Vale do São Patrício

Ceres e Rialma: Lembranças, saudade e paz, marcam visitas do Dia de Finados

A data remete ao luto, à saudade e a homenagens aos mortos. Traz também variados aspectos religiosos e culturais que são aplicados em diversas partes do globo.

Publicados

Cemitério dos Verdes Vales em Ceres no Vale do São Patrício. Fotos: André Marques/Jornal do Vale

Neste feriado do Dia de Finados, desde as primeiras horas deste sábado (2), o Cemitério dos Verdes Vales em Ceres e o Cemitério Municipal de Rialma foram visitados por parentes, amigos e admiradores daqueles que já partiram.

Nesta data, cada luto sendo memorável de um jeito diferente, alguns com orações, outros com cânticos, acendendo velas e alguns deles com toda a família reunida em clima de recordações felizes.

A data remete ao luto, à saudade e a homenagens aos mortos. Traz também variados aspectos religiosos e culturais que são aplicados em diversas partes do mundo.

Essa data do Dia de Finados também foi oportunidade para dezenas de ambulantes que se mobilizaram no entorno dos cemitérios com a venda de velas, ornamentos, água e alimentos.

“Cuidando, limpando e rezando para coisas boas virem. Saudade, lembrança, saudade, a gente vive ao mesmo tempo triste pela perda, mas a vida continua. A gente só sabe que tem a vida e depois a morte. Temos que ajudar as pessoas para que consigamos melhores dias futuros”, disse um leitor do JORNAL DO VALE que esteve hoje no Cemitério dos Verdes Vales em Ceres.

Visitas antecipadas

A visita a entes falecidos, tradição do feriado de Dia de Finados, foi antecipada por muitos em Ceres e Rialma. Seja por costume ou para evitar tumultos, familiares e amigos movimentaram o espaço público. A percepção dos comerciantes que vendem flores e artigos de homenagem na porta do local é de que o movimento está parecido com os anos anteriores.

Salão de Velório Oliveira Matias Rodrigues em Rialma.

Um leitor do JORNAL DO VALE preferiu ir ao Cemitério dos Verdes Vales na sexta-feira (1º) para evitar tumultos. “Vir um dia antes é bem mais tranquilo e tem o mesmo sentimento”, mencionou.

Leia Também:  Ministério confirma cinco casos da variante Ômicron no Brasil

Entenda a origem e as celebrações em torno da data

O feriado de Finados celebrado aqui no Brasil e também em alguns países nesta data do dia 2 de novembro. A data também traz variados aspectos religiosos e culturais que são aplicados em diversas partes do mundo.

A data comemorativa é muito antiga no calendário católico. Em um artigo publicado em 2010 pela antropóloga Misia Reesink, ela nos endereça o Dia de Finados ao início no século 11, sendo o dia designado pela Igreja Católica como data em que a Igreja Militante, ou seja, os vivos católicos, se lembra e se apieda da Igreja Penitente, que são as almas ainda não completamente salvas.

Em relação à origem das comemorações, a festa foi instaurada pelo abade Odilon, de Cluny, na França, por volta de 1030, expandindo-se, em pouco tempo, por todo o mundo católico como celebração de seus mortos.

O Dia de Finados tornou-se especial, dedicado à memória das pessoas que faleceram, cabendo aos vivos a iniciativa de ressignificar, ano após ano, os laços para com seus parentes e amigos na ida aos cemitérios, ao visitar os túmulos (tradição forte católica) e frequentar uma missa para “entregar” a alma da pessoa falecida.

Leia Também:  Ministro do STF quer responsabilizar empresas por falas na internet

Celebrações pelo mundo

O Dia de Finados é uma celebração universal, tendo as suas peculiaridades de acordo com o contexto no qual o grupo ou o indivíduo está inserido. Serve como um momento de relembrar o amigo, parente ou pessoa do convívio que morreu. É fácil perceber essa importante peculiaridade ao pensarmos no filme mexicano “A Vida É Uma Festa” [2017], em que os mexicanos celebram os Dia dos Mortos [Finados] de maneira mais festiva e colorida.

No filme é possível perceber que os mexicanos, diferentemente dos brasileiros, festejam os mortos com flores, retratos das pessoas mortas e pequenas oferendas com velas, além da exposição de caveiras pintadas com cores contrastantes. Por lá, a data é conhecida como Dia de Los Muertos. Também faz parte do ritual dos mexicanos escutar músicas que relembrem seus entes queridos.

A mistura entre as culturas cristã e pré-colombianas – que ocupavam a América antes da chegada dos europeus – acrescentou novos ritos ao Dia de Finados. Em alguns lugares, o Dia dos Mortos é uma expressão cultural das mais importantes e atração turística.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VALE DO SÃO PATRÍCIO

Inovação e Participação reúne grande público e fortalece campanha para a OAB Subseção Ceres

A Chapa 7 – Inovação e Participação se compromete com a defesa das prerrogativas, incentivo à capacitação contínua e uma gestão transparente e acessível para todos os advogados, especialmente os jovens.

Publicados

em

Lançamento da Chapa 7 - Inovação e Participação reúne grande público e fortalece campanha para a OAB Subseção Ceres. Fotos: Kleber Alves

Na última quinta-feira (24), a Chapa 7 – Inovação e Participação deu início oficial à sua candidatura para a presidência da Subseção Ceres da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em um evento que marcou também a inauguração de seu escritório político. O lançamento reuniu um grande número de advogados, apoiadores e membros da comunidade, que compareceram para conhecer de perto as propostas e o comprometimento da chapa.

Durante o evento, realizado na sede da Chapa 7, localizada na Rua 08-A, os oradores em suas falas, reforçaram os principais pilares da chapa: inovação, valorização profissional e participação ativa dos advogados na gestão da subseção. As propostas foram expostas de forma clara e objetiva, conquistando a atenção e o apoio dos presentes.

Em seu discurso, Dr. André Marques, candidato à presidência, destacou o compromisso da chapa em atender às necessidades da advocacia local e o fortalecimento e valorização profissional.

A Chapa 7 – Inovação e Participação se compromete com a defesa das prerrogativas, incentivo à capacitação contínua e uma gestão transparente e acessível para todos os advogados, especialmente os jovens.

Leia Também:  Jaraguá inicia vacinação da Covid-19 em caminhoneiros 

Além de André Marques e do vice João Carlos de Faria, fazem parte da chapa a secretária-geral Dra. Delma Anita, o diretor tesoureiro Dr. Paulo Omar Júnior e a secretária-adjunta Dra. Sara Raquel Nogueira, que também marcaram presença no evento, recebendo o apoio caloroso da comunidade jurídica de Ceres.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA