O ano de 2026 será marcado por um calendário brasileiro com o maior número de feriados nacionais caindo em dias úteis da última década, totalizando nove datas entre segundas e sextas-feiras. Essa configuração favorece a formação de feriados prolongados e emendas, oferecendo mais oportunidades de descanso e planejamento para trabalhadores e empresas.
Entre os feriados que contribuirão para esse cenário estão Tiradentes, celebrado em 21 de abril, uma terça-feira, e Corpus Christi, no dia 4 de junho, uma quinta-feira que é ponto facultativo. Além disso, feriados como o Dia do Trabalho (sexta-feira, 1º de maio), Independência do Brasil (segunda-feira, 7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (segunda-feira, 12 de outubro), Finados (segunda-feira, 2 de novembro), Dia da Consciência Negra (sexta-feira, 20 de novembro) e Natal (sexta-feira, 25 de dezembro) proporcionam diversos feriados que emendam com finais de semana.
Além dos feriados nacionais, pontos facultativos como Carnaval (16 a 18 de fevereiro) e vésperas de Natal e Ano-Novo oferecem ainda mais opções para esticar o descanso.
Esse aumento no número de feriados em dias úteis torna 2026 um ano especial para o lazer e o planejamento pessoal, impactando positivamente o calendário de viagens e folgas dos brasileiros. Por outro lado, empresas e setores produtivos devem se organizar para minimizar impactos na rotina laboral.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192