COVID-19

Variante da Covid P1-Manaus circula entre a população no município Jaraguá

O Secretário de Saúde Wander Belo, pediu a sua equipe para investigar se a explosão de casos e mortes ocorridos em fevereiro e março tinha relação com essa variante

Publicados

Foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá, que a cepa do Coronavirus, P1 de Manaus, está circulando no município. O Secretário de Saúde Wander Belo, pediu a sua equipe para investigar se a explosão de casos e mortes ocorridos em fevereiro e março tinha relação com essa variante e pediu que fossem enviadas para o LACEN (Laboratório do Governo de Goiás) amostras de alguns pacientes e um dos casos deu positivo para a P1- 01 (linhagem B1.28.1 Manaus), além de uma segunda cepa, mais comum no país e menos agressiva.

Wander Belo revelou que está preocupado, devido ao comportamento de parte da sociedade, que após a flexibilização do decreto, tem se descuidado na prevenção. “Essa variante identificada em Jaraguá, é considera muito agressiva e tem muita facilidade de transmissão. Temos sido transparentes com a população em tudo que está acontecendo no combate à pandemia e por isso pedimos mais uma vez a colaboração de todos” comentou.

Mesmo com a queda momentânea de casos no município, fatos que ocorreram no final de semana em bares da cidade preocupam as autoridades. Muitas pessoas que frequentaram estabelecimentos durante o fim de semana não tomaram os devidos cuidados, alguns estabelecimentos não respeitaram a regra de 30% da capacidade, colocando à disposição 100% da capacidade.

Leia Também:  CNH Digital bate Auxílio Emergencial e ganha título de melhor aplicativo do ano

Para se chegar ao sequenciamento genético que confirmou a P1 de Manaus no paciente de Jaraguá, as amostras foram enviadas pelo LACEN para uma das duas instituições de pesquisa, o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo e para o Centro de Pesquisa da UFG. Os levantamentos continuam para confirmar desde quando a cepa circula em Jaraguá, mas o fato é que entre o dia 01 de fevereiro e o dia 31 de março, o município contabilizou 84 mortes e 1.905 novos de Covid-19.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Ministro anuncia aquisição de 4,5 milhões de kits para intubação

Publicados

em


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (10) que a pasta adquiriu 4,5 milhões de medicamentos do chamado kit intubação, usado em pacientes que desenvolvem formas graves da covid-19. Segundo o ministro, os insumos foram comprados com apoio da Organização Panamericana da Saúde (Opas), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), ao custo de US$ 17 milhões. O governo também contou com a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. A primeira remessa dos kits, totalizando 850 mil unidades, chegará ao país nesta terça-feira (11) e o restante, em até 15 dias. 

“Sabemos que muitos indivíduos com covid-19 desenvolvem síndromes respiratórias agudas graves. E esses indivíduos, parte deles, precisam de intubação orotraqueal. Por isso, é estratégico termos insumos que são usados para esses pacientes, que são anestésicos, sedativos, bloqueadores neuromusculares”, afirmou o ministro em vídeo publicado nas redes sociais. 

Edição: Aline Leal

Leia Também:  CNH Digital bate Auxílio Emergencial e ganha título de melhor aplicativo do ano
Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA