cultura

Atletas de Taekwondo representam Goiás nos Jogos da Juventude 2022, em Aracaju

Campeões brasileiros na modalidade, Kauan Júnior, Lucas Uchoa e Rafael Uchoa lutarão por medalhas. Governo de Goiás oferece nesta segunda (5/09) treinamento pré-competição para a equipe.

Publicados

Os atletas goianos de Taekwondo, categoria sub-17, desembarcam nesta terça-feira (06) em Aracaju (SE) para participar dos Jogos da Juventude 2022, o maior evento do esporte de base do País. Nesta segunda-feira (05), das 14h às 16h, o Time Goiás/Taekwondo passa pelo Camping Esportivo Time Goiás, no Ginásio Jardim América, em Goiânia, onde recebe treinamento técnico-tático antes de seguir para a competição realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil, que contará com mais de 4.100 atletas das 27 unidades da Federação.

Com os técnicos Francisco de Assis Magalhães de Sá Júnior e Fidélio Valverdes Pereira, além dos estudantes-atletas, o Time Goiás/Taekwondo é vinculado às unidades escolares da rede pública estadual de ensino. O treinamento pré-competição foi idealizado pelo Governo de Goiás, por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Serão ministradas palestras sobre psicologia do esporte, direito esportivo e temáticas motivacionais e socioemocionais.

Leia Também:  20ª edição do Canto da Primavera, em Pirenópolis está com as inscrições abertas; Assista

“No treinamento em Goiânia, técnicos e equipe acertarão os últimos detalhes para que os atletas vivenciem a competição que irão disputar o mais próximo da realidade, tenham convívio e se sintam preparados para representar Goiás”, destaca Francisco, que é técnico da seleção goiana há 20 anos.

Entre os atletas do Time Goiás estão os medalhistas no Super Brasileiro de Taekwondo Kauan Júnior Oliveira Conceição e Lucas Uchoa Souza. Outro integrante da equipe é

Rafael Pereira Uchoa, que foi ouro na categoria 53 kg dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s). Rafael e Lucas são beneficiados pelo Pró-Atleta, programa de incentivo ao esporte do Governo de Goiás.

“Fico lisonjeado em servir a seleção goiana como técnico. Vamos com tudo para honrar todo esse suporte que temos, com muita garra, muita disciplina e muito esforço para vencer e fazer o melhor por nosso Estado”, afirma Francisco. A organização conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e de federações esportivas.

Confira a equipe Taekwondo

(Feminino)

Leia Também:  Governo lança almanaque da Turma da Mônica sobre Forças Armadas

Hemilly Kristiny Santos – Até 49Kg

Nicolle Ribeiro Santos – Acima de 63Kg

Vitória Fonseca da Silva – Até 55Kg

(Masculino)

Cássio da Silva Oliveira – Até 73Kg

Kauan Júnior Oliveira Conceição – Até 48Kg

Lucas Souza Uchoa – Até 73Kg

Pedro Ernesto Carvalho – Até 55Kg

Rafael Pereira Uchoa – Até 63Kg

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Abertas inscrições para Conferência Goiás de Preservação Audiovisual

Evento é gratuito e será realizado em setembro, na Vila Cultural Cora Coralina, com a participação de cineastas e pesquisadores convidados de Goiás, Distrito Federal, Ceará e Rio de Janeiro.

Publicados

em

Palestrante Joice Scavone. Foto: Divulgação

A 1ª Conferência Goiás de Preservação Audiovisual será realizada na Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), nos dias 11 e 12 de setembro, na Sala Multimídias João Bennio – com capacidade para 50 pessoas. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas já podem ser feitas pelo link https://abre.go.gov.br/eeb5bd0.

Com o objetivo principal de debater a importância da preservação de filmes e obras em vídeo que fazem parte do patrimônio cultural do estado de Goiás, o projeto conta com apoio financeiro da Lei Federal Paulo Gustavo, operacionalizada pelo Governo de Goiás, via Secult Goiás, e pelo município de Goiânia.

Serão dois dias de programação, nos quais o público terá acesso a filmes dos anos 2000 que passaram pelo processo de digitalização, como “Watáu”, de Débora Torres; “Espreita”, de Eládio Garcia; “Anjo Alecrim”, de Viviane Louise; e o “O Filme que nunca existiu”, de Sérgio Valério.

Além destas obras e seus diretores, também foram convidados profissionais, estudiosos e técnicos em preservação audiovisual de vários estados brasileiros, que falarão sobre preservação do patrimônio audiovisual nacional, incluindo os diversos suportes de preservação e a necessidade e possibilidade de formação de profissionais habilitados para este trabalho. Realizadores, produtores, diretores, docentes e pesquisadores também estarão presentes, para compartilhar conhecimentos e experiências sobre o tema.

As mesas e debates tratarão conteúdos tanto no plano teórico quanto no plano técnico. Um dos organizadores da conferência e integrante da Comissão Científica do evento, Lucas dos Reis comenta que a expectativa é que nesta 1ª edição, se inicie debate em torno da temática que dá nome à iniciativa e que seja promovida a preservação dos documentos e da memória goiana. “A preservação audiovisual é fundamental para conservar a memória e a cultura de um estado. Para pensar a produção fílmica do estado de Goiás e compreender melhor os modos de vida que deram origem ao que somos hoje, manter os filmes circulando é fundamental. Dessa maneira, surge a Conferência Goiás de Preservação Audiovisual”, reforça.

Leia Também:  Nova Veneza: Festival Italiano deve reunir 100 mil pessoas

Uma parte da Conferência também será reservada para uma reunião da Rede Universitária de Acervos Audiovisuais – RUAAv, um espaço de troca e discussão sobre preservação audiovisual no âmbito das universidades, particularmente dos cursos de cinema, artes e comunicação.

Palestrantes de GO, DF, CE e RJ

Os palestrantes são profissionais e estudiosos como:

Pedro Augusto Diniz, cineasta documentarista, professor de cinema do IFG e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás;

Lucius Fabius Ben Jah Jacob Gomes, historiador que em seu doutorado pesquisa a história urbana e cotidiana da periferia de Goiânia;

Joice Scavone, doutora em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora na Universidade de Fortaleza, que já foi consultora do Brazilian Film and Video Preservation Project;

Fábio Vellozo, que é pesquisador, documentarista e preservador audiovisual, formado em Engenharia Química pela UFRJ, e ex-Coordenador de Pesquisa e Documentação da Cinemateca do MAM-RJ;

Rafael de Luna Freire, professor e coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF;

Pablo Gonçalo, professor da UnB e autor de livros sobre a história dos roteiros no cinema.

Comissão organizadora

Geórgia Cynara, além de jornalista, Geórgia é pós-doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). A professora e pesquisadora integra o Conselho Deliberativo (2023-2025) da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), tendo sido uma das coordenadoras (2020-2022) do Seminário Temático Estilo e Som no Audiovisual da mesma entidade;

Leia Também:  Prosa em versos livres

Lucas dos Reis Tiago Pereira é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense e graduado em Cinema – Licenciatura pela mesma instituição. Atualmente é membro do coletivo Aeroplano de educação audiovisual. Foi tutor do curso de Cinema – Licenciatura entre 2019-2021 e professor de História do Cinema Brasileiro no COART/UERJ, além de ter atuado como professor na Escola SESC de Ensino Médio nas disciplinas de Cineclube e Produção Fílmica;

Heloísa Esser dos Reis é arquivista graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestra em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Diretora da Arquiviva – Gestão, Cultura e Arquivo, consultora para arquivos públicos e privados. Presidenta da Associação de Arquivologia do Estado de Goiás. Participa do FNArq e do FEDPCB;

Zenia Souza e Silva, acadêmica de Arquivologia pela Uniasselvi. Atua como primeira secretária na Associação de Arquivologia de Goiás e colabora com o Arquivo Lésbico Brasileiro.

Serviço:

Conferência Goiás de Preservação Audiovisual

Data: Quarta e quinta-feira (11 e 12/09/2024)

Horários:

11/09 – das 18h30 às 22h

12/09 – das 8h30 às 19h

Local: Vila Cultural Cora Coralina – Auditório João Bennio (Rua 23 c/ Rua 03, Quadra 67, Setor Central)

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA