Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), apresentaram projetos de lei que concedem o título de cidadania goiana a personalidades de diferentes áreas de atuação. As matérias aguardam emissão de parecer da relatoria.
O projeto de lei nº 9681/26, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), concede o título ao professor Christiano Peres Coelho. O homenageado é natural de São Sebastião do Paraíso, no estado de Minas Gerais. É graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Franca, mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia e doutor pela mesma instituição, com estágio realizado na Universidad de Sevilla, na Espanha.
A atuação acadêmica de Peres está voltada às áreas de Botânica e Ecologia, com pesquisas relacionadas à morfologia vegetal, reprodução de plantas, polinização e interações entre animais e plantas. Os estudos desenvolvidos pelo professor têm foco nos ecossistemas do Cerrado e na produção de conhecimento voltado à conservação ambiental.
O texto da proposta destaca ainda a trajetória do homenageado na Universidade Federal de Jataí (UFJ) que, segundo a justificativa, atende municípios da região sudoeste do Estado e possui papel na formação acadêmica e na produção científica regional.
O texto está sob relatoria do deputado Veter Martins (PSB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ)
Já o projeto de lei nº 9747/26 é do deputado Dr.George Morais (MDB) e visa conceder o título de cidadania à cantora Simone Mendes. Natural de Uibaí (BA), a artista tem atuação no cenário da música sertaneja e mantém vínculo com Goiás, especialmente com a cidade de Goiânia, onde residiu durante parte de sua trajetória pessoal e profissional.
A proposta destaca a carreira da cantora, iniciada com a dupla “Simone e Simaria”, e a continuidade da atuação artística em carreira solo desde 2022. O texto também menciona a participação da artista em apresentações realizadas em Goiás e sua relação com o segmento sertanejo, gênero musical associado à produção cultural goiana.
Por fim, o projeto também cita a atuação empresarial da cantora, especialmente no setor imobiliário, além da participação em ações sociais e iniciativas de apoio à segurança alimentar em parceria com instituições beneficentes.
A proposta está na relatoria do deputado Cairo Salim (MDB) na CCJ.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO









































