Estado
Governo de Goiás concede desconto no IPVA a 542 mil inscritos na Nota Goiana
Número de consumidores que conseguiram redução no imposto por meio do programa de incentivo à cidadania fiscal aumentou 13% em 2024.
Mais de 542 mil pessoas receberam desconto de até 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024, por meio do Programa Nota Fiscal Goiana (NFG). O Governo de Goiás concedeu o benefício a inscritos na NFG que pediram CPF na nota entre dezembro de 2022 e novembro de 2023.
O balanço divulgado pela Secretaria da Economia aponta aumento de 13,2% na quantidade de contribuintes com redução no imposto. Ao todo, 479.096 pessoas conseguiram desconto no IPVA 2023, número que subiu para 542.349 no exercício de 2024.
O calendário de vencimentos do IPVA 2024 em Goiás continua nesta segunda-feira (15) e está disponível para consulta no site da Economia (www.economia.go.gov.br). Neste ano, os donos de veículos que efetuarem o pagamento do valor total em janeiro, conforme o calendário, terão redução de 7% no imposto, além do percentual acumulado por meio da Nota Fiscal Goiana. Com isso, a redução total pode chegar a 17% no pagamento à vista do IPVA neste mês.
Vence na próxima semana a parcela única com desconto de 7% para os finais de placa 6 (15/1), 7 (16/1), 8 (17/1), 9 (18/1) e 0 (19/1). Também na segunda-feira começa o calendário de vencimento da primeira parcela para os motoristas que optaram por dividir o imposto em até dez vezes. O boleto deve ser gerado pelo próprio contribuinte no site do Detran-GO (goias.go.gov.br/detran) ou no aplicativo Detran GO ON.
Números
Para alcançar o desconto mínimo de 5% da Nota Goiana, o consumidor deve acumular pelo menos 12 bilhetes no período de um ano, sendo que R$ 100,00 em compras dão direito a um bilhete. A redução é gerada automaticamente e consta no boleto do IPVA em todos os veículos registrados no CPF do participante. O benefício é concedido, inclusive, aos motoristas que optarem pelo parcelamento. Só perde o desconto quem pagar o IPVA após a data-limite de vencimento, em setembro ou outubro.
A maior parte dos consumidores (351,3 mil) que conseguiram o desconto alcançou 5%. Na faixa dos 6% estão 119,2 mil inscritos na Nota Fiscal Goiana. O IPVA ficará 7% mais barato em 2024 para 39 mil proprietários de veículos; 8% para 16 mil condutores e 9% no caso de 7,8 mil contribuintes.
Na faixa mais alta de desconto (10%) estão 8,7 mil pessoas. Também nesse último grupo foi registrado o maior crescimento de beneficiários entre o IPVA 2023 e o deste ano: 46%. O consumidor pode acompanhar quanto acumulou de desconto no painel “Bilhetômetro de IPVA”, disponível na área restrita do site da Nota Fiscal Goiana (www.economia.go.gov.br/nfgoiana). Basta realizar o login para ter acesso às informações.
2025
O coordenador da Nota Fiscal Goiana, Leonardo Vieira de Paula, lembra que o prazo para conseguir desconto no IPVA 2025 já está contando. Serão consideradas notas com CPF emitidas no comércio varejista goiano entre dezembro de 2023 e novembro de 2024.
“Basta ser inscrito no programa e ter o hábito de pedir o CPF na nota em todas as suas compras para acumular os bilhetes que serão convertidos em desconto no IPVA”, reforça. Para se cadastrar na Nota Fiscal Goiana, acesse o site www.economia.go.gov.br/nfgoiana. Os participantes também concorrem a sorteios mensais de prêmios em dinheiro.
Serviço
Desconto no IPVA – Nota Fiscal Goiana
5% – de 12 a 75 bilhetes
6% – de 76 a 150 bilhetes
7% – de 151 a 225 bilhetes
8% – de 226 a 300 bilhetes
9% – de 301 a 375 bilhetes
10% – a partir de 376 bilhetes
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
ESTADO
PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiás
A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.
PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiá
A Polícia Civil (PC), representada pelo Delegado-Geral André Ganga, participou, na tarde desta segunda-feira (14), da apresentação da nova redução em todos os índices de criminalidade em Goiás, a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). A queda chega a até 97,31%, no caso de roubo de carga, de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano de 2018. Os homicídios dolosos recuaram 56,07%, o roubo de veículos caiu 93,18% e o roubo a instituições financeiras teve queda de 100%, no período mencionado.
A PC apontou como as investigações criminais foram fundamentais para redução da estatística dos crimes no estado. No comparativo de janeiro a setembro de 2023 e neste mesmo período de 2024, houve um aumento de 13,18% no número de inquéritos policiais remetidos ao Judiciário com autoria; a quantidade de operações saltou, no mesmo período, para 43,57%; e o aumento do número prisões foi de 45,67%. A PCGO também aumentou em 37,2% a quantidade de carteiras de identidades emitidas no período mencionado.
A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- Agronegócio7 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- Agronegócio4 dias atrás
Goiás deve se tornar líder na produção de trigo no Brasil
- Agronegócio6 dias atrás
Brasil amplia importações, mas tem previsão de recorde histórico
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- Agronegócio5 dias atrás
Mercado de terras agrícolas no Brasil passa por transformação com aumento da seletividade e avanço da agricultura
- ARTIGO4 dias atrás
Cresce a violência no Brasil