Pesquisar
Close this search box.
Política

Ao lado do presidente Lula, ministro André Fufuca acompanha desfile de 7 de Setembro em Brasília

O evento, que teve a presença de outros ministros e autoridades, ressaltou a mensagem de um Brasil Soberano.

publicidade

O ministro do Esporte, André Fufuca, acompanhou, ao lado do presidente Lula, o desfile de 7 de Setembro em Brasília, na manhã deste domingo (7). O evento, que teve a presença de outros ministros e autoridades, ressaltou a mensagem de um Brasil Soberano. A cerimônia destacou as comemorações do Dia da Independência amparada por três eixos temáticos – Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro.

“Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro. Mantemos relações amigáveis com todos os países, mas não aceitamos ordens de quem quer que seja. O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, acentuou Lula, em pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite de sábado (6), em razão do 7 de Setembro.

Foi uma festa democrática, com participação popular de cerca de 50 mil expectadores, marcada por novidades, tanto no campo da música quanto na participação de mascotes especiais, além da programação tradicional das tropas das Forças Armadas – Marinha, Exército e Forças Aéreas – e do sempre emocionante show da Esquadrilha da Fumaça.

Atletas Paralímpicos

Dentro do bloco Brasil do Futuro, O desfile contou com a participação de atletas paralímpicos integrantes do Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, um dos maiores programas de patrocínio individual de atletas no mundo. O programa garante condições mínimas para eles que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.

Leia Também:  Em Rialma, PM é acionada para ajudar a conter homem em suposto surto psicótico

Foi um prazer participar do desfile de 7 Setembro. Viva o esporte, viva o Brasil! É o Bolsa Atleta tornando o sonho realidade”, disse Júlio Godoy, atleta do parabadminton.

Curupira e Labareda

O desfile foi marcado pela presença de um personagem ilustre: o Curupira, mascote oficial da COP30, que será realizada em Belém, no mês de novembro. Além dele, o tamanduá-bandeira “Labareda”, mascote símbolo nacional das ações de manejo integrado do fogo, participou do desfile.

Brigadistas

A parte do desfile referente à COP30 ainda contou com a presença de brigadistas florestais do Ibama uniformizados e equipados — entre eles representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais, além de veículos caracterizados, incluindo caminhão de comando, veículos 4×4 e caminhonetes usados nas operações.

Orquestra inédita

Outro ponto alto foi a presença da banda sinfônica Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), formada por jovens em situação de vulnerabilidade social. Neste 7 de setembro, os músicos da Neojibá apresentaram o Hino da Independência do Brasil, um típico ‘Dobrado’ e a canção de Edu Lobo e Capinan, Ponteio. Os jovens da banda também tocaram o clássico Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, em frente à tribuna presidencial. A participação do grupo foi inédita no desfile do 7 de Setembro da capital federal.

Leia Também:  ABCD reforça compromisso com a educação antidopagem no Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo

Brasil do Futuro

O eixo Brasil do Futuro valorizou a educação, o esporte, a saúde, a ciência e a infraestrutura. Teve a presença de estudantes do programa Pé de Meia, voltado para evitar a evasão escolar no Ensino Médio e que já beneficiou mais de 4 milhões de estudantes de todo o país.

Maior PAC da História

Estudantes desfilaram com uma faixa com a mensagem ‘O Maior PAC da História’, com o objetivo de mostrar a força dos investimentos realizados na infraestrutura do país. Posicionados atrás dessa faixa, 28 trabalhadores das obras do Novo PAC e outros 25 trabalhadores militares com os EPI’s desfilaram nesse momento.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte, com informações da Secom/PR

Fonte: Ministério do Esporte

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade