Opinião

Violência de gênero na política

A violência é resultante da dominação masculina, da desigualdade de gênero e intimida a participação de mulheres na política. No ano em que celebramos 90 anos da conquista do voto feminino, representamos 52,5% do eleitorado do país.

Publicados

O Dia Internacional da Mulher, além de celebrar as conquistas das mulheres ao longo dos últimos séculos, é um dia de manifesto sobre a desigualdade e violência de gênero que persiste em todo o mundo. E em ano eleitoral, não podemos deixar de abordar a violência política de gênero, reconhecida recentemente no Brasil como crime eleitoral (Lei 14.192/21), com efeitos válidos para as eleições de 2022 e que pode resultar em penas de um a quatro anos de prisão.

A violência política de gênero inclui todas as ações violentas contra mulheres na disputa do poder político. Seja nos partidos, durante a campanha eleitoral, nos movimentos sociais, no exercício do mandato ou até mesmo após a entrega do cargo. Assim como a violência doméstica, ela se manifesta de várias formas: material, psicológica, física, sexual e moral.

Alguns exemplos dessa prática: uma vereadora teve seu microfone cortado ao defender a participação feminina na política; na CPI da Covid-19, uma senadora foi interrompida em sua fala; outra vereadora de SP foi perseguida por um homem dentro da Câmara; outras já foram assassinadas e são ostensivamente ameaçadas. Além disso, invariavelmente mulheres que ocupam cargos políticos são insultadas nas redes sociais.

Leia Também:  Coração de Pai

Em campanha ou eleitas, não importa o Partido, mulheres sofrem com ameaças, xingamentos, questionamentos sobre a vida privada, aparência física e desmerecimento. Isso é crime. A Lei 14.192/21 cita que: estão proibidas a discriminação e a desigualdade em todas as instâncias de representação política e no exercício de funções públicas.

Deverá ser punida, com pena de 1 a 4 anos de reclusão e multa, qualquer ação que impeça ou restrinja os direitos políticos das mulheres nos partidos e movimentos sociais, durante a campanha eleitoral ou ao longo do mandato. E, ainda, a Lei estipula agravantes como a divulgação de notícias falsas, discriminação à condição de mulher por cor, raça ou etnia; calúnia, injúria e difamação em propaganda eleitoral. Neste ano, os partidos políticos devem incluir em seu estatuto regras de prevenção, repressão e combate à violência política contra a mulher.

A violência é resultante da dominação masculina, da desigualdade de gênero e intimida a participação de mulheres na política. No ano em que celebramos 90 anos da conquista do voto feminino, representamos 52,5% do eleitorado do país. Porém, nós, mulheres, ainda somos sub-representadas nos palanques. Estamos em ano eleitoral e, segundo levantamento, 14 das 27 unidades da Federação não têm uma mulher sequer cotada para a disputa ao governo do estado. Além disso, as mulheres ainda têm dificuldades para chegarem à posição de dirigentes partidários (cerca de 90% são homens) e quando estão nos partidos o acesso aos recursos são restritos.

Leia Também:  Uma mudança, umas fotos e uma empresa antifrágil

Não basta os partidos “caçarem” mulheres para o cumprimento de cotas. Precisamos refletir também sobre o porquê de mulheres não se candidatarem. Tripla jornada, violência, assédio e as barreiras sociais são enormes impedimentos. Por isso, neste mês de março desejo que todos reflitam sobre a importância da representatividade política de mulheres e como faremos essa transformação social tão necessária.

Maria Rassy é advogada e mestra em Governança e Sustentabilidade pelo Escola de Negócios (ISAE).

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGO

O trabalho nas vinhas do Senhor

Os trabalhos no mundo representam cuidar das vinhas de Deus. O que por sua vez nos permite o progresso pessoal, bem como a doce colheita de resultados favoráveis. Enfim, se o mundo é uma grande escola, que venham as lições sem rebeldia, mas com a humildade de seguir adiante sem pestanejar.

Publicados

em

Paulo Hayashi Jr. é Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

Em diferentes passagens da Bíblia, há a referência ao vinho e o trabalho nas vinhas do Senhor. Por exemplo, a plantação de Noé após o seu desembarque e até mesmo o primeiro milagre de Jesus Cristo nas bodas de Canaã. Como ilustração metafórica, pode-se dizer que os seres humanos são como o vinho que precisam maturar direito com o tempo. Entretanto, há casos em que, seja pelos padrões negativos de pensamento, seja pelos monturos emocionais e os queixumes constantes, acabam deturpando o interior e vinagrando com o passar dos dias. Mas, a direção dada será pelo próprio indivíduo que colhe aquilo mesmo que faz com o seu tempo, com a sua vida. É a responsabilidade do livre arbítrio que permite a cada um decidir por si, mas cuja colheita é obrigatória. Por isso as recomendações providenciais de Paulo de Tarso, o apóstolo dos Gentios: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm” (1 Cor, 6:12).

Leia Também:  A Força dos Negócios

Desenvolver a inteligência e o conhecimento em conjunto com as luzes do coração é o caminho para acertar mais na vida do que errar. Com as escolhas certas acumulamos resultados que nos permite chegar mais próximos de uma condição feliz. Não é por acaso, tampouco por ganhos sem esforços que a existência se transforma para melhor.

Os trabalhos no mundo representam cuidar das vinhas de Deus. O que por sua vez nos permite o progresso pessoal, bem como a doce colheita de resultados favoráveis. Enfim, se o mundo é uma grande escola, que venham as lições sem rebeldia, mas com a humildade de seguir adiante sem pestanejar.

Paulo Hayashi Jr. é Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA