Segurança Pública

Detectores de metal começam a ser usados nas escolas estaduais em Goiás

A iniciativa integra a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar e tem investimento de R$ 1,8 milhão do Governo de Goiás. Os recursos foram repassados aos Conselhos Escolares das instituições de ensino para que fosse feita a compra dos equipamentos.

Publicados

Detectores de metal começam a ser usados nas escolas estaduais em Goiás. Foto: Seduc

Detectores de metal começaram a ser usados nas escolas da rede estadual de ensino em Goiás. A iniciativa integra a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar e tem investimento de R$ 1,8 milhão do Governo de Goiás. Os recursos foram repassados aos Conselhos Escolares das instituições de ensino para que fosse feita a compra dos equipamentos.

Os detectores de metais serão utilizados em todas as escolas da rede estadual. Os equipamentos foram adquiridos e estão em processo de entrega. Até o momento, cerca de 600 escolas já receberam os itens. A orientação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é que seja usado um detector de metal para cada 100 alunos matriculados.

O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Águas Lindas de Goiás, já conta com o novo reforço. No local, 914 estudantes passam pela leitura do equipamento, que facilita a identificação de objetos metálicos como, por exemplo, facas e armas de fogo. “A aceitação foi muito tranquila e a comunidade está gostando dessa ação. Estamos fazendo a verificação esporadicamente, escolhendo alguns dias da semana”, relata Arley Ferreira Alves, gestor do Cepi Juscelino Kubitschek.

Leia Também:  Covid-19: Anvisa prorroga regras de importação de medicamentos

A mesma rotina tem se repetido no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dom Fernando Gomes dos Santos II, em Goiânia, onde o uso do equipamento tranquilizou a comunidade escolar. “(Pais e alunos) elogiaram muito e ficaram mais tranquilos. Inclusive, pararam de mandar mensagens preocupados com a segurança”, conta Marcilene Andrade, gestora da unidade escolar.

Ações pedagógicas

Segundo o gestor Arley Ferreira Alves, o uso dos detectores de metais se soma a outras ações desenvolvidas na unidade escolar e que, de modo geral, visam combater a violência na escola. “Temos grupos do Núcleo Diversificado que trabalha essa questão e grupos de acolhimento. Fazemos revistas periódicas nas mochilas e, como prevenção, instalamos câmeras e portão eletrônico com interfone”, enfatiza o gestor.

Em abril, todas as unidades da rede estadual se uniram na campanha ‘Todos pela Paz’, que consistiu na realização de ações pedagógicas e palestras voltadas ao combate à propagação do ódio e da violência nas escolas. A ação contou com a parceria da Ordem do Advogados do Brasil/Seção Goiás (OAB-GO), Ministério Público de Goiás (MP-GO), Conselho Estadual de Educação (CEE/GO) e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sepe).

Leia Também:  Hoje é Dia: veja datas e feriados de junho de 2022

Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar

No mês de abril, o governador Ronaldo Caiado sancionou a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar. O documento estabelece protocolos para promover a segurança nas instituições de ensino públicas e privadas de Goiás, incluindo o uso de detectores de metais.

A Política também prevê a interlocução com as páginas de Internet para a remoção de conteúdos impróprios e que fazem a apologia ao crime, além da responsabilização civil, penal e administrativa do agressor, pais e responsáveis e da execução de campanhas de combate ao bullying no ambiente escolar.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Governo de Goiás reúne 78 prefeitos em encontro voltado ao setor industrial

SIC reúne 78 prefeitos em encontro voltado ao setor industrial

Publicados

em

Por

SIC reúne 78 prefeitos. Foto: Cristóvão Matos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), realizou o primeiro “Encontro Estadual de Secretários Municipais de Indústria e Comércio – Potencial Goiano”, que reuniu prefeitos de 78 municípios no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O evento contou com a participação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil). Contou com apresentações e palestras sobre comércio exterior, atração de investimentos, promoção de negócios, distritos agroindustriais e infraestrutura de rodovias.

“O encontro foi um sucesso, uma excelente oportunidade para falarmos aos municípios goianos sobre as ações do governo de Goiás em prol do desenvolvimento e, também, mostrar o quanto Goiás avançou nos últimos quatro anos e nove meses com o governador Ronaldo Caiado”, declarou o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga, acrescentando que Goiás cresceu o dobro do Brasil.

Leia Também:  Homem é encontrado morto dentro de sua residência, em Goianésia

Já o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás, Francisco Jr, disse que a Codego está presente nos maiores municípios goianos, onde há demanda por distritos industriais, mas é preciso criar alternativas para as cidades menores, para reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento regional.

“Nosso objetivo é criar ambiente para que as diferentes regiões se desenvolvam. Inclusive, criamos uma assessoria para atender os municípios, discutir ideias e soluções, identificar a vocação de cada cidade e fomentar a economia local”, explicou.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA