Philippe Coutinho brilha e garante empate no clássico entre Flamengo e Vasco
O clássico entre Flamengo e Vasco, disputado neste domingo no Maracanã pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi marcado pelo brilho de Philippe Coutinho. O meia, que saiu do banco de reservas, marcou o gol de empate e garantiu o 1 a 1 no placar, estendendo a sequência invicta do Vasco para seis jogos na liga nacional.
O Flamengo dominou a maior parte do jogo e abriu o placar com Gerson no segundo tempo. No entanto, em uma das poucas escapadas do Vasco, Coutinho brilhou e evitou a vitória rubro-negra.
Situação na tabela
Com o empate, o Flamengo se distancia ainda mais da briga pelo título brasileiro. O Rubro-Negro agora soma 45 pontos em 25 jogos, ocupando a quarta colocação, oito pontos atrás do líder Botafogo, que tem um jogo a mais. O Vasco, com 35 pontos em 25 jogos, está na oitava posição.
Estreias e mudanças
O técnico Tite promoveu duas estreias no Flamengo: Alex Sandro, que substituiu o suspenso Ayrton Lucas na lateral esquerda, e o atacante equatoriano Gonzalo Plata, que começou no lugar de Arrascaeta. A dupla de estreantes quase deixou sua marca logo aos seis minutos, quando Alex Sandro cruzou e Gonzalo Plata não conseguiu finalizar como queria.
Aos 17 minutos, Tite foi forçado a fazer a primeira substituição devido a uma lesão no joelho direito de Luiz Araújo, que deu lugar a Arrascaeta. O Flamengo continuou pressionando, mas encontrou um Léo Jardim inspirado, que fez grandes defesas, incluindo uma cabeçada perigosa de Pulgar aos 21 minutos.
Primeiro tempo
O Flamengo foi superior durante todo o primeiro tempo, mas não conseguiu traduzir a dominância em gols. Aos 31 minutos, Arrascaeta roubou a bola de Sforza e invadiu a área, mas não conseguiu finalizar e a bola escapou de Léo Ortiz. O Vasco teve uma chance perigosa aos 35 minutos, quando David acertou o travessão, mas estava em posição de impedimento.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com o Flamengo novamente buscando o ataque. Aos 16 minutos, Gonzalo Plata ajeitou para Bruno Henrique, que acertou a trave. Tite então fez mais substituições, colocando Wesley e Carlinhos nos lugares de Varela e Bruno Henrique. Rafael Paiva, técnico do Vasco, respondeu colocando Rayan no lugar de Jean David.
O Flamengo finalmente abriu o placar aos 26 minutos. Wesley encontrou Arrascaeta, que ajeitou para Gerson chutar com categoria no canto: 1 a 0. Dois minutos depois, Rafael Paiva colocou Philippe Coutinho e Emerson Rodríguez em campo, substituindo Payet e David.
Gol de empate
Aos 41 minutos, o Vasco empatou. Após um contra-ataque, Puma Rodríguez cruzou e Philippe Coutinho apareceu para marcar seu primeiro gol desde o retorno ao Vasco, garantindo o 1 a 1 no clássico.
O Flamengo dominou a maior parte do jogo, mas a falta de eficiência nas finalizações e a boa atuação do goleiro Léo Jardim impediram uma vitória. O Vasco, por outro lado, mostrou resiliência e aproveitou uma das poucas oportunidades que teve para empatar, graças ao talento de Philippe Coutinho.
O empate mantém o Vasco em uma boa sequência invicta e deixa o Flamengo com a necessidade de melhorar sua eficiência ofensiva para continuar na luta pelo título.
Próximos desafios
O Flamengo volta a campo na quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), para enfrentar o Peñarol, do Uruguai, pelas quartas de final da Copa Libertadores, no Maracanã. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso será contra o Grêmio, no domingo, às 18h30, na Arena do Grêmio. O Vasco enfrentará o Palmeiras no domingo, às 16h, no Estádio Mané Garrincha.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1X1 VASCO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 15/09/2024
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Cartão amarelo: Lucas Piton (Vasco)
Gols: Gerson, aos 26′ do 2ºT (Flamengo), Philippe Coutinho, aos 41′ do 2ºT (Vasco)
FLAMENGO: Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar (Evertton Araújo), Léo Ortiz e Gerson; Luiz Araújo (Arrascaeta e depois Gabigol), Gonzalo Plata e Bruno Henrique (Carlinhos). Técnico: Tite.
