Saúde

Alimentos com glúten que celíacos devem evitar

Alimentos com glúten que os celíacos devem evitar consumir

Publicados

Cevada- Foto: Gilson Abreu/AEN- GP

Apesar de ser pouco discutida, a doença celíaca é uma condição bastante comum e afeta cerca de 1% a 2% da população mundial, segundo informações do Ministério da Saúde. Essa condição é desencadeada pela reação do sistema imunológico à ingestão de glúten, uma proteína presente no trigo, centeio e na cevada.

Classificada como uma condição autoimune, a doença celíaca tem potencial para causar danos significativos ao revestimento do intestino delgado, resultando em complicações e prejuízos à absorção adequada de nutrientes .

“A doença celíaca é uma condição que requer cuidados especiais na alimentação e no estilo de vida. Embora possa ser desafiador seguir uma dieta rigorosa sem glúten, é possível ter uma vida saudável e feliz, desde que sejam tomados os cuidados adequados”, diz a nutricionista funcional Cris Ribas Esperança.

A seguir, confira alimentos com glúten que os celíacos devem evitar consumir;

Cevada
Assim como o trigo, a cevada contém gliadina, que desencadeia a resposta imune característica da doença celíaca. O consumo de cevada pode resultar em danos nas vilosidades intestinais, prejudicando a absorção de nutrientes e causando desconforto gastrointestinal.

Leia Também:  PM recupera em Rubiataba, motocicleta furtada em Goiânia

Malte
Geralmente feito a partir da cevada, o malte também deve ser evitado pelos celíacos, pois pode causar danos às vilosidades intestinais e dificultar a digestão e absorção adequada de nutrientes. Ele pode ser encontrado na cerveja, em biscoitos, barras de cereais, chocolates e vários outros alimentos.

Bolos e sobremesas convencionais
Muitos bolos e sobremesas são preparados com ingredientes que carregam a gliadina, substância extremamente prejudicial para pacientes celíacos. O consumo desses produtos pode resultar em sintomas gastrointestinais e inflamação no sistema digestivo.

 

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Prioridade na Saúde Preventiva de Meninos

De autoria do deputado federal Zacharias Calil, a Lei 14.694/2023 ressalta os cuidados com a saúde de meninos até 15 anos.

Publicados

em

Deputado federal Zacharias Calil.

O Novembrinho Azul tem por objetivo a conscientização sobre exames preventivos e cuidados com a saúde de meninos até 15 anos. De autoria do deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB), a Lei 14.694/2023 ressalta a importância de promover a prevenção e atenção aos principais sinais, como quadros de dor, aumento testicular e incentivar a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV).

Presidente de duas frentes parlamentares no Congresso Nacional, a da Primeira Infância e da Saúde, Zacharias Calil destacou que a mobilização ocorreu aproveitando a visibilidade do mês mundial de combate ao câncer de próstata, para poder discutir e tomar medidas para cuidar da saúde, também de meninos.

“É muito importante chamarmos a atenção da sociedade, dos pais, para que procurem um médico e sejam tratados de uma maneira adequada das patalogias das crianças do sexo masculino. Além disso, também queremos chamar a atenção para doenças como fimose, hipospádia, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária, varicocele e câncer de escroto”, avaliou.

Leia Também:  Mapa da SES-GO aponta que Goiás está em calamidade por conta da Covid-19

O Ministério da Saúde determina que a vacinação contra o HPV aconteça com meninos de 9 a 15 anos de idade. Além de esclarecer para os pais e para as crianças a importância dessas medidas, o Novembrinho Azul também estabelece a formação dos profissionais de saúde para que lidem com meninos desta faixa etária e destacam a urgência de tratamentos preventivos para evitar tais doenças na vida adulta.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA