Vale do São Patrício
CRV Industrial desenvolve ações de monitoramento ambiental
Usina goiana preza pelo cuidado com a comunidade em que está inserida.

As ações em prol da prevenção do meio ambiente é uma constante da usina sucroenergética CRV Industrial, localizada em Carmo do Rio Verde (GO). Nas últimas semanas a unidade realizou monitoramentos ambientais.
A usina fez a limpeza das caixas separadoras (SAO). A ação, que segue um cronograma trimestral, melhora a eficiência da mesma. Todo o resíduo retirado foi encaminhado para a destinação correta.
E para que a caixa funcione corretamente, é necessário que a ação seja desenvolvida de maneira adequada, por isso, a usina conta com uma empresa especializada para execução do serviço. “O óleo é uma substância tóxica para o meio ambiente e para a saúde humana, por isso fazemos a separação e tratamento desse resíduo”, explica a técnica em meio ambiente da usina, Renata Batistela.
A usina fez, no início do mês de junho, a análise da eficiência de um sistema CSAO da indústria, avaliando os parâmetros de óleos e graxas mineral, pH, sólidos sedimentáveis, fenóis e surfactantes. As análises apresentam conformidade ambiental perante a legislação ambiental vigente, Resolução Conama nº 430/2011.
Cuidado com a água
Seguindo com os cuidados, a cada seis meses é realizada a análise da água em nove pontos próximos à usina, por meio do Programa Água Viva. Os locais selecionados são de mananciais envolvidos no sistema de produção da usina.
O objetivo é avaliar possíveis alterações significativas dos recursos hídricos, mantendo seus parâmetros físicos, químicos e biológicos, além de preservar os recursos ambientais. E para garantir a eficiência e o resultado correto, a coleta é realizada por uma empresa cadastrada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Todas as ações foram acompanhadas pelo Departamento de Meio Ambiente da usina.
Mais operações
Além disso, a unidade ainda desenvolve programas de conscientização com os colaboradores e com a comunidade. Um bom exemplo disso são os concursos que estão em andamento. Os programas Viva Fauna e Viva Flora estão em andamento com a terceira edição do concurso de fotografia. Outra ação, dedicada a colaboradores e seus filhos é outro concurso, só que agora de redação, focado na conservação do solo.
Diversas ações de manutenção e preservação são realizadas por meio dos programas inclusos no Plano de Gestão Ambiental (PGA). Com ele, a CRV Industrial demostra a gestão utilizadas para minimizar os impactos ambientais de suas atividades. ⠀
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


MEIO AMBIENTE
CRV Industrial desenvolve campanha Consumo Consciente
A ação visa reduzir a emissão de poluentes.

Com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera provenientes de queima do diesel dos caminhões canavieiros e colhedoras e, consequentemente, diminuir o consumo de combustíveis fósseis, a CRV Industrial, usina em Carmo do Rio Verde no Vale do São Patrício, desenvolve junto aos motoristas destes veículos a campanha Consumo Consciente.
A ação iniciou com o treinamento dos colaboradores e, agora, segue para a parte prática. Segundo o auditor da unidade, Claudinei Henrique de Souza, o controle será quinzenal e, dependendo do consumo do veículo, o motorista recebe um selo, que será afixado no para-brisa. O vermelho indica consumo acima da meta, já o amarelo alerta e o verde é dentro dos padrões estabelecidos.
A meta para o caminhão canavieiro é de um quilômetro por litro e para a colhedora é de 35 a 40 litros de diesel por hora de trabalho.
Assim, todos os profissionais devem estar atentos na direção e na manutenção, já que os vilões da economia de combustível, como o excesso de rotação, pneus descalibrados, motor ocioso, vazamento de ar no sistema de freio e frenagem e aceleração desnecessárias, podem ser evitados.
Além disso, Claudinei orienta em como fazer uma direção econômica. É importante trabalhar o máximo de tempo na faixa verde, além de utilizar sempre o freio motor antes e depois do serviço. Outras dicas são utilizar mais inércia, além de priorizar o tubo verde e utilizar sempre a marcha correta.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
-
ENTRETENIMENTO2 anos atrás
Luan Santana e Jade Magalhães já não usam mais aliança, reporta publicação
-
PLANTÃO POLICIAL9 meses atrás
Água Limpa: Filho de vereador é suspeito de assassinar a ex-mulher
-
PLANTÃO POLICIAL10 meses atrás
Em Ceres, loja é arrombada e furtados celulares e dinheiro
-
SAÚDE9 meses atrás
Fiocruz: síndrome respiratória aguda grave mostra tendência de queda
-
ENTRETENIMENTO10 meses atrás
‘A Fazenda 13’: Solange revela que Nego do Borel e Dynho quase caíram na porrada
-
Acidente10 meses atrás
Grupo sofre ataque de abelhas em trilha e Corpo de Bombeiros é acionado; Assista
-
VALE SÃO PATRÍCIO3 anos atrás
Goianésia: Milhares de pessoas prestigiam lançamento do Natal Luz
-
ESTADO2 anos atrás
Candidato a vereador de é flagrado cometendo zoofilia