Dicas de Saúde por Dr. Fabiano Moura
Dr. Fabiano Moura

Ômicron: dor de garganta se torna sintoma mais comum da nova variante da covid
Cerca de três meses após ser identificada pela primeira vez no Brasil, a variante ômicron já é a prevalente nos casos de covid-19 no país.
Embora os sintomas não sejam tão diferentes daqueles causados por outras variantes, há sutis mudanças na forma de apresentação da doença, e muitos dos pacientes infectados na nova onda têm relatos parecidos: o sintoma de dor de garganta. A anosmia (perda do cheiro) e a ageusia (perda do paladar), comum nas outras variantes, não está mais tão frequente.
O que fazer para melhorar a dor de garganta causada pela ômicron? Assim como em outros sintomas leves, a estratégia é controlar a dor e o desconforto de sinais como congestão nasal e coriza. Após avaliação médica, podem ser usados medicamentos anti-inflamatórios, corticoide nasal e oral, e é recomendado fazer a lavagem nasal como soro fisiológico.
Além da dor de garganta, outros sintomas podem aparecer entre dois dias e duas semanas após a exposição ao vírus. Entre os mais comuns estão: dores musculares ou no corpo, dor de cabeça, cansaço extremo, febre, calafrios, tosse, falta de ar ou dificuldades para respirar, dor de garganta, congestão ou nariz escorrendo, náusea ou vômito, diarreia, perda de paladar ou olfato.

Variante ômicron
Os sintomas tendem a ser mais leves para quem está vacinado? Sim. O principal benefício da vacina é reduzir o risco de se precisar de internação e o de óbito. O imunizante torna a infecção mais leve, fazendo com que sintomas que poderiam ser mais duradouros ou intensos sejam brandos.
Mas fique atento! Nem toda dor de garganta é ômicron. Por isso é necessário a avaliação médica para tratar.
Então, a dica é: vacine-se! E mantenha os cuidados de prevenção: uso de máscara, higiene das mãos e evite aglomerações.
Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307-1505 / WhatsApp (62) 9962 6052
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


Colunistas
Vejam as Pesquisas para Presidência e Governo em Goiás na Coluna Conexão Política por Luiz Claudio

A Pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket, trouxe também os números para a disputa a Presidência da República em Goiás. Confira os números:
Cenário 1 Jair Bolsonaro – 44,5% Lula – 32,4% Ciro Gomes – 5,6% João Dória – 2,3% Simone Tebet – 0,9% Luciano Bivar – 0,8% Indecisos – 3,5% Brancos e Nulos – 10,1% Rejeição Lula – 51,4% Jair Bolsonaro – 39,3% João Dória – 38,3% Ciro Gomes – 30,3% Luciano Bivar – 13,0% Simone Tebet – 8,3% A pesquisa O Brasmarket ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 13 de maio e a margem de erro máxima é de 3,4% pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TRE.
Pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket, aponta que o Governador Ronaldo Caiado (União Brasil), lidera a disputa para o governo de Goiás.
Caiado aparece na frente em todos os cenários. Veja os números Cenário 1 Ronaldo Caiado – 46,1% Gustavo Mendanha – 18,9% Major Vitor Hugo – 6,1%. Wolmir Amado – 1,3% Indecisos – 11,3%, Brancos e Nulos – 16,3% Cenário 2 (Com Marconi) Ronaldo Caiado – 44,1% Gustavo Mendanha – 16,1% Marconi Perillo – 9,6% Victor Hugo – 5,5% Wolmir Amado – 0,8% Indecisos – 9,6% Brancos e Nulos – 14,3% Rejeição Marconi Perillo – 46,3% Victor Hugo – 35,5% Wolmir Amado – 29,7% Ronaldo Caiado – 24,6% Gustavo Mendanha – 20,6% A pesquisa O Brasmarket ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 13 de maio e a margem de erro máxima é de 3,4% pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TRE.JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
-
ENTRETENIMENTO2 anos atrás
Luan Santana e Jade Magalhães já não usam mais aliança, reporta publicação
-
PLANTÃO POLICIAL8 meses atrás
Água Limpa: Filho de vereador é suspeito de assassinar a ex-mulher
-
PLANTÃO POLICIAL8 meses atrás
Em Ceres, loja é arrombada e furtados celulares e dinheiro
-
SAÚDE8 meses atrás
Fiocruz: síndrome respiratória aguda grave mostra tendência de queda
-
ENTRETENIMENTO8 meses atrás
‘A Fazenda 13’: Solange revela que Nego do Borel e Dynho quase caíram na porrada
-
Acidente9 meses atrás
Grupo sofre ataque de abelhas em trilha e Corpo de Bombeiros é acionado; Assista
-
VALE SÃO PATRÍCIO3 anos atrás
Veja os esclarecimentos da CRV Industrial
-
VALE SÃO PATRÍCIO2 anos atrás
Goianésia: Milhares de pessoas prestigiam lançamento do Natal Luz