COVID-19

Variante da Covid P1-Manaus circula entre a população no município Jaraguá

O Secretário de Saúde Wander Belo, pediu a sua equipe para investigar se a explosão de casos e mortes ocorridos em fevereiro e março tinha relação com essa variante

Publicados

Foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá, que a cepa do Coronavirus, P1 de Manaus, está circulando no município. O Secretário de Saúde Wander Belo, pediu a sua equipe para investigar se a explosão de casos e mortes ocorridos em fevereiro e março tinha relação com essa variante e pediu que fossem enviadas para o LACEN (Laboratório do Governo de Goiás) amostras de alguns pacientes e um dos casos deu positivo para a P1- 01 (linhagem B1.28.1 Manaus), além de uma segunda cepa, mais comum no país e menos agressiva.

Wander Belo revelou que está preocupado, devido ao comportamento de parte da sociedade, que após a flexibilização do decreto, tem se descuidado na prevenção. “Essa variante identificada em Jaraguá, é considera muito agressiva e tem muita facilidade de transmissão. Temos sido transparentes com a população em tudo que está acontecendo no combate à pandemia e por isso pedimos mais uma vez a colaboração de todos” comentou.

Leia Também:  MP Eleitoral propõe ação de impugnação de mandato contra 2 eleitos e 21 suplentes em Rio Verde

Mesmo com a queda momentânea de casos no município, fatos que ocorreram no final de semana em bares da cidade preocupam as autoridades. Muitas pessoas que frequentaram estabelecimentos durante o fim de semana não tomaram os devidos cuidados, alguns estabelecimentos não respeitaram a regra de 30% da capacidade, colocando à disposição 100% da capacidade.

Para se chegar ao sequenciamento genético que confirmou a P1 de Manaus no paciente de Jaraguá, as amostras foram enviadas pelo LACEN para uma das duas instituições de pesquisa, o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo e para o Centro de Pesquisa da UFG. Os levantamentos continuam para confirmar desde quando a cepa circula em Jaraguá, mas o fato é que entre o dia 01 de fevereiro e o dia 31 de março, o município contabilizou 84 mortes e 1.905 novos de Covid-19.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Prioridade na Saúde Preventiva de Meninos

De autoria do deputado federal Zacharias Calil, a Lei 14.694/2023 ressalta os cuidados com a saúde de meninos até 15 anos.

Publicados

em

Deputado federal Zacharias Calil.

O Novembrinho Azul tem por objetivo a conscientização sobre exames preventivos e cuidados com a saúde de meninos até 15 anos. De autoria do deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB), a Lei 14.694/2023 ressalta a importância de promover a prevenção e atenção aos principais sinais, como quadros de dor, aumento testicular e incentivar a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV).

Presidente de duas frentes parlamentares no Congresso Nacional, a da Primeira Infância e da Saúde, Zacharias Calil destacou que a mobilização ocorreu aproveitando a visibilidade do mês mundial de combate ao câncer de próstata, para poder discutir e tomar medidas para cuidar da saúde, também de meninos.

“É muito importante chamarmos a atenção da sociedade, dos pais, para que procurem um médico e sejam tratados de uma maneira adequada das patalogias das crianças do sexo masculino. Além disso, também queremos chamar a atenção para doenças como fimose, hipospádia, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária, varicocele e câncer de escroto”, avaliou.

Leia Também:  Covid-19: Brasil já confirmou dois casos da Deltacron, diz ministro

O Ministério da Saúde determina que a vacinação contra o HPV aconteça com meninos de 9 a 15 anos de idade. Além de esclarecer para os pais e para as crianças a importância dessas medidas, o Novembrinho Azul também estabelece a formação dos profissionais de saúde para que lidem com meninos desta faixa etária e destacam a urgência de tratamentos preventivos para evitar tais doenças na vida adulta.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA