Livro digital incentiva bioeconomia e agricultura familiar no Cerrado

Publicados

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou nesta semana o e-book do programa Cerrado Tech, que apresenta diagnóstico de cinco cadeias produtivas estratégicas à bioeconomia e à agricultura familiar.

O evento foi realizado no HUB Goiás, com a presença do titular da Secti, José Frederico Lyra Netto, consultores contratados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e representates de instituições de ensino e pesquisa.

O estudo, feito com apoio do BID, busca solucionar gargalos e impulsionar o desenvolvimento sustentável em Goiás.  O trabalho, parte do Programa Cerrado Tech, vai subsidiar a implementação das Mesas Executivas, uma metodologia inovadora de governança que busca identificar e superar desafios, além de potencializar aspectos positivos nas cadeias produtivas. O e-book pode ser acessado no link.

“Este é o primeiro produto do Cerrado Tech, um programa inovador que une ciência, tecnologia e sustentabilidade. Com apoio do BID, mapeamos desafios e oportunidades em setores como barú, pequi e mel, e agora avançamos para soluções concretas”, explica o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.

Leia Também:  Publicado regulamento da lei que institui o Quita Goiás

Para Renato Moreira, sócio-proprietário da empresa Fruta Baru, localizado em Mineiros, o projeto Cerrado Tech é uma iniciativa importante para a cadeia do agroextrativismo.

“A gente busca maior conhecimento e parcerias para o desenvolvimento das ações do processamento do fruto Baru. Atualmente, conhecemos cinco por cento das possibilidades deste fruto, que é a castanha. Queremos aumentar o valor agregado e aumentar a geração de renda para os extrativistas, que são as comunidades, os produtores de Baru”, avalia.

Cerrado Tech

Ebook pode ser acessado gratuitamente pelo link (Imagem: Secti)

A publicação traz uma análise detalhada das cadeias produtivas de três produtos da sociobiodiversidade do Cerrado – pequi (Caryocar brasiliense), fava d’anta (Dimorphandra mollis Benth.) e baru (Dipteryx alata) – e dois produtos da agrobiodiversidade da agricultura familiar em Goiás: mandioca e mel.

O documento também apresenta marcos legais que orientam políticas públicas voltadas à sociobiodiversidade e à agricultura familiar, detalhamento metodológico da pesquisa e estratégias para enfrentamento dos desafios identificados.

Lançada em junho de 2024, a iniciativa tem como premissa a valorização da agricultura familiar e dos produtos agroextrativistas, visando diversificar a economia local para além das commodities tradicionais. O Projeto conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Leia Também:  Governo de Goiás começa distribuição de 40 mil cobertores aos municípios

Goiás lança Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Ipasgo Saúde lança canal no WhatsApp exclusivo para rede credenciada

Publicados

em

O Ipasgo Saúde lançou o Credenciados em Rede, um canal exclusivo no WhatsApp para comunicação com os quase cinco mil prestadores que atendem os beneficiários do maior plano de saúde do Estado de Goiás.

Voltado exclusivamente para profissionais de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios e bancos de sangue credenciados, a nova ferramenta visa promover mais integração, facilitar a rotina dos prestadores de serviço e garantir que informações essenciais cheguem de forma rápida e acessível.

Por meio da nova plataforma, será possível ter acesso em tempo real, diretamente pelo celular, a normativas atualizadas, prazos de procedimentos, comunicados institucionais, entre outras informações que podem otimizar a rotina de trabalho, dar mais agilidade ao gerenciamento de serviços e oferecer um atendimento cada vez melhor aos beneficiários.

Suporte

“Criamos esse canal no WhatsApp para que nossos credenciados tenham um meio ágil e confiável para se manterem informados. Queremos facilitar o acesso às informações e garantir que nossos parceiros tenham o suporte necessário para prestar um serviço de excelência aos beneficiários do Ipasgo Saúde”, explica o presidente da instituição, Vinícius Luz.

Leia Também:  Governo de Goiás decreta ponto facultativo no Carnaval

Segundo o presidente, o canal também reforça o compromisso do plano de saúde com a transparência e a modernização da gestão, além de ser uma ferramenta importante para estreitar o relacionamento entre o Ipasgo Saúde e a rede credenciada.

Para se inscrever e ter acesso a todas as atualizações, basta acessar o WhatsApp, clicar em Atualizações e, no campo de busca, digitar Ipasgo Saúde. Também é possível acessar o link disponibilizado no site e nas redes sociais da instituição.

Ipasgo implanta entrega domiciliar de medicamentos

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA