Criança tem morte por H1N1 confirmada em Silvânia e é 26ª vítima em Goiás
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Silvânia divulgou na noite de ontem (25) o resultado do exame que investigou a causa da morte de um menino de 10 anos no município na última sexta (20). A suspeita de contaminação pelo vírus H1N1 foi confirmada pelo laboratório Laboratorio de Saude Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), em Goiânia. Em todo o estado, são agora 26 óbitos causados pela doença.
A criança foi internada na terça-feira (17) no Hospital Nosso Senhor do Bonfim com sintomas de gripe. Com a piora do quadro, foi solicitada a transferência para uma UTI pediátrica na capital, mas só houve vaga disponível na madrugada de quinta-feira (19) em Santa Helena de Goiás, no Hospital de Urgência da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso).
O médico que fez o atendimento em Silvânia, Dr. Geraldo Santana, disse que o menino apresentava um quadro infeccioso acentuado, que podia indicar desde dengue até leucemia, sendo necessário realizar exames laboratoriais específicos para a detecção da causa dos sintomas. A criança faleceu na sexta-feira de manhã.
Vacinação
Apesar da confirmação da morte pelo vírus no município, Silvânia não tem mais doses para imunizar a população, informou ainda a SMS. A secretaria também disse, em entevista coletiva, que o prefeito José da Silva Faleiro requisitaria ao Estado novos lotes para que fosse possível prosseguir a campanha de vacinação. A previsão é que as remessas sejam entregues no dia 3 de maio.
Em balanço divulgado nesta quarta, o secretário André Calaça afirma que mais de 70% da pessoas que fazem parte de grupos de risco já foram vacinadas, totalizando 4.516 indivíduos. Os trabalhadores da saúde e mulheres em período pós-parto foram 100% imunizados; ainda restam 2.034 pessoas, das quais 45% são crianças, 46% são gestantes, 26% são idosos e 50% são professores.
Para prevenir a gripe, é importante manter constantes os hábitos de higienização das mãos, usar lenços ao espirrar e evitar ambientes fechados e muito aglomerados. Sintomas como febre, dor de garganta, tosse ou falta de ar devem ser avaliados por um profissional da saúde.
ESTADO
PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiás
A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.
PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiá
A Polícia Civil (PC), representada pelo Delegado-Geral André Ganga, participou, na tarde desta segunda-feira (14), da apresentação da nova redução em todos os índices de criminalidade em Goiás, a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). A queda chega a até 97,31%, no caso de roubo de carga, de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano de 2018. Os homicídios dolosos recuaram 56,07%, o roubo de veículos caiu 93,18% e o roubo a instituições financeiras teve queda de 100%, no período mencionado.
A PC apontou como as investigações criminais foram fundamentais para redução da estatística dos crimes no estado. No comparativo de janeiro a setembro de 2023 e neste mesmo período de 2024, houve um aumento de 13,18% no número de inquéritos policiais remetidos ao Judiciário com autoria; a quantidade de operações saltou, no mesmo período, para 43,57%; e o aumento do número prisões foi de 45,67%. A PCGO também aumentou em 37,2% a quantidade de carteiras de identidades emitidas no período mencionado.
A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ARTIGO7 dias atrás
Inveja
- ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Patrícia Abravanel recebe de Mônica, homenagem ao pai: ‘Por Maurício de Sousa’
- ESPORTES7 dias atrás
Brasil empata com Venezuela e perde chance de vice-liderança
- ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- Agronegócio6 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- Agronegócio4 dias atrás
Mercado de terras agrícolas no Brasil passa por transformação com aumento da seletividade e avanço da agricultura