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Maicon, Léo e Lucas Piton; Sforza, Hugo Moura (Mateus Carvalho) e Payet (Philippe Coutinho); David (Emerson Rodríguez), Jean David (Rayan) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Fonte: Esportes
ESPORTES
Botafogo empata com Atlético-MG e vê Palmeiras se aproximar na briga pelo título
Nesta quarta-feira, o Botafogo enfrentou o Atlético-MG em Belo Horizonte e saiu com um empate sem gols, em um jogo marcado por domínio carioca e resistência mineira. Com o resultado, o Botafogo chegou a 69 pontos, mas viu o Palmeiras se aproximar na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG, por sua vez, foi a 42 pontos e caiu para a 11ª posição na tabela.
Desde o início da partida, o Botafogo mostrou superioridade. Aos dez minutos, Almada arriscou um chute de fora da área, obrigando o goleiro Everson a fazer uma defesa difícil, mandando a bola para escanteio. O domínio do Glorioso continuou, mas a forte marcação do Atlético-MG dificultava a criação de chances claras de gol.
A situação do time mineiro se complicou ainda mais aos 40 minutos, quando o lateral esquerdo Rubens foi expulso após receber dois cartões amarelos em um curto intervalo de tempo. Com um jogador a mais, o Botafogo intensificou a pressão, mas não conseguiu balançar as redes. Nos acréscimos do primeiro tempo, Vitinho teve uma boa oportunidade ao cabecear um cruzamento, mas a bola passou por cima do travessão.
No segundo tempo, o Botafogo manteve a pressão em busca do gol. Aos 16 minutos, Vitinho novamente apareceu bem, cabeceando para uma boa defesa de Everson. Marlon Freitas também tentou de cabeça, mas o goleiro mineiro estava atento. Jeffinho quase marcou em um chute que passou perto do gol, mas a bola não entrou.
O Atlético-MG, mesmo com um jogador a menos, conseguiu chegar ao ataque aos 28 minutos, mas a defesa do Botafogo impediu a finalização. Nos minutos finais, os cariocas continuaram buscando o gol da vitória. Bastos teve uma chance em um cruzamento rasteiro, mas a bola foi pela linha de fundo. Já nos acréscimos, Alexander Barboza foi expulso, deixando o Botafogo também com dez jogadores em campo.
Apesar da pressão e das oportunidades criadas, o Botafogo não conseguiu superar a retranca do Atlético-MG, que soube se segurar e garantir o empate. Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Vitória no estádio Nilton Santos, enquanto o Atlético-MG viaja para enfrentar o São Paulo no Morumbi, ambos os jogos acontecendo no sábado.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 0 X 0 BOTAFOGO
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 20/11/2024
Horário: 21h30
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Daniel Paulo ZIolli (SP)
Cartões amarelos: Deyverson, Matheus Mendes, Zaracho, Igor Rabello e Lyanco (Atlético-MG)
Cartões vermelhos: Rubens (Atlético-MG); Alexander Barboza (Botafogo)
ATLÉTICO: Everson; Renzo Saravia, Bruno Fuchs e Lyanco; Mariano, Otávio (Bernard), Fausto Vera, Zaracho (Paulo Vitor) e Rubens; Deyverson (Hulk) e Paulinho (Igor Rabello). Técnico: Gabriel Milito
BOTAFOGO: John, Vitinho (Jeffinho), Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas, Eduardo (Junior Santos) e Thiago Almada; Luiz Henrique (Matheus Martins) e Tiquinho Soares (Igor Jesus). Técnico: Artur Jorge
Fonte: Esportes
- ARTIGO7 dias atrás
Inveja
- ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- Agronegócio7 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- Agronegócio6 dias atrás
Brasil amplia importações, mas tem previsão de recorde histórico
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- Agronegócio4 dias atrás
Goiás deve se tornar líder na produção de trigo no Brasil
- Agronegócio5 dias atrás
Mercado de terras agrícolas no Brasil passa por transformação com aumento da seletividade e avanço da agricultura