Segurança Pública
Detectores de metal começam a ser usados nas escolas estaduais em Goiás
A iniciativa integra a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar e tem investimento de R$ 1,8 milhão do Governo de Goiás. Os recursos foram repassados aos Conselhos Escolares das instituições de ensino para que fosse feita a compra dos equipamentos.

Detectores de metal começaram a ser usados nas escolas da rede estadual de ensino em Goiás. A iniciativa integra a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar e tem investimento de R$ 1,8 milhão do Governo de Goiás. Os recursos foram repassados aos Conselhos Escolares das instituições de ensino para que fosse feita a compra dos equipamentos.
Os detectores de metais serão utilizados em todas as escolas da rede estadual. Os equipamentos foram adquiridos e estão em processo de entrega. Até o momento, cerca de 600 escolas já receberam os itens. A orientação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é que seja usado um detector de metal para cada 100 alunos matriculados.
O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Águas Lindas de Goiás, já conta com o novo reforço. No local, 914 estudantes passam pela leitura do equipamento, que facilita a identificação de objetos metálicos como, por exemplo, facas e armas de fogo. “A aceitação foi muito tranquila e a comunidade está gostando dessa ação. Estamos fazendo a verificação esporadicamente, escolhendo alguns dias da semana”, relata Arley Ferreira Alves, gestor do Cepi Juscelino Kubitschek.
A mesma rotina tem se repetido no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dom Fernando Gomes dos Santos II, em Goiânia, onde o uso do equipamento tranquilizou a comunidade escolar. “(Pais e alunos) elogiaram muito e ficaram mais tranquilos. Inclusive, pararam de mandar mensagens preocupados com a segurança”, conta Marcilene Andrade, gestora da unidade escolar.
Ações pedagógicas
Segundo o gestor Arley Ferreira Alves, o uso dos detectores de metais se soma a outras ações desenvolvidas na unidade escolar e que, de modo geral, visam combater a violência na escola. “Temos grupos do Núcleo Diversificado que trabalha essa questão e grupos de acolhimento. Fazemos revistas periódicas nas mochilas e, como prevenção, instalamos câmeras e portão eletrônico com interfone”, enfatiza o gestor.
Em abril, todas as unidades da rede estadual se uniram na campanha ‘Todos pela Paz’, que consistiu na realização de ações pedagógicas e palestras voltadas ao combate à propagação do ódio e da violência nas escolas. A ação contou com a parceria da Ordem do Advogados do Brasil/Seção Goiás (OAB-GO), Ministério Público de Goiás (MP-GO), Conselho Estadual de Educação (CEE/GO) e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sepe).
Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar
No mês de abril, o governador Ronaldo Caiado sancionou a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar. O documento estabelece protocolos para promover a segurança nas instituições de ensino públicas e privadas de Goiás, incluindo o uso de detectores de metais.
A Política também prevê a interlocução com as páginas de Internet para a remoção de conteúdos impróprios e que fazem a apologia ao crime, além da responsabilização civil, penal e administrativa do agressor, pais e responsáveis e da execução de campanhas de combate ao bullying no ambiente escolar.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


ESTADO
Governo de Goiás reúne 78 prefeitos em encontro voltado ao setor industrial
SIC reúne 78 prefeitos em encontro voltado ao setor industrial

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), realizou o primeiro “Encontro Estadual de Secretários Municipais de Indústria e Comércio – Potencial Goiano”, que reuniu prefeitos de 78 municípios no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
O evento contou com a participação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil). Contou com apresentações e palestras sobre comércio exterior, atração de investimentos, promoção de negócios, distritos agroindustriais e infraestrutura de rodovias.
“O encontro foi um sucesso, uma excelente oportunidade para falarmos aos municípios goianos sobre as ações do governo de Goiás em prol do desenvolvimento e, também, mostrar o quanto Goiás avançou nos últimos quatro anos e nove meses com o governador Ronaldo Caiado”, declarou o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga, acrescentando que Goiás cresceu o dobro do Brasil.
Já o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás, Francisco Jr, disse que a Codego está presente nos maiores municípios goianos, onde há demanda por distritos industriais, mas é preciso criar alternativas para as cidades menores, para reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento regional.
“Nosso objetivo é criar ambiente para que as diferentes regiões se desenvolvam. Inclusive, criamos uma assessoria para atender os municípios, discutir ideias e soluções, identificar a vocação de cada cidade e fomentar a economia local”, explicou.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
-
ESTADO7 dias atrás
Goiás: Frente fria promete aliviar o calor com chuvas e previsão até de granizo
-
VALE DO SÃO PATRÍCIO6 dias atrás
Morador de Ceres perde a vida após acidente durante passeio com amigos em rio no município de Santa Isabel
-
Acidente7 dias atrás
Acidente deixa pai e filha mortos e mais três pessoas da mesma família feridas na GO-118
-
Acidente7 dias atrás
Jovem morre e namorado fica ferido após carro capotar e pegar fogo em Goiás
-
PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, casal de empresários é preso suspeito de pagar homem para agredir ex-gerente de restaurante que cobrava direitos trabalhistas
-
ESTADO3 dias atrás
Em Goiás, frente fria chega e previsão é tempestade com rajadas de vento e até granizo
-
Internacional7 dias atrás
Coração de porco é transplantado pela segunda vez em humano
-
Acidente5 dias atrás
Condutor de caminhonete morre após chuva que provocou queda de árvore