Educação
Atividades gratuitas celebram Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Governo de Goiás promove palestras e debates em programação aberta ao público, de 17 a 21 de outubro, apresentando ao público os avanços do uso de tecnologia e inovação na prestação de serviços à população.
O Estado de Goiás sedia entre os dias 17 e 21 de outubro, a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. O evento é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com coordenação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e parcerias com outras secretarias estaduais e municipais, ambientes de inovação, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil.
Durante os cinco dias de evento, várias instituições promoverão atividades gratuitas nos períodos matutino, vespertino e noturno. A proposta é mobilizar a população e os atores do ecossistema de inovação em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, criatividade e atitude científica. O intuito é atrair a atenção do público para a área de pesquisas e tecnologias.
Programação e projetos para 2023
A programação ofertada pela Sedi foi dividida em três eixos temáticos: Expresso e outras ações; Conexões ambientes de inovação, Estado e municípios e Lixo eletrônico como oportunidade de inovação. As palestras e debates acontecerão entre os dias 19 e 20 de outubro no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Também no dia 20, o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação Márcio Cesar Pereira apresentará os avanços em ciência, tecnologia e inovação alcançados pelo governo estadual desde 2019, e os projetos previstos para o ano que vem.
A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação já faz parte do calendário de eventos do Governo de Goiás. Além de mobilizar os participantes em torno da importância da ciência e da tecnologia na vida dos cidadãos, a iniciativa oportuniza à população conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica realizada em Goiás e suas aplicações. Confira a programação completa do evento no endereço https://www.even3.com.br/semana-estadual-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-283051/.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE,
através do WhatsApp (62) 98504-9192
EDUCAÇÃO
Caiado anuncia a criação do Agrocolégio Maguito Vilela
Projeto conta com apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Emater Goiás. Unidade vai oferecer capacitação profissional a jovens do meio rural e facilitar inserção no mercado de trabalho.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, lançou, na quinta-feira (12), o Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, unidade que funcionará no Centro de Treinamento da Emater Goiás. O projeto é inédito e vai oferecer ensino técnico profissional integrado ao Ensino Médio para jovens do meio rural. A previsão é que as primeiras turmas iniciem o curso em 2025.
O governador Ronaldo Caiado definiu a iniciativa como um avanço significativo na educação e no desenvolvimento agrário dentro do estado. “O governo está trabalhando em total parceria. Todos nós estamos de braços dados nessa ação inédita para levar a melhor qualidade de vida à população que vive no campo. É uma grande missão do Estado de Goiás e que faremos virar realidade”, ressaltou o chefe do Executivo goiano.
A implantação do Agrocolégio vai diversificar a oferta no ensino público com a formação de técnicos aptos a trabalhar na extensão rural ou dando sequência à sucessão familiar. A metodologia empregada alterna sala de aula com campo, incentivando os alunos a darem continuidade ao trabalho já realizado, por exemplo, pelos pais.
Com o novo modelo de aprendizagem, os estudantes passarão um mês no Agrocolégio em tempo integral e, ao retornarem para casa, poderão aplicar no campo o que aprenderam com os técnicos agropecuários e especialistas da Emater Goiás. “Não temos dúvida de que será uma referência para o Brasil inteiro esse trabalho conjunto. Mostraremos ao pequeno produtor rural que é possível trabalhar com novas tecnologias, mais produção e melhor qualidade de vida “, enfatizou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.
A secretária de educação do estado de Goiás, Fátima Gavioli afirmou que a novidade ampliará as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens em uma área promissora. “Esses estudantes passarão uma parte do tempo na formação geral básica e colhendo o melhor que puderem nos laboratórios de solo. Mais uma vez, é a força da educação e do agro, do pequeno agricultor, sendo valorizada por essa gestão”, pontuou. Ela explicou que os alunos terão matérias da grade curricular do Ensino Médio e aulas específicas como técnicas agropecuárias.
Histórico
O Agrocolégio Estadual Maguito Vilela foi criado pela Lei Estadual nº 22.555, de 12 de março de 2024, para capacitar alunas e alunos da rede estadual oriundos do campo integrado à educação profissional, visando a permanência destes jovens no meio rural e a sucessão familiar. A capacitação oferece aos estudantes instruções sobre temáticas essenciais para a vida no campo, como irrigação, fitopatologia, entomologia e solos.
O projeto acontece na estrutura da Emater Goiás e conta com auxílio de profissionais especialistas de diversas áreas durante as práticas educativas. Todas as classes funcionarão em regime de internato e semi-internato durante o Tempo Escola. A expectativa é que o primeiro grupo tenha 60 estudantes distribuídos em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio.
Já em 2026, a ideia é que a quantidade de alunos duplique, com 120 estudantes, sendo duas turmas de 2ª série com 30 jovens cada, e outras duas turmas de 1ª série, com a mesma quantidade. Em 2027, a previsão é que sejam 180 estudantes, contando com duas turmas de cada série, com 30 estudantes em cada. O prazo de inscrição para o cargo de gestor do Agrocolégio segue aberto pelos próximos 30 dias e o edital está disponível no site da Seduc (https://goias.gov.br/educacao)
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- Acidente5 dias atrás
Corpo de Bombeiros realiza atendimento de resgate na BR-153, em Rialma
- Acidente7 dias atrás
Caminhão desgovernado invade casa e deixa dois feridos
- Acidente4 dias atrás
Colisão frontal entre carro de passeio e F4000 mata quatro pessoas da mesma família na BR-153, em Rialma; Veja quem são as vítimas
- ARTIGO6 dias atrás
Valorização
- Agronegócio7 dias atrás
Brasil vai vender frango para um dos maiores consumidores do sudeste europeu
- POLÍTICA6 dias atrás
Paulo Vítor vai propor um pacto para o desenvolvimento do Vale do São Patrício e do Norte de Goiás
- VALE DO SÃO PATRÍCIO5 dias atrás
CRV Industrial implementa Programa de Jovens aprendizes com êxito desde 2018
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Campinorte: Caso de incesto é revelado após morte de bebê