Com dívidas, prefeitura de Nova Glória desliga energia das ruas

Publicados


Sem dinheiro para quitar a dívida que tem com a empresa que fornece eletricidade, a Prefeitura de Nova Glória, no Vale do São Patrício, na região central de Goiás, decidiu desligar parte da iluminação pública da cidade. A medida, que deixou muitas ruas escuras, desagradou a população.

Segundo os moradores, a maioria das vias está sem luzes ligadas há mais de uma semana. Naquelas ruas em que o serviço foi mantido, os postes operam em esquema de revezamento, sendo que apenas algumas lâmpadas permanecem acesas.

“Eu estava no serviço e, quando eu chego, está tudo apagado. Não tivemos uma explicação das autoridades pela falta de iluminação pública na cidade”, disse o servidor público Lourivaldo Gomides. A aposentada Osvaldina Macedo também reclamou da medida, que aumentou a sensação de insegurança. “A gente tem medo, pois olha como o mundo está. Então, a gente dorme assustada”, disse.

Na porta do Colégio Estadual Bezerra de Menezes a escuridão também incomoda os estudantes. “Se não voltar a gente terá que fazer um abaixo-assinado, pois como é que vamos fazer com esse escuro? Se a gente vem de carro tem medo que o veículo seja roubado. Se vem a pé, tem medo também”, afirmou a aluna Laura de Matos.

Leia Também:  Vereador de São Francisco de Goiás é cassado por bancar uísque e cigarros com dinheiro público em confraternização

Em uma praça da cidade, onde as crianças costumam brincar no parquinho, nenhuma luz foi mantida acesa. Com isso, todos tem que correr para casa assim que o sol vai embora. “Às vezes, ficam uns malandros sentados ali, fumando, e a gente não vê direito. Aí não dá para ficar”, contou a estudante Iohanny Cálita Santos.

Dívidas Por telefone, o prefeito de Nova Glória, José Antônio Duarte (PSDB), confirmou que as lâmpadas não estão queimadas e que foram desligadas em função de três meses de dívidas com energia que o município acumula. Segundo ele, só em agosto passado, a conta da iluminação gasta na cidade e de seus oito povoados foi de R$ 76 mil. Ele diz que ao há prazo para que as lâmpadas sejam religadas. “Isso enquanto não tiver recurso. Nós tentamos aprovar o projeto no ano passado, mas a Câmara não aprovou. Então, enquanto não podemos trabalhar, não podemos acumular [dívidas]. Se o país está passando dificuldades, imagine um município pequeno como o nosso”, justificou o prefeito.

Leia Também:  Talles Barreto é agraciado com título de cidadão hidrolinense

A Companhia Hidroelétrica São Patrício (Chesp), empresa que fornece energia para Nova Glória, confirmou que a prefeitura está devendo há três meses. No entanto, a empresa destacou que foi a administração municipal quem decidiu, por conta própria, desligar a iluminação da cidade.

O município tem cerca de 8 mil habitantes. É o único da região do Vale do São Patrício em que a população não paga taxa de iluminação pública, que é de responsabilidade da prefeitura. Mas, enquanto o impasse não é resolvido, os moradores pedem socorro.

Da Redação com o G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Caiado dá nova demonstração de força e União Brasil conquista 94 prefeituras em Goiás

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado e Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil. Foto: Divulgação

O União Brasil, partido presidido em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, elegeu 589 prefeitos em todo o Brasil nas eleições municipais deste ano. Deste total, 94 estão em Goiás, o que representa quase 16% de todas as vitórias do partido no País. O número expressivo renova a força da legenda no estado, onde pode ainda conquistar a capital — a definição ficou para o segundo turno.

A eleição deste ano marca um crescimento significativo no número de prefeituras conquistadas pelo União Brasil em Goiás. Em 2020, antes da fusão que criou o partido, o DEM de Ronaldo Caiado conquistou 62 prefeituras. Já o PSL, que viria a se unir ao DEM para formar o União Brasil em 2022, elegeu 5 prefeitos. Em 2024, portanto, o União Brasil avança mais de 40% em relação às últimas eleições municipais em Goiás.

Com a conquista de municípios importantes, o União Brasil fortaleceu sua presença em todas as regiões do estado. No Entorno de Brasília, por exemplo, vai comandar Águas Lindas e Luziânia; na Região Metropolitana de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. O partido também sagrou-se vitorioso em cidades estratégicas como Ceres, Rialma, Jaraguá, Goianésia no Vale do São Patrício, além de Porangatu, Iaciara, Simolândia, Inhumas e Itumbiara.

Leia Também:  É hora de ampliar a discussão para as ruas, diz Ronaldo Caiado

O governador Ronaldo Caiado celebrou os resultados obtidos no cenário estadual. “O União Brasil mostrou sua força em Goiás. Elegemos 94 prefeitos em todo o estado, fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento local, por meio de parceiras para continuar com o avanço da qualidade de vida para os mais de sete milhões de goianos”, afirmou o governador. Presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda esteve em Goiânia no domingo de eleições e, antes do resultado, afirmou que esperava que o partido fizesse cerca se 500 municípios, número que foi superado após a apuração.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA