Saúde

Saúde orienta sobre prevenção às ISTs na semana que antecede o Carnaval

Publicados

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza ao longo da próxima semana, período que antecede o Carnaval 2025, uma série de atividades de orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O objetivo é conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequado e combate ao preconceito relacionado às ISTs. Além disso, as ações visam orientar sobre o PEP (Profilaxia Pós Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré Exposição ao HIV).

A primeira das ações ocorre nesta segunda-feira (24/02), a partir de 8 horas, no Terminal Praça A, em Goiânia, com a entrega de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV às pessoas que passarem pelo local.

Na terça-feira (25/02), a equipe da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES levará a ação ao Terminal Novo Mundo. Já na quinta-feira (27/02), a iniciativa ocorre no Terminal Padre Pelágio e incluirá, ainda, a testagem de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

“É importante reforçar que a testagem é indicada para a população em geral, independentemente de sexo e/ou orientação sexual e a execução do teste rápido é simples e confiável, não necessitando de jejum para realização. O resultado é sigiloso e fica pronto em alguns minutos”, explica a coordenadora de Assistência às ISTs/Aids e Hepatites Virais da SES-GO, Polyanna Ribeiro Guerreiro.

Saúde prevenção às ISTs
Ação é realizada pela equipe da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde em diversos locais da capital (Fotos: Iron Braz e Suyanne Morais)

Blitz educativa

Na sexta-feira (28/02), uma grande ação está programada para ocorrer na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153, em Hidrolândia, no Km 125. Colaboradores do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) e do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), em parceria com a PRF, realizarão uma blitz educativa para alertar sobre esses temas.

Leia Também:  Veja como pagar mais barato nos pedágios da BR-153, BR-080 e BR-414 em Goiás; Cobrança inicia dia 3 de outubro

Na ocasião, serão distribuídos 500 kits de prevenção com preservativos femininos e masculinos, 500 autotestes de HIV, além de materiais informativos. O local foi escolhido por se tratar de ponto estratégico de acesso a importantes destinos turísticos do estado e de trânsito para diversas regiões do país.

Além dessas ações, a Secretaria distribuiu nos últimos dias insumos de prevenção e autotestes de HIV para diversas entidades civis, órgãos, universidades e a trabalhadores(as) do sexo em bairros específicos de Goiânia.

Ainda, a SES firmou uma parceria com a Triunfo Concebra para disponibilização de preservativos aos motoristas nos quatro pedágios do estado durante o período de Carnaval. Ao longo de 2024, a pasta distribuiu mais de 6,5 milhões de preservativos masculinos e femininos para todos os municípios goianos, instituições e ONGs.

PrEP e PEP

Saúde prevenção ISTs
Medicamento emergencial é disponibilizado em unidades de saúde que funcionam 24 horas, como por Cais e UPAs (Fotos: Iron Braz e Suyanne Morais)

A Profilaxia Pré Exposição ao HIV (PrEP) é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV e consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Dessa forma, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.

Já a Profilaxia Pós Exposição (PEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas após terem tido uma exposição de risco, como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de preservativo ou com rompimento do mesmo) e acidente ocupacional (com instrumentos perfuro cortantes ou em contato direto com material biológico).

Para ter eficácia, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco (de preferência nas primeiras 2 horas e em até 72 horas) e deve ser tomada por 28 dias. Por ser um medicamento emergencial, é disponibilizado em unidades de saúde que funcionam 24 horas, como por exemplo nos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Leia Também:  Rialma: Rodovia BR-153 no trevo Sul está totalmente interditada; Assista

“É importante esclarecer que tanto a PEP como a PREP são métodos de prevenção que não substituem o uso do preservativo nas relações sexuais (orais, anais e vaginais), uma vez que este é um dos métodos mais eficientes para prevenir, não apenas HIV, mas todas as ISTs existentes”, reforça Polyanna Ribeiro.

Cenário das ISTs

Entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, foram registrados em Goiás 3.845 casos de HIV, dos quais 3.059 na população masculina e 778 na população feminina, além de 302 casos em gestantes. No mesmo período foram notificados 1.101 casos de Aids. A faixa etária de maior contaminação entre adultos é de 20 a 39 anos (67% dos casos). Quanto à Sífilis, foram verificados 20.460 casos, sendo 1.047 deles de sífilis congênita (quando transmitida da gestante para o bebê) e 6.282 em gestantes. Entre 2023 e 2024 foram notificados, também, 739 casos de Hepatite B e 869 casos de Hepatite C no estado.

Confira a programação

  • Dia 24/2 (Segunda-feira), das 8h às 11h – Terminal Praça A, Goiânia
  • Dia 25/2 (Terça-feira), das 8h às 11h – Terminal Novo Mundo, Goiânia
  • Dia 27/2 (Quinta-feira), das 8h às 11h – Terminal Padre Pelágio, Goiânia
  • Dia 28/2 (Sexta-feira), às 8h – Unidade Operacional da PRF na BR-153, em Hidrolândia, no KM 125

Protocolo Todos Por Elas promove campanha por um carnaval sem assédio

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Goiás Turismo anuncia abertura da Temporada de Pesca Esportiva 2025

Publicados

em

A Goiás Turismo anuncia oficialmente, nesta segunda-feira (24/02), a abertura da Temporada de Pesca Esportiva 2025. Na ocasião, será anunciada a ampliação dos investimentos nos torneios Circuito Goiano de Pesca Esportiva e Gigantes do Araguaia, que contemplarão novos municípios do estado.

A solenidade será realizada às 9h30, no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia, e contará com a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário Nacional de Pesca Industrial, Expedito Neto, deputados, prefeitos e secretários, além do trade turístico.

Torneios

Os torneios serão realizados de março a outubro. No caso do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, o número de municípios passou para 10 participantes. As etapas ocorrerão em Quirinópolis(novo), Alexânia, São Simão, Niquelândia, Inaciolândia (novo), Abadiânia (novo), Buriti Alegre, Luziânia, Catalão, com a final em Três Ranchos.

Já o Gigantes do Araguaia foi ampliado para cinco etapas, ocorrendo em Aruanã, Luiz Alves – distrito de São Miguel do Araguaia, Itacaiú – distrito de Britânia (novo), Bandeirantes – distrito de Nova Crixás, com encerramento em Aruanã.

Leia Também:  Carro oficial da Prefeitura de Santa Isabel envolve em acidente automobilístico; Vídeo

Como incentivo à participação das mulheres, pela segunda vez a Goiás Turismo também vai apoiar os torneios Tucuna Queen, em Três Ranchos, e Rainhas do Araguaia, em Aruanã. Os torneios receberão investimento de cerca de R$ 2 milhões da Goiás Turismo.

Pesca esportiva

Pelo quarto ano consecutivo, a autarquia apoia os eventos de pesca esportiva (modalidade “pesque e solte”) que já injetaram quase R$ 20 milhões na economia dos municípios participantes e inseriram Goiás no cenário nacional. Um dos diferenciais do estado é ser o único a adotar a cota zero, que proíbe o transporte de pescado como medida para preservar as espécies e garantir a piscosidade dos rios e lagos.

Além disso, são desenvolvidas ações de conscientização nas escolas sobre preservação do meio ambiente e distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, dentro da perspectiva de ESG, voltada para o desenvolvimento sustentável.

Serviço

Assunto: Goiás Turismo anuncia abertura da pesca esportiva 2025
Quando: Segunda-feira (24/02), às 9h30
Onde: Saguão da Alego, Av. Emival Bueno, Setor Park Lozandes, Goiânia (GO)

Leia Também:  Dicas saudáveis para incluir o carboidrato na dieta

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA