Estado

Veja aqui o calendário de pagamento e valores do IPVA 2022 em Goiás

O imposto poderá ser pago em três parcelas ou parcela única na data limite para o pagamento.

Publicados

A Secretaria Estadual de Economia divulgou nesta quarta-feira (22) o calendário de pagamento da tarifa do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2022. Pelo sétimo ano consecutivo, não haverá alteração nas alíquotas do tributo.

O IPVA poderá ser pago em três parcelas ou parcela única na data limite para o pagamento. O primeiro vencimento será no dia 27 de janeiro, no caso da primeira parcela de veículos com placa final 1.

Para o proprietário que preferir pagar em parcela única, o prazo para a placa com final 1 será 30 de março, e para a placa de final 0 será 30 de novembro.

Conforme o governo, o valor do imposto de veículos usados é calculado com base no valor de mercado local, apurado em pesquisa da FIPE (Fundação de Pesquisa Econômica). O veículo novo vendido no Estado não paga IPVA no ano de sua aquisição.

Alíquotas

– 1,25% para ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga.
– 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos).
– 3,45% para os veículos utilitários.
– 3,75% para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.

Leia Também:  Em Santa Isabel, genro pega carro emprestado e colega some com o veículo no distrito de Cirilândia

Descontos e isenções

Veículos a partir de 15 anos de uso, PCD (Pessoas com Deficiência) e ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar têm isenção no pagamento do IPVA. O mesmo vale para veículo novo no ano da sua aquisição, adquirido em concessionária goiana.

Já as locadoras de veículos têm redução da base de cálculo do imposto. Participantes do programa Nota Fiscal Goiana têm desconto de 5% a 10% no imposto, dependendo do valor das compras feitas com a inclusão do CPF nas notas fiscais.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

165 municípios goianos não tiveram homicídios no primeiro trimestre de 2024

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública também mostra redução significativa de crimes como roubo a transeuntes, roubos de veículos e roubos a comércio em Goiás.

Publicados

em

Caiado em evento com as forças de segurança: “Nossa polícia é feita para proteger o povo”. Fotos: Secom

Cento e sessenta e cinco municípios goianos não registraram homicídio no primeiro trimestre de 2024, e em todo o estado houve redução de 24% nesta modalidade de crime no período. Os dados foram compilados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). Para o governador Ronaldo Caiado, os resultados mostram que as forças policiais goianas estão cumprindo sua missão constitucional. “Hoje 7 milhões de pessoas são as grandes beneficiárias deste trabalho. Nossa polícia é a melhor do país e é feita para proteger o povo”, acrescenta.

Divulgado esta semana, o levantamento da SSP-GO também aponta números positivos em outras modalidades de delitos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, de janeiro a março deste ano houve redução, por exemplo, de 33% nos casos de roubo a transeuntes e 34% em roubos de veículos e roubos a comércio.

Ainda no segmento de crimes violentos contra o patrimônio, os casos de roubos em residência caíram 14% no primeiro trimestre do ano; roubos de cargas, 92%. Mais uma vez, não houve qualquer registro de roubo a instituição financeira. Os crimes não violentos contra o patrimônio seguiram a tendência de queda. Os furtos de veículos recuaram 27%; furtos em comércio, 16%; furtos em residências, 20%; e furtos a transeuntes, 34%.

Leia Também:  “Temos que cuidar para manter o controle”, diz Caiado em Ceres durante abertura da campanha de vacinação contra aftosa e raiva

A segurança rural foi outra área que obteve resultados positivos, com redução de 20% nos roubos em propriedades rurais e 6% nos furtos de propriedade rural. O investimento em tecnologia e infraestrutura, como o Centro de Comando e Controle Rural, tem contribuído para tornar a segurança no campo em Goiás uma referência para o país, com monitoramento 24 horas e atuação em todos os municípios goianos.

Comparação com 2018

Em relação ao primeiro trimestre de 2018, os resultados alcançados pelas forças de segurança estaduais de janeiro a março de 2024 são ainda mais expressivos. Para citar alguns exemplos entre os crimes de naturezas prioritárias, os homicídios dolosos caíram 61% na comparação entre os dois períodos; latrocínios, 83%; roubos a transeuntes, 88%; roubos em comércios, 89%; roubos de veículos, 94%; roubos de cargas, 99%. Já os roubos a instituições financeiras foram zerados.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA