Uma operação coordenada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) e realizada na manhã de segunda-feira (11/5) resgatou 76 gatos encontrados em condições de maus-tratos em uma residência de Itauçu. A ação envolveu equipes da Prefeitura, serviços de saúde e forças de segurança do município.
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros Militar e as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica participaram da diligência. Segundo representantes do MP-GO, os animais viviam em ambiente insalubre, em estruturas improvisadas, sem alimentação adequada nem assistência veterinária, situação incompatível com padrões mínimos de bem-estar animal.
O local foi periciado por técnicos do Instituto de Medicina Legal Veterinária (IML-Vet), que fizeram a análise das condições encontradas e orientaram sobre as medidas emergenciais e de cuidado posterior para os felinos. Ainda conforme o MP-GO, a perícia subsidiará eventuais procedimentos administrativos e criminais relacionados ao caso.
Além do resgate e do cuidado com os animais, a operação teve caráter assistencial em relação à moradora responsável pelos gatos. A mulher, que já havia sido diagnosticada com transtorno bipolar afetivo e estava sem acompanhamento médico, passou por avaliação clínica durante a diligência. Equipe técnica realizou ajustes na terapia e recomendou internação e acompanhamento multidisciplinar, com foco no restabelecimento da saúde mental e na reintegração à família e à comunidade.
Os gatos resgatados seguem sob avaliação médica-veterinária e serão vacinados e tratados com apoio da Prefeitura de Itauçu. Depois da recuperação clínica e de observações sanitárias, os animais serão disponibilizados para adoção responsável.
A Prefeitura informou que recebe doações de ração e insumos para auxiliar nos cuidados dos felinos. Pessoas interessadas podem contatar o município pelo telefone (62) 99424-5268 ou pelo e-mail [email protected].
Procurado, o MP-GO destacou que ações integradas entre órgãos de saúde, assistência social e segurança pública são essenciais para proteger animais e garantir também medidas protetivas e de tratamento a pessoas em situação de vulnerabilidade. O caso passará por acompanhamento ministerial para definição de eventuais medidas legais.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192














































