Dicas de Saúde por Dr. Fabiano Moura

Dr. Fabiano Moura

É importante ressaltar que a surdez, em muitos casos, pode ser revertida ou amenizada.

Publicados

Perda de audição e cinema

Hoje vamos falar sobre perda de audição e cinema. Perda auditiva foi o tema abordado no filme vencedor do Oscar desse ano: No Ritmo do Coração. Vale a pena assistir.  Ruby é conhecida na cidadezinha onde mora por ser a única pessoa dotada de audição dentro de uma família de surdos. Ela serve de intérprete para a mãe, o pai e o irmão, enquanto ajuda nos negócios com a pesca. Enquanto sofrem com a crise econômica, a garota sonha em se tornar cantora. Quando recebe a oportunidade de fazer o teste para uma universidade prestigiosa numa cidade distante, ela enfrenta o dilema de abandonar a família que sempre dependeu dela.

Troy Kotsur é o primeiro homem surdo a ganhar um Oscar de atuação. O ator foi premiado como melhor ator coadjuvante pela participação no filme. Esta foi a primeira vez que um homem surdo foi indicado nas categorias de atuação. Troy foi ovacionado pela plateia que o aplaudiu na linguagem de sinais. Agora, conhecido mundialmente, o ator faz questão de deixar claro que é preciso ampliar a perspectiva da comunidade surda, especialmente da classe artística. “É muito importante não pensarmos em atores surdos por uma perspetiva limitativa. Como pessoa surda eu posso conduzir, cozinhar, fazer sexo, posso fazer todas essas coisas. A única barreira é na comunicação. E é só isso”, disse o ator.

Leia Também:  Em Goianésia, motociclista morre após bater motocicleta na traseira de caminhão

É importante ressaltar que a surdez, em muitos casos, pode ser revertida ou amenizada.

Dicas de prevenção da surdez:

Nas gestantes: doenças como sífilis, rubéola, caxumba, toxoplasmose podem provocar a surdez nas crianças. Por isso, faz-se necessária a orientação médica pré-natal e vacinação em dia.

No recém-nascido: fazer o este da orelhinha. Perda auditiva pode ser diagnosticada ao nascimento através desse exame simples e indolor.

Nas crianças:  atraso no desenvolvimento da fala das crianças pode indicar problemas auditivos, sendo motivo para uma consulta com um médico especialista. Os pais devem ficar atentos se o volume da televisão está muito alto ou o desempenho escolar está prejudicado. É importante fazer uma avaliação de rotina com o otorrino para checar se esta tudo bem com a audição das crianças.

Adultos: cuidado com objetos pontiagudos, como canetas e grampos, hastes flexíveis (cotonete) pois, se introduzidos nos ouvidos, podem causar sérias lesões e surdez. Uso de equipamentos de proteção para trabalhadores expostos ao ruído. Acompanhamento da saúde auditiva dos trabalhadores, por parte das empresas. Evitar sons e música com alta intensidade em boates. Uso de armas de fogo apenas com protetores auriculares. Evitar fogos de artifícios

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Idosos:  pode haver perda de audição devido a idade e pode ser necessário o uso de aparelho no ouvido.

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307-1505 / WhatsApp (62) 9962 6052

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Vejam as Pesquisas para Presidência e Governo em Goiás na Coluna Conexão Política por Luiz Claudio

Publicados

em

A Pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket, trouxe também os números para a disputa a Presidência da República em Goiás. Confira os números:Cenário 1Jair Bolsonaro – 44,5%Lula – 32,4%Ciro Gomes – 5,6%João Dória – 2,3%Simone Tebet – 0,9%Luciano Bivar – 0,8%Indecisos – 3,5%Brancos e Nulos – 10,1%

RejeiçãoLula – 51,4%Jair Bolsonaro – 39,3%João Dória – 38,3%Ciro Gomes – 30,3%Luciano Bivar – 13,0%Simone Tebet – 8,3%A pesquisaO Brasmarket ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 13 de maio e a margem de erro máxima é de 3,4% pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TRE.

Pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket, aponta que o Governador Ronaldo Caiado (União Brasil), lidera a disputa para o governo de Goiás.Caiado aparece na frente em todos os cenários. Veja os númerosCenário 1Ronaldo Caiado – 46,1%Gustavo Mendanha – 18,9%Major Vitor Hugo – 6,1%.Wolmir Amado – 1,3%Indecisos – 11,3%,Brancos e Nulos – 16,3%Cenário 2 (Com Marconi)Ronaldo Caiado – 44,1%Gustavo Mendanha – 16,1%Marconi Perillo – 9,6%Victor Hugo – 5,5%Wolmir Amado – 0,8%Indecisos – 9,6%Brancos e Nulos – 14,3%RejeiçãoMarconi Perillo – 46,3%Victor Hugo – 35,5%Wolmir Amado – 29,7%Ronaldo Caiado – 24,6%Gustavo Mendanha – 20,6%A pesquisaO Brasmarket ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 13 de maio e a margem de erro máxima é de 3,4% pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TRE.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA