Previsão do Tempo

Chuvas irregulares seguem até o final de semana em GO

A previsão aponta possibilidade de precipitações intensas e rápidas em todo Goiás nesta quarta-feira. Em seguida haverá concentração nas regiões Sul, Central e Leste.

Publicados

Chuvas irregulares seguem até o final de semana em GO. Foto: Jornal do Vale

Goiás até até o final desta semana poderá receber chuvas intensas características do verão: alto índice pluviométrico em pouco tempo. Os estudos meteorológicos apontam que todas as regiões do estado estão com possibilidades de ter tempestades no período da tarde, mas há uma tendência de isso ser aliviado nas regiões Oeste e Noroeste a partir de quinta-feira (11). Já nas regiões Sul, Central e Leste à possibilidade de tempestades vespertinas continuam pelo menos até a próxima segunda-feira (15). Nos dois dias seguintes há maiores chances de o tempo ficar estável ou com chuvas leves, mas os temporais retomam a partir de então.

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) André Amorim, explica que as chuvas irregulares são uma característica do fenômeno El Niño, que mantém também as temperaturas mais altas. “O verão por si só já tem a tendência de manter as temperaturas mais altas, então mesmo quando chove não reduz a temperatura, não traz aquela refrescância. Com o El Niño isso é mantido, tanto que pelas manhãs temos temperaturas de 20°C, 21°C aqui em Goiânia e no Norte do Estado chega a 24°C”, enfatiza.

Amorim afirma que não há no momento uma região com maior possibilidade de receber os temporais, visto que a pode ocorrer com a mesma frequência em qualquer cidade. Se no último domingo (7), a precipitação foi maior em Goiânia e Aparecida de Goiânia, na segunda-feira (8) houve chuva de 68 milímetros (mm) em 1 hora na cidade de Mineiros, na região Sudoeste, enquanto que na terça-feira (9), o maior índice foi verificado na região Sul, com chuva de 75 mm em Itumbiara, num período de 1h30. “São locais que a gente tem as medições, mas pode ocorrer em zonas rurais precipitações até maiores”, menciona.

Leia Também:  PM recupera veículo objeto de roubo em Crixás

O gerente do Cimehgo aconselha a população a acreditar nos alertas e tomar os cuidados necessários diante de ocorrências como alagamentos, enchentes e enxurradas, como não arriscar a entrada de veículos nas enxurradas. “As pessoas devem ter precaução. Já vimos inúmeras vezes enxurradas arrastando motos e até carros e mesmo assim as pessoas arriscam, aí não tem Bombeiros e Defesa Civil que deem conta”, ressalta.

Desde o final do ano passado a Defesa Civil de Goiás alerta para a possibilidade de ocorrência de tempestades no Estado, o que de fato vem ocorrendo nesses primeiros dias de 2024, com alagamentos em muitas cidades.

Amorim reforça que o El Niño deve permanecer com força até o mês de fevereiro, quando os estudos apontam que as águas do Oceano Pacífico devem perder temperatura, o que enfraquece o fenômeno em vigor. Com isso, as chuvas devem ser mais regulares, ou seja, um menor volume em um maior tempo, o que diminui a possibilidade de intercorrências em ambientes urbanos, como os alagamentos, enchentes e enxurradas. O fenômeno climático deve se despedir em julho deste ano, quando a previsão é que retorne o La Niña a partir de setembro, que possui características opostas, ou seja, com um tempo mais seco e estável.

Leia Também:  Temporada mais Araguaia 2023 deve movimentar economia goiana

Previsão

André Amorim conta que nos três anos anteriores em Goiás, houve a interferência de La Niña e os acontecimentos foram diferentes. Enquanto que nos dois primeiros anos houve estações bem definidas e chuvas mais fracas, o que acabou prejudicando, por exemplo, a agricultura, o último ano foi de chuva mais irregular e intensa, o que ajudou a colheita no Estado. “É um fenômeno bem mais satisfatório. Mas é uma tendência ainda. Quanto mais se faz previsão a longo prazo, menor é a confiança, mas a gente espera que seja assim mesmo”, admite.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Veja quais são as 10 cidades mais populosas de Goiás

A capital está em primeiro lugar da lista com mais de 1,4 milhão de moradores. O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município mais populoso do Brasil é São Paulo, com mais de 11 milhões de moradores, e Goiânia ficou em 10º lugar, com 1,4 milhão.

Publicados

em

Veja quais são as 10 cidades mais populosas de Goiás.

É fácil imaginar que a capital, Goiânia, seja a cidade mais populosa do Estado de Goiás. Entretanto, há municípios distantes da Região Metropolitana com mais de 100 mil habitantes. Veja quais são as 10 cidades mais populosas do estado, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As 10 cidades mais populosas de Goiás são:

  1. Goiânia: 1.494.599
  2. Aparecida de Goiânia: 550.925
  3. Anápolis: 415.847
  4. Águas Lindas de Goiás: 240.613
  5. Rio Verde: 238.025
  6. Luziânia: 218.872
  7. Valparaíso de Goiás: 213.506
  8. Senador Canedo: 169.849
  9. Trindade: 150.858
  10. Catalão: 120.789

O IBGE publicou no dia 29 de agosto a estimativa da população de cada uma das mais de 5 mil cidades brasileiras em 2024. De acordo com o levantamento, o Brasil tem 212,6 milhões de habitantes. O município mais populoso é São Paulo, com mais de 11 milhões de moradores, e Goiânia ficou em 10º lugar, com 1,4 milhão.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Alexandre de Moraes abre inquérito sobre live do presidente
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA