DICAS DE SAÚDE POR DR. FABIANO MOURA

Dr. Fabiano Moura

O colesterol é um conjunto de gorduras necessárias para o organismo exercer determinadas funções, como a produção de alguns hormônios.

Publicados

O colesterol é um conjunto de gorduras necessárias para o organismo exercer determinadas funções, como a produção de alguns hormônios. Ele é, portanto, importante e precisa ser ingerido de forma equilibrada para que seus níveis se mantenham regulares.

Há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom” e o LDL, denominado “colesterol ruim. Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco para doenças cardiovasculares, aumentando a incidência de Acidente Vascular Cerebral (AVC ou derrame) e de doença coronariana (IAM ou Infarto).

As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil. O desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco, tais como: obesidade, aumento do colesterol, pressão alta, diabetes e tabagismo, que podem ser controlados com alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas que tenham hábitos saudáveis, por isso, além da prática de atividade física e da alimentação equilibrada é importante verificar regularmente as taxas de gordura no sangue e, se necessário, utilizar medicamentos sob prescrição e acompanhamento médico.

Leia Também:  Ceres: Lembranças, saudade e paz marcam visitas do Dia de Finados no Cemitério dos Verdes Vales

A aterosclerose é o estreitamento e endurecimento das artérias, provocado pelo acúmulo de placas de gordura em seu interior. O tratamento poderá ser realizado através da mudança de estilo de vida, prática de exercícios físicos, controle da alimentação e o uso de medicamentos específicos. Em casos mais graves, o médico poderá indicar uma cirurgia de desobstrução dos vasos sanguíneos, que poderá ser feita por cateterismo e angioplastia ou por cirurgia.

Corrigir os fatores de risco clássicos – hipertensão, sedentarismo, tabagismo, obesidade, diabetes, deixar de fumar, fazer exercício físico, adotar uma dieta adequada – melhora muito a evolução da doença.

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307-1505 / WhatsApp (62) 9962 6052

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Luiz Claudio

Publicados

em

Presidência da Alego

Em jantar realizado nessa segunda-feira, foi sacramentado o apoio de 40 Deputados Estaduais para a candidatura de Bruno Peixoto para presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Os pré-candidatos, Lincoln Tejota, Renato de Castro e Virmondes Cruvinel deverão ocupar espaços nas comissões temáticas da casa.

Tertius 22

Senador Wilder Moraes.

Wilder Moraes, vai assumir a presidência do PL goiano.

Em meio a disputa entre o atual presidente, Major Victor Hugo e a anterior Magda Moffato, o senador eleito apareceu como a alternativa para pacificar o partido de Jair Bolsonaro em GoiásEducaçãoPresidida pelo Deputado Estadual Talles Barreto (UB), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa foi um dos destaques da casa, durante última legislatura. No trabalho da comissão foram discutidas e apreciadas mais de 150 matérias, todas com foco no aprimoramento do sistema educacional de Goiás.

Deputado Estadual Talles Barreto.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena vai a R$ 6,5 milhões
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA