Dieta do brasileiro tem sal em excesso e frutas em escassez, conforme dados do IBGE

Publicados


Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (21), os brasileiros bebem em média cinco vezes mais café do que cerveja e refrigerante. Mais da metade da população consome sódio em excesso, menos frutas e legumes do que deveria e segue com o arroz e feijão como prato indispensável na dieta. 

A Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2017/2018: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil revelou que 78,1% dos entrevistados consumiram café pelo menos uma vez nas 24 horas antes do questionário. Enquanto o café é ingerido em média 163,2g/dia por pessoa, outras bebidas como sucos somam 124,5 g/dia, os refrigerantes alcançam 67,1g/dia, o chá fica em 48,4g/dia e a cerveja chega a 34,7g/dia.

A quantia, entretanto, ainda está em metade do máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 300 ml de cafeína por dia – duas a três xícaras de café. Ainda segundo o IBGE, o consumo de café supera até o de arroz e feijão, que são consumidos juntos com uma frequência de 76,1%.

Leia Também:  Pandemia de covid-19 faz notificações de hanseníase caírem 57% em 2021

A pesquisa afirma que o consumo de fibra na alimentação dos brasileiros sofreu redução desde 2008. Entre as proteínas, a carne bovina ocupa 38,2% dos lares, com média de 50,2g/dia por pessoa.

O IBGE afirma que é possível verificar a deterioração da qualidade da dieta dos brasileiros através do consumo de sódio. Mais da metade (53,5%) da população ingere sal acima do limite saudável categorizado pela OMS. O índice é ainda mais elevado em homens adultos (74,2%).

O instituto menciona que um dos elementos que mais contribuem para o sódio em excesso é a alimentação fora de casa do brasileiro, caracterizada por refrigerantes, cerveja, salgados fritos e assados, bebidas destiladas, salgadinhos industrializados e bolos.

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com 

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Saúde transfere Hospital do Andaraí para Prefeitura do Rio

Publicados

em

O Ministério da Saúde transferiu, nesta sexta-feira (5), a gestão dos serviços de saúde do Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, para a prefeitura da cidade. A portaria de transferência foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a portaria, durante 90 dias a gestão da unidade, localizada na zona norte da cidade, será compartilhada entre a prefeitura e o Ministério da Saúde. O período pode ser prorrogado por decisão da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do ministério.

Durante esse período de gestão compartilhada, serão providenciados os atos definitivos para a cessão dos bens relativos ao hospital para as mãos da prefeitura. Os servidores federais da unidade também ficarão à serviço do hospital nesses três meses.

Depois desse período, a Secretaria Municipal de Saúde assumirá inteiramente a gestão do hospital.

No fim de junho, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou que anunciaria um programa de reestruturação dos seis hospitais gerais federais na cidade do Rio de Janeiro.

Leia Também:  Itamaraty nega proibição para importação de vacinas da Índia

Em cerimônia neste sábado (6), em Niterói, a ministra voltou a falar sobre os hospitais vinculados diretamente ao ministério. “Há um grande desafio apresentado pelos hospitais federais. E a recuperação desses hospitais é uma das missões que nós temos no Ministério da Saúde”.

Por meio de nota, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência do Estado do Rio (Sindsprev-RJ) criticou a portaria do Ministério da Saúde e convocou uma manifestação para a porta do Hospital do Andaraí na manhã desta segunda-feira (8).

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA