Saúde

Coração de porco é transplantado pela segunda vez em humano

O primeiro paciente a passar por esta cirurgia morreu após dois meses após o procedimento.

Publicados

Lawrence Faucette. Foto: Centro Médico da Universidade de Maryland

Os cirurgiões em Baltimore, nos Estados Unidos, transportaram o coração de um porco geneticamente modificado em um homem com doença cardíaca terminal que não tinha outra esperança para o tratamento. O anúncio foi realizado na sexta-feira (22), pelo Centro Médico da Universidade de Maryland.

Este é o segundo procedimento do tipo já realizado. O primeiro paciente David Bennett de 57 anos, morreu dois meses após a operação, mas o coração de porco transplantado funcionou bem e não houve sinais de rejeição aguda de órgãos, um grande risco em procedimentos desse tipo.

O segundo paciente, Lawrence Faucette de 58 anos, é um veterano da Marinha e morador de Maryland, nos EUA. O americano, que é casado e tem dois filhos, passou pela cirurgia na quarta-feira. Agora, ele está “se recuperando bem e se comunicando com os seus entes queridos”, informou o centro médico em comunicado.

Luta

Faucette possuía uma tinha doença cardíaca terminal, estava tão doente que havia sido rejeitado em todos os programas de transplante que usam doadores humanos. Antes da cirurgia, ele havia dito que “pelo menos agora tem esperança e uma chance”. O americano afirmou que irá “lutar com unhas e dentes por cada respiração que puder dar”.

Leia Também:  Prazo final para regularização dos títulos de eleitores para as cidades de Ceres, Rialma, Nova Glória, Santa Isabel e Rianápolis

O transplante foi realizado pelo médico Bartley Griffith, que também operou o primeiro paciente. Bennett morreu após sofrer “múltiplas complicações”, e vestígios de um vírus que infecta porcos foram encontrados. A descoberta levantou preocupações de que os xenotransplantes pudessem introduzir novos patógenos em humanos.

Os funcionários da unidade de saúde informaram que testaram o porco “repetidas vezes” na última semana. Antes de passar pelo transplante, porém, Faucette reconheceu que seria um milagre se conseguisse sair do hospital e ir para casa – e outro maior ainda se conseguisse viver por meses ou anos. Sobre o assunto, ele disse que “realisticamente, [o procedimento] ainda está em fase inicial de aprendizado”.

Xenotransplantes

Nos últimos anos, a ciência deu grandes passos com as tecnologias de edição genética e clonagem projetadas para tornar os órgãos animais menos propensos a serem rejeitados pelo sistema imunológico humano. Entretanto, mesmo que os avanços ainda estejam em fases iniciais, eles oferecem esperança para quem precisa da cirurgia com urgência.

Leia Também:  Padre de Itaguaru escapa de acidente, mas passageiro morre em colisão na GO-427

O coração transplantado para Faucette veio de um porco que recebeu 10 modificações genéticas. O animal foi fornecido pela Revivicor, uma empresa de medicina regenerativa com sede em Blacksburg, Virgínia. Antes do transplante, o porco foi testado para vírus, bactérias e parasitas.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Trump é retirado de comício com sangue na orelha após sons de tiros

O ex-presidente e candidato à Presidência estava na Pensilvânia (EUA).

Publicados

em

Trump é retirado de comício com sangue na orelha após sons de tiros. Foto: Reprodução Internet

A imprensa norte-americana divulgou no início da noite deste sábado (13) imagens que mostram a ação do Serviço Secreto dos EUA e de policiais durante comício de Donald Trump na Pensilvânia. Após sons de possíveis tiros, o candidato presidencial republicano faz uma careta e levanta a mão direita até a orelha, que em seguida aparece com sangue.

Os guarda-costas se aglomeraram em torno de Trump enquanto ele se abaixava no pódio e oficiais armados tomaram posições na frente do palco. Trump ergueu repetidamente o punho para a multidão e gritou enquanto era escoltado até um veículo pelo Serviço Secreto.

A CNN informou que Trump ficou ferido, mas não deu outros detalhes. Não ficou claro como ou quais ferimentos ele pode ter sofrido. Policiais armados também foram vistos em um telhado perto do palco onde Trump estava. O local foi abandonado com cadeiras derrubadas e fita policial amarela ao redor do palco.

Representantes da campanha de Trump não responderam imediatamente a um pedido de comentários. O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que não foi informado sobre o suposto tiroteio, falando aos repórteres ao sair da igreja em Delaware. Agência Brasil 

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Após requerer arquivamento de processo contra padre Robson, Ministério Público pede reconsideração
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA