Mais de 52 mil casos de dengue foram notificados em 2015

Publicados


A Secretaria de Estado da Saúde notificou 52.455 casos de dengue em todo o Estado nas 11 primeiras semanas de 2015. Este dado revela que houve um avanço de 63,77% no número de registros da doença neste ano em relação ao mesmo período de 2014. 

Nestas 11 semanas foram confirmados a ocorrência de sete óbitos. Os municípios com maior número de casos da doença são a capital, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Jataí, Ceres, Pirenópolis, Rio Verde, Goiatuba, Mineiros e Crixás.

A SES-GO, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e das Regionais de Saúde, tem desenvolvido medidas sistemáticas e pontuais para prevenir a ocorrência e o avanço da dengue em todo o Estado. 

Entre tais iniciativas destacam-se o controle de vetores nos municípios com maior infestação do mosquito Aedes aegypti; a estruturação de uma campanha educativa para conscientizar a população sobre a necessidade de eliminação dos criadouros do mosquito nas residências de forma rotineira e, ainda, a realização de assessorias técnicas e supervisões nos municípios elencados como prioritários.

Leia Também:  Santa Isabel: Diplomados eleitos no Fórum do município

Até o momento foram realizadas visitas técnicas e supervisões direcionadas nos municípios de Anápolis, Caldas Novas, Cavalcante, Pirenópolis, Ceres, Hidrolândia, Itumbiara, Novo Gama, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba, Valparaíso e Alto Paraíso. Nos próximos dias, a ação será efetivada em Iporá, Luziânia, Rio Verde e Jataí. 

Na oportunidade, as equipes da SES-GO reúnem-se com gestores e técnicos das áreas de vigilância epidemiológica, controle de vetores, assistência e educação em saúde com o propósito de conhecer e avaliar as atividades realizadas e, se necessário, sugerir as alterações a serem efetivadas.

O total de casos registrados nas 11 primeiras semanas deste ano supera o quantitativo notificado nos 12 meses de 2011 e de 2012. Na ocasião, foram feitos os registros de 44.009 e 31.952 casos, respectivamente. O coordenador da Dengue em Goiás, Murilo do Carmo, atribui o avanço da dengue neste ano a uma série de fatores, entre os quais a baixa adesão da população às medidas preventivas a serem desenvolvidas no próprio domicílio e nos locais de trabalho; à circulação simultânea de vírus; à ocorrência de chuvas; à deficiência na coleta de lixo em grande parte dos municípios e à disposição incorreta de material que se transforma em criadouro do Aedes aegypti, entre os quais pneus, latas, vasilhas e até mesmo tampinhas de garrafa.

Leia Também:  A prefeitura de Ceres comunica que na próxima semana dará início a revitalização dos canteiros centrais da Avenida Bernardo Sayão

 

Mais Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VALE SÃO PATRÍCIO

Realizada 5ª Sessão Ordinária de novembro na Câmara de Vereadores de Ceres

Publicados

em

Câmara Municipal de Vereadores de Ceres. Foto: Divulgação

Na última terça-feira, dia 27, foi realizada a 5ª Sessão Ordinária do mês de novembro de 2024. Na oportunidade foram votadas e aprovadas as seguintes matérias:

Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Francisco de Assis Gomes da Silva – Tidão.

Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Sebastião Cândido da Silva.

Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Gasparina Peixoto da Silva.

Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Maria Rosalina de Jesus.

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 033/2024 de autoria do Poder Legislativo, institui o “Setembro Amarelo” no calendário oficial do município de Ceres, dedicado à realização de ações de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, e dá outras providências”.

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 035/2024 de autoria do Poder Legislativo “Dispõe sobre o direito de toda mulher a ter direito a acompanhante, pessoa de sua livre escolha, durante as consultas e exames, inclusive os ginecológicos, outros procedimentos médicos nos estabelecimentos públicos e privados de saúde no âmbito do município de Ceres/GO.

Leia Também:  Prefeitura de Carmo do Rio Verde realizará mutirão para concluir casas populares

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 037/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o Programa Adote um Campo para Captação de Parcerias para a Implantação, Reforma e Manutenção de Campos Públicos de Futebol Municipais de Ceres/GO e dá outras providências”.

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 038/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o Programa Permanente de Inspeção de Pontes e Mata-Burros no Município de Ceres/GO, e dá outras providências”.

Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 039/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o ‘Dia Municipal de Acolhimento do Paciente Oncológico no município de Ceres/GO e dá outras providências”.

Ver. FREDERICO DE OLIVEIRA SANTOS

– Presidente da Câmara Municipal –    

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA