Previsão do Tempo
Em Goiás, tempestades, granizo e rajadas de vento já tem previsão para atingir cidades
O Inmet revelou regiões e cidades que devem ser mais afetadas com temporal.
Nesta quarta-feira (2), o cenário de altas temperaturas encabeçadas por onda de calor, que devem atingir Goiás e será substituído por chuvas intensas, com direito a rajadas de ventos e granizos, ainda no fim desta semana.
A coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabete Alves Ferreira, afirmou que a partir do próximo domingo (7), diversos municípios de Goiás podem começar a receber precipitações.
De acordo com Elizabete, a situação se deve à combinação de umidade com calor que favorecerá a ocorrência de chuvas, que devem ser acompanhadas com rajadas de vento, granizo e elevação de poeira.
“Tem essa condição, como já vem ocorrendo em Jataí. Qualquer umidade que tenha, como está muito quente, vai favorecer na ocorrência de pancadas e chuvas fortes, que devem vir com rajadas de ventos e granizo”, disse.
Dentre as regiões mais afetadas, a profissional destacou que a Centro-Sul deve ser a mais impactada. De acordo com ela, cidades como Jataí, Mineiros, Rio Verde, além de Goiânia e Catalão deverão registrar chuvas ao longo do período.
Segundo Elizabete, o cenário – que deve começar ainda na primavera – deve prevalecer até o verão, mas de forma mais regular e com menor intensidade.
“Nessa mudança [de calor para fortes chuvas], elas chegam com essa característica de serem mais fortes. Depois que a chuva figura, elas ficam mais regulares. Começa esse tipo de chuva na primavera e segue até o verão”, enfatizou.
Importante destacar que, um alerta foi emitido pelo Inmet, as temperaturas estarão 5º C acima da média até quarta-feira (2) e poderão ser registradas nas cidades das regiões Central, Leste, Sul e Noroeste de Goiás.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
CIDADES
Miguel e Helena são os nomes mais escolhidos em Goiás em 2024
Nome masculino lidera o ranking pelo quinto ano consecutivo, já o feminino pelo segundo ano.
Os nomes Miguel e Helena foram os mais escolhidos para o registro de crianças em 2024, em Goiás. Helena liderou entre os nomes femininos e foi o nome mais registrado entre os recém-nascidos, com 1.164, pelo segundo ano consecutivo. Já Miguel, teve 1.008 registros, lidera o ranking pelo quinto ano. Os dados foram divulgados pelo Portal da Transparência do Registro Civil.
Em 2022, o nome deixou de ser imutável no Brasil. Desde junho do último ano, é possível a qualquer adulto maior de 18 anos alterar o nome em cartório, independentemente do motivo; e pais de bebês, em consenso, alterarem o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento – Lei Federal 14.382/2022.
Segundo Bruno Quintiliano, conselheiro da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Goiás (Arpen-GO), vice-presidente da Arpen Brasil e Tabelião do cartório que leva seu nome, por muito tempo, “Enzo e Valentina” tomaram conta das maternidades e cartórios, mas, aqui em Goiás, o jogo virou e outros nomes assumiram o topo do ranking de mais registrados no estado em 2024.
Outra característica das escolhas mais registradas no estado mostra a preferência dos brasileiros por nomes simples e bíblicos como Davi, Gael, Ravi e Noah entre os homens, e Maitê, Aurora e Isis, entre as mulheres, têm crescido e já figuram na lista dos 30 mais escolhidos pelos pais ao longo do ano em todo o estado. Veja abaixo o ranking dos dez nomes mais registrados.
10 nomes masculinos mais registrados
- Miguel- 1.008
- Ravi – 826
- Gael – 765
- Heitor – 758
- Noah – 708
- Davi – 696
- Arthur – 650
- Samuel – 573
- Theo – 570
- Anthony – 550
10 nomes femininos mais registrados
- Helena – 1.164
- Cecília – 925
- Aurora – 703
- Alice – 701
- Maria Cecília – 635
- Maite – 600
- Laura – 599
- Maria Alice – 483
- Isis – 483
- Heloisa – 478
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- POLÍTICA6 dias atrás
Ceres: Vereador com mandado de prisão em aberto toma posse na Casa de Leis
- CIDADES3 dias atrás
Governo de Goiás recebe inscrições para casas a custo zero em 15 municípios
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Homem de alta periculosidade foge da prisão e autoridades recomendam cuidado para moradores de GO e DF
- LOTERIA3 dias atrás
Apostador de São Francisco de Goiás ganha R$ 2 milhões na Quina
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Mulher mata marido alegando proteção do filho de 5 meses, em Jaraguá
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Cerca de 100 mil garrafas de cerveja e Whisky sem nota fiscal são apreendidas pela PRF na BR-153, em Porangatu; Assista
- CIDADES5 dias atrás
PM morre durante passeio ao Hot Park com a família
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Porangatu, homem é preso suspeito de estuprar filha, enteada e vizinha bebê