Pesquisar
Close this search box.
Política

Lincoln Tejota aposta na criação de censo estadual de pessoas com autismo

Deputado Lincoln Tejota (UB).

publicidade

Com o objetivo de oferecer uma legislação mais alinhada com as demandas atuais, Lincoln Tejota (UB) quer atualizar a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, o processo nº 7825/25 sugere uma série de novidades à lei e, entre elas, a criação do Censo Estadual de Pessoas com TEA e o detalhamento de condições mínimas para o Plano Educacional Individualizado (PEI).

A proposta está com a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano e deverá ser distribuída para a relatoria em uma das próximas reuniões do colegiado. A política estadual que se busca atualizar está prevista pela Lei nº 19.075/2015.

Segundo o deputado, o censo recomendado é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. “Dados atualizados sobre a população autista permitirão uma melhor distribuição de recursos e serviços especializados”, explica. A ideia é que o levantamento seja bienal, mapeie e cadastre os indivíduos diagnosticados no estado. A responsabilidade seria do Poder Executivo Estadual.

Preocupado especificamente com as crianças autistas, Tejota também pleiteia que a execução do PEI, o qual elas já têm direito, siga critérios específicos, como, por exemplo, a presença de profissionais qualificados nas unidades de ensino e o treinamento do corpo discente acerca de medidas de controle em casos de crise do estudante.

Leia Também:  Cristiano Galindo pleiteia inclusão de clubes da Série B do Goianão no Programa Nota Fiscal Goiana

Contar com profissionais especializados para acompanhamento individualizado dos estudantes com TEA visa a, dentre outros, incluir a presença de psicólogos e assistentes sociais; formar um conselho de apoio interdisciplinar e desenvolver um ambiente de apoio com a criação de espaços de regulação sensorial.

A proposta de Lincoln Tejota contempla, ainda, que o estado de Goiás desenvolva programas de capacitação continuada para profissionais da educação, saúde e assistência social, visando à garantia de um atendimento especializado e individualizado às pessoas com autismo.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade