Política

“Avanço histórico”, diz Caiado ao encerrar missão oficial à China

Comitiva liderada pelo Governo de Goiás garante investimentos de multinacionais de origem chinesa na expansão da indústria, comércio e cooperação técnico-científica para o estado.

Publicados

Com agenda intensa em seis cidades da China, governador Ronaldo Caiado traz na mala acordos de cooperação e expectativa de investimento em novas indústrias. Fotos: Júnior Guimarães

Seis grandes empresas sediadas na China devem trazer investimentos para Goiás nos próximos anos. Este é o saldo da viagem liderada pelo governador Ronaldo Caiado ao país asiático para atração de novos investimentos ao estado. Durante o período de 14 dias, encerrado na terça-feira (14), uma comitiva goiana esteve em seis cidades, incluindo a capital Pequim, e realizou cerca de 16 visitas e reuniões com representantes do governo chinês, empresários e uma universidade.

“Tivemos um avanço histórico. A missão foi extremamente produtiva, pois fechamos acordos que vão gerar emprego e renda e garantimos parcerias que vão promover a pesquisa e a inovação em Goiás”, ressaltou Caiado, horas antes de voltar ao Brasil. Um dos principais destaques foi a assinatura do acordo comercial para a instalação e início das operações da multinacional de energia renovável Chint Power no município de Itumbiara. O plano de investimentos será apresentado pelo grupo nos próximos meses.

Também avançaram as negociações com os grupos CMOC, indústria de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfato, que projeta investir R$ 3 bilhões em Goiás, e com a Weichai Group, topo do ranking em produção de motores elétricos, outra com interesse no município de Itumbiara. “Tivemos a oportunidade de avançar na negociação. Elevaremos o patamar tecnológico de Goiás, que será referência na produção de produtos de ponta em nosso estado, com a possibilidade de abastecer a América Latina”, afirmou o governador.

Leia Também:  Em Goiânia, três estabelecimentos são fechados por descumprimento de decreto

A comitiva formada por secretários de estado, prefeitos, deputados e especialistas, além do próprio governador, conheceu ainda a montada chinesa BYD, responsável pelo modelo de ônibus elétrico que integra os estudos do Governo de Goiás para substituição dos veículos do Eixo Anhanguera. Com a Huawei, foi assinado memorando de entendimento para desenvolver soluções em tecnologia para o serviço público e a possível contratação da wi-fi 6, última tecnologia de internet sem fio, para a rede estadual de ensino.

Por fim, uma das maiores empresas de engenharia e infraestrutura do mundo, a China Railway Limited (CREC), confirmou o envio de uma missão a Goiás no ano de 2024 para avaliar oportunidades no mercado local. A ideia é que o grupo, com capital e conhecimento tecnológico no setor, possa se juntar a empresas brasileiras na construção de ferrovias e exploração de minérios. A empresa já tem atuação na Mina Boa Vista, em Catalão, e em outros estados brasileiros.

Educação e social

Outro destaque da programação foi a participação da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, em um simpósio sobre políticas públicas sociais, em Xangai. Na ocasião, lideranças dos países que compõem os BRICS (Brasil, Rússia, Índica, China e África do Sul) compartilharam experiências no combate às desigualdades. “Adotamos o conceito de pobreza multidimensional, que não considera apenas escassez de renda, mas também privações de educação, saúde e moradia”, explicou ela, durante palestra aos convidados.

Leia Também:  Intensidade do frio deve diminuir a partir desta quinta-feira (22), em Goiás

Gracinha destacou ainda iniciativas como Mães de Goiás, Aluguel Social e Programa de Aquisição de Alimentos, juntamente com ações de educação, segurança pública e atração de empresas, para geração de emprego e renda à população goiana, de forma a possibilitar sua emancipação. Nesta quinta-feira (16), governador e primeira-dama retomam a agenda oficial em Goiás, com a inauguração do Natal do Bem da OVG, às 18h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

Um acordo inédito foi firmado pelo Governo de Goiás e a Universidade Tsinghua, localizada em Pequim, permite cooperação futura em pesquisas científicas nas áreas de mudanças climáticas e tecnologias inovadoras em energia. Os estudos devem ser conduzidos de forma integrada entre a instituição de ensino asiática, considerada a melhor do país e a 12ª do mundo pelo ranking Times Higher Education, e a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Previsão de chuva nos próximos 15 dias, diz Cimehgo

A previsão é que as chuvas serão irregulares, ou seja, com precipitações em alguns lugares, outros não, dia sim, dia não.

Publicados

em

Previsão de chuva nos próximos 15 dias, diz Cimehgo.

Conforme o prognóstico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), Goiás deve ter chuva nos próximos 15 dias.

O gerente do órgão, André Amorim, afirmou que serão chuvas irregulares, ou seja, com precipitações em alguns lugares, outros não, dia sim, dia não. “Vai ter dia mais abafado? Vai, mas vai ter dia com chuva também. O melhor controlador da temperatura é a chuva”, enfatizou. Mesmo assim, foi destacado que a expectativa é que o período chuvoso comece a engrenar. “Somente nesta tarde choveu 92 mm em um setor de Aparecida de Goiânia, o que seria equivalente, por exemplo, a sete dias”, disse.

Para essa quarta-feira (6), a combinação de calor e umidade vai favorecer a formação de pancadas de chuva em várias regiões de Goiás.

Na capital, a previsão é de variação de nebulosidade, sol com possibilidade de pancadas de chuvas, com a temperatura máxima podendo chegar aos 32ºC e umidade relativa do ar variando entre 35% a 90%.

Leia Também:  Intensidade do frio deve diminuir a partir desta quinta-feira (22), em Goiás

O alerta é para o risco potencial moderado para a formação de tempestades com chuvas localmente fortes, rajadas de vento e raios.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA