Tecnologia

Governo de Goiás abre plataforma em nuvem do Executivo para a Defensoria Pública

Go Cloud permite acesso a serviços de infraestrutura, plataforma e software de alta performance. Parceria visa melhorar serviços prestados à população e contribuir com a transformação digital do Estado.

Publicados

Sedi e Defensoria Pública assinam termo de cooperação para oferecer serviços de hospedagem em nuvem privada do Estado. Foto: Sedi.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) assinou, nesta quarta-feira (7), um Termo de Cooperação Técnica com a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), para oferecer os serviços de infraestrutura, plataforma e software por meio da nuvem privada do Estado, a Go Cloud. A partir de agora, a Defensoria Pública participará de todo ambiente de dados compartilhados do Estado para melhorar a qualidade de vida da população e a tomada de decisão. Ela vai usufruir de componentes fundamentais do Data Center, a exemplo de recursos computacionais, de armazenamento, de manutenção energética e refrigeração.

Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, a cooperação com a Defensoria Pública contribui com a transformação digital no Estado e visa melhorar a vida do cidadão. “O projeto que estamos desenvolvendo na secretaria é dar suporte não só de máquinas, mas também técnico, porque no final das contas o Estado quer usar a tecnologia da informação para simplificar as questões burocráticas e facilitar a vida das pessoas”.

Leia Também:  Celular se torna principal forma de acesso à internet no Brasil

O defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior, explica que a parceria com a Sedi vai oferecer ferramentas essenciais para o crescimento da Defensoria Pública. “O aprendizado de reuniões com o governador, chefes de poderes e órgãos autônomos mostra que todo muito precisa cooperar naquilo que tem a oferecer”, falou ao citar a cooperação da OVG na realização de testes de paternidade e da GoiásPrev para análise de processos de aposentadoria.

Go Cloud

Lançada em junho de 2022, a plataforma de computação em nuvem Go Cloud oferece infraestrutura moderna, com o intuito de expandir a capacidade digital do Governo de Goiás, desburocratizar processos e melhorar a oferta de serviços digitais para a população.

O Governo de Goiás investiu mais de R$70 milhões em nuvem privada e outros R$25 milhões em equipamentos de Data Center nos últimos quatro anos, resultando em mais praticidade, modernidade, segurança e eficiência.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Segurança nos aplicativos: como evitar o vazamento de dados?

Especialista em tecnologia detalha medidas para garantir a privacidade online.

Publicados

em

Segurança nos aplicativos: como evitar o vazamento de dados? Foto: iStock

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a segurança dos dados dos usuários tornou-se uma das maiores preocupações. Com tantos aplicativos em nossos dispositivos móveis e computadores, surge a necessidade de garantir que as informações pessoais permaneçam protegidas contra possíveis vazamentos.

Michelle Menhem, especialista em tecnologias, destaca a importância de senhas fortes, controle de acesso, criptografia de dados sensíveis e o cumprimento de regulamentos de privacidade, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), fundamentais para garantir a privacidade dos usuários.

É importante realizar testes regularmente e implementar padrões de segurança de dados”, explica a especialista. Ela também ressalta que os próprios usuários desempenham um papel fundamental na prevenção de vazamentos de dados, ao seguir as melhores práticas de prevenção e estar cientes dos riscos online.

Para garantir que os dados dos usuários estejam protegidos, é recomendado o controle de acesso rigoroso para limitar quem pode visualizar e modificar informações, backups regulares para prevenir perdas de dados, monitoramento constante de proteção para identificar e responder a possíveis ameaças, atualizações frequentes de software para corrigir vulnerabilidades e a implementação de políticas claras de segurança para garantir a conformidade e a adesão às melhores práticas de proteção de dados“, ressalta Michelle.

Leia Também:  WhatsApp limita reenvio de mensagens a 1 destinatário por vez em meio à crise do novo coronavírus

Manter os dados seguros é uma preocupação cada vez maior, por isso, é necessário adotar medidas que protegem nossas informações pessoais”, finaliza Michelle.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA