O primeiro turno das eleições gerais em Goiás terminou com 53 urnas eletrônicas substituídas, 26 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) registrados e três prisões em flagrante. Apesar das ocorrências, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) avaliou a votação como tranquila e sem registros de grande gravidade.
A quantidade de urnas trocadas correspondeu a 0,4% dos equipamentos utilizados no estado. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-GO, Frank Wendell Ribeiro, o índice ficou abaixo da média histórica, estimada em 1,4%.
As falhas foram pontuais e envolveram principalmente problemas de impressão, bateria e alimentação elétrica. O tribunal informou que não houve ocorrência de caráter sistêmico. Em alguns municípios, dificuldades no fornecimento de energia foram solucionadas com o apoio da Equatorial.
Trindade teve maior número de trocas
O município de Trindade concentrou o maior número de substituições, com 11 urnas trocadas, o equivalente a 2,5% dos equipamentos utilizados na cidade. Conforme o TRE-GO, os aparelhos eram mais antigos, fabricados em 2013.
Também foram registradas substituições em municípios como Santo Antônio de Goiás, Santa Helena, Itajá, Jaraguá, Nerópolis, Goianápolis e Goialândia. Em alguns casos, os equipamentos apresentaram falhas em dispositivos de segurança e foram bloqueados automaticamente pelo sistema.
Ocorrências policiais
O desembargador Gerson Cintra, responsável pela segurança das eleições no TRE-GO, afirmou que os 26 TCOs registrados não envolveram situações de maior gravidade. Além disso, três pessoas foram presas em flagrante durante o processo eleitoral.
As forças de segurança acompanharam a votação nos 246 municípios goianos. O secretário de Segurança Pública de Goiás, coronel Renato Brum, declarou que não houve ocorrências de grande vulto durante o domingo.
A Polícia Federal também informou que as investigações sobre possíveis crimes eleitorais continuam após o encerramento da votação. O Ministério Público Eleitoral acompanhou o pleito por meio de 92 promotores, que realizaram diligências e apuraram denúncias recebidas ao longo do dia.
Filas foram registradas
Filas foram observadas em alguns locais de votação. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, a demora já era esperada porque os eleitores precisaram registrar seis votos.
A concentração de pessoas em determinados horários também contribuiu para o aumento do tempo de espera. Para tentar reduzir as filas, o TRE-GO limitou a 400 o número de eleitores por urna, abaixo do intervalo de 450 a 500 normalmente utilizado.
O tribunal informou que as seções poderiam permanecer abertas após as 17 horas para atender eleitores que já estivessem aguardando na fila.
Totalização dos votos
A transmissão e a totalização dos votos começaram após o encerramento da votação. Antes do envio dos dados, os boletins de urna foram impressos nas próprias seções eleitorais.
Segundo o TRE-GO, as urnas eletrônicas não ficam conectadas à internet durante a votação. Dessa forma, os equipamentos funcionam de maneira isolada e não podem ter o resultado alterado diretamente por uma tentativa de interferência externa.
Os boletins impressos permitem que fiscais e demais interessados acompanhem os resultados de cada seção e comparem os dados com aqueles divulgados posteriormente na totalização.
Ao final da coletiva, a presidente do TRE-GO, desembargadora Elizabeth Maria da Silva, afirmou que a Justiça Eleitoral trabalharia para concluir a apuração com transparência e segurança.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192







































