aberta com funcionalidade urbana ainda a definir em projetos urbanísticos futuros.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceresClique aqui

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PLANTÃO POLICIAL

Caso Wanderson: Mãe e filha são sepultadas em Corumbá de Goiás

As buscas por Wanderson se concentram em três cidades do Entorno do DF. Além de Corumbá de Goiás, a força tarefa também faz buscas em Alexânia e Abadiânia.

Publicados

em

Os corpos da mulher, de 21 anos, e a filha, de quase dois, foram sepultadas, na manhã desta terça-feira (30), em um cemitério de Corumbá de Goiás. A mãe e a filha, foram veladas na mesma cidade e teriam sido assassinadas por Wanderson Mota Protácio com golpes de faca, no último domingo (28). Familiares e amigos acompanharam os sepultamentos.

O suspeito, que tem 21 anos, também é apontado como o suspeito de assassinar um fazendeiro de 73 anos. As investigações apontam que o foragido trabalhava como caseiro para o homem. A mulher da vítima de 45 anos, sobreviveu ao ataque e está consciente, orientada e estável.

As buscas por Wanderson se concentram em três cidades do Entorno do DF. Além de Corumbá de Goiás, a força tarefa também faz buscas em Alexânia e Abadiânia. O delegado responsável pelo caso, Tibério Martins Cardoso, disse que a estimativa é de 70 policiais trabalhando no caso.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceresClique aqui

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  No Distrito de Avelândia em Jaraguá, são aplicadas multas a estabelecimentos e pessoas sem máscaras
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